Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Economia

COP 25, ISS: confira os principais assuntos desta terça

Os destaques de economia para você começar o dia bem informado

Escrito por Portal Exponencial em 03.12.2019 | Atualizado em 03.12.2019

  • 0 Likes

COP 25

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu na segunda-feira  a cúpula do clima em Madri, a COP 25. Líderes mundiais enfrentam crescente pressão, especialmente de jovens em todo o mundo, para provar que podem evitar os impactos mais catastróficos do aquecimento global. Participam representantes de quase 200 países, totalizando quase 29 mil pessoas. O evento, que ocorre até 13 de dezembro, adotou o slogan "Hora da Ação" (Time for Action). Desde 2015, quando foi assinado um grande acordo climático global, o Acordo de Paris, as conferências do clima anuais têm se dedicado a como colocá-lo em prática.

Imposto

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que muda as regras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Com a aprovação do texto-base, por 312 votos a 1, os deputados terão de analisar os destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação. Esta etapa está prevista para esta terça (3). Concluída a votação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado. O ISS é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal sobre serviços. Pela regra atual, a cobrança é feita no município onde fica a sede da empresa prestadora de serviço. O texto-base aprovado pela Câmara prevê que o local de cobrança passará da cidade onde fica a sede da empresa para o município onde está o consumidor.

Imóveis

O preço médio dos imóveis ficou praticamente estável nos primeiros 11 meses de 2019, em alta de 0,02%, segundo pesquisa FipeZap divulgada nesta terça-feira (3). A variação é bem menor do que a inflação de 3,04% esperada para o mesmo período, o que significa uma queda real de 2,92% do preço dos imóveis. A pesquisa monitora os valores de anúncios de casas e apartamentos à venda em 50 cidades. Para a comparação da variação desses preços com a inflação, o levantamento considera as previsões do Boletim Focus, do Banco Central, para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Balança comercial 

A balança comercial brasileira registrou em novembro o pior saldo em quatro anos, fechando o mês em US$ 3,43 bilhões.  Quando as exportações superam as importações, o resultado é superavitário. Se acontecer o contrário, o resultado é de déficit. A crise na Argentina e a queda na demanda chinesa por soja são alguns dos motivos que justificam o fraco desempenho. 

Petrobras 

O Fundo Soberano da Noruega, o maior do mundo e sustentado com petrodólares, retirou a Petrobras de uma lista de empresas que poderiam ser descartadas para receber investimentos devido ao risco de corrupção. A empresa brasileira foi colocada em observação em 2016 em meio ao escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato. O Conselho de Ética do fundo acredita que o risco de corrupção na Petrobras foi reduzido. O fundo norueguês possui atualmente cerca de 0,83% do capital da Petrobras, o que está avaliado em cerca de US$ 659 milhões.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010