Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

4 situações que podem atrapalhar a contratação da hipoteca

Contratação da hipoteca

A hipoteca hoje em dia é substituída pelo empréstimo com garantia e ambas funcionam de forma parecida. Essa linha de crédito é uma das mais baratas, por reduzir bastante as taxas de juros. Além disso, com a contratação da hipoteca, você consegue quitar um pouquinho por mês, com prazos mais atrativos.

Para conceder essas condições, a instituição precisa estar segura de que você conseguirá quitar. Para isso, é possível deixar seu imóvel em garantia, o que não te impede de usá-lo normalmente mesmo durante o contrato. Esse processo é chamado de alienação fiduciária.

Porém, existem vários fatores que podem complicar sua vida na hora de contratar. Afinal, o valor solicitado deve estar adequado ao seu perfil financeiro, bem como aos critérios da empresa.

O que pode complicar a contratação da hipoteca?

Para ter sucesso na contratação da hipoteca e ser aprovado pela empresa, é preciso seguir alguns critérios, presentes na maioria das instituições.

Outro financiamento do mesmo imóvel

Ao solicitar a contratação de hipoteca, você deve apresentar uma série de documentos e preencher uma ficha cadastral. Em geral, nesse papel o solicitante do crédito especifica alguns gastos e compromissos mensais. Por exemplo, despesas com aluguel, convênio médico e financiamentos. se o cliente em questão já possui financiamentos em seu nome, certamente terá o acesso limitado à hipoteca.

Vale ressaltar que as dívidas não podem comprometer mais de 30% da sua renda, segundo a recomendação do Banco Central.

Imóvel irregular

Para ter acesso a essa linha de crédito, é preciso possuir um imóvel regularizado. Verifique se os documentos estão com os dados atualizados, como nome do proprietário atual, matrícula e área total. Se tiver algo pendente, providencie o quanto antes, já que alguns papéis podem levar algum tempo para serem expedidos.

Sem contar que o imóvel em dia oferece mais segurança tanto ao novo proprietário quanto ao antigo dono. Isso pode melhorar ainda mais as condições de pagamento do crédito.

Nome sujo

Em todas as operações que envolvem concessão de crédito, o CPF de cada cliente é  consultado para saber se existem pendências financeiras e se está apto para assumir as prestações. Na hipoteca esse processo é muito importante, pois é um empréstimo de longo prazo. Inclusive, muitas instituições não aceitam clientes com restrições

Histórico de crédito

Além de olhar a condição atual do seu CPF, a instituição vai analisar como tem sido o seu histórico de crédito nos últimos anos para entender como é o seu perfil de consumo.

Se você possui muitos cartões de crédito e tem problemas para administrar suas despesas certamente terá um ponto negativo na contratação da hipoteca.  

Onde contratar

A contratação da hipoteca, hoje mais conhecida como empréstimo com garantia, pode ser feita em diversas empresas. Não é concedido apenas em bancos e financeiras. 

As fintechs são startups que a tecnologia às finanças e facilitar o acesso ao crédito. Isso porque é possível fazer parte do processo de contratação pela internet e ganhar tempo.

A Creditas é uma fintech que concede empréstimo com garantia com taxas muito menores que a média do mercado. Além de se destacar pelo prazo extenso para quitar a dívida. Você pode alienar seu veículo e receber até 90% do valor total, a partir de 1,49% ao mês. Tem até 48 meses para pagar tudo.

Se preferir também pode alienar seu imóvel a partir de 1,15% ao mês e conseguir até 60% do que vale. O prazo se estende a 240 meses.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    1. Oi, Marcos 🙂
      Com imóvel em garantia, os empréstimos vão de 30 mil Reais até 50% do valor do imóvel. Ele deve ter valor mínimo de 150 mil reais e possuir capa do IPTU, matrícula registrada em cartório e averbação da área construída na matrícula.
      Se tiver interesse, acesse nosso site: http://www.creditas.com.br e faça um cadastro!

  1. Se eu não pagar a hipoteca além de ter meu imóvel tomado, meu nome vai para o Serasa ou ficar sujo em algum cartório?

    1. Oi, Pierre
      Sim, se você não paga as parcelas, corre o risco de perder o imóvel. Lembrando que as instituições financeiras não tem interesse em tomar o imóvel e por isso só recorrem à execução da dívida em último caso, quando todas as negociações se esgotaram.
      Supondo que isso aconteça, o imóvel é leiloado e o dinheiro arrecadado é utilizado para pagar a dívida. Se a quantia não for suficiente para quitar, o CPF pode ser cadastrado.
      Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Empréstimos e Financiamentos

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Precisa de dinheiro, mas não sabe se deve fazer um empréstimo? Leia este texto e veja em quais situações é válido recorrer a este recurso.

5 passos para economizar na reforma e conquistar a casa dos sonhos

Reformar

5 passos para economizar na reforma e conquistar a casa dos sonhos

Está adiando a reforma por questões financeiras? Confira as dicas de um dos maiores especialistas no assunto e veja como economizar na reforma.

Como funciona o empréstimo com garantia Creditas

Empréstimo com Garantia

Como funciona o empréstimo com garantia Creditas

Guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de fazer um empréstimo com a Creditas.

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Empréstimo com Garantia

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Fuja das dívidas caras e encontre alternativas mais baratas para realizar sonhos.