
Atualmente, você não precisa mais ir até uma agência bancária só para contratar crédito. Com empresas cada vez mais tecnológicas, como as fintechs, é possível fazer simulação de empréstimo pessoal pela internet. Assim, você acessa as condições de pagamento de diferentes instituições em tempo real e faz uma rápida comparação.
Mas, na verdade, há dois tipos de empréstimo pessoal: sem ou com garantia. No primeiro caso, os juros são mais altos porque você não assegura o pagamento à instituição. Já no segundo, é possível conseguir parcelas mais baratas, justamente porque você garante a quitação com um bem. Não entendeu muito bem? A gente vai te explicar melhor!
Como funciona o empréstimo pessoal
O próprio nome do empréstimo diz: é voltado apenas para Pessoa Física. Além de bancos e financeiras, novas instituições buscam melhorar sua experiência com o crédito, facilitando seu acesso.
Os dois tipos de empréstimo pessoal têm diferenças consideráveis – principalmente quanto às taxas, prazos e valores concedidos. Por isso, é importante conhecer bem cada um e saber como simular a contratação.
Condições de pagamento
Ao fazer a simulação de empréstimo pessoal, você perceberá que a modalidade sem garantia varia entre 4% e 10% ao mês. No caso do crédito com garantia, essa variação fica entre 1% e 4% mensalmente. Mas tudo depende da instituição, do seu perfil de crédito e do valor solicitado.
Você pode comparar melhor essas taxas:
Na soma de todos os custos da operação é incluído principalmente o IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Em alguns casos, há exigência do Seguro Prestamista, caso o solicitante faleça antes de saldar o débito. Se não estiver no contrato e o solicitante morrer, a família deve continuar pagando o empréstimo.
Os critérios para contratar o empréstimo pessoal variam de uma empresa para outra. Porém, no geral, são:
- Ter no mínimo um ano de conta bancária;
- Não ter nome sujo;
- Não ter sido inadimplente nos últimos meses;
O Banco Central disponibiliza as taxas médias de juros do crédito dessa modalidade para todos os bancos que oferecem. As taxas reais podem variar de acordo com o perfil, bem como, a relação do cliente com a instituição.
Simulação de empréstimo pessoal: calcule
É muito importante fazer a simulação de empréstimo pessoal para saber exatamente quanto você pagaria se contratasse.
Com a calculadora abaixo, é possível descobrir a parcela que será paga na operação. Só é preciso saber:
- a quantia que será solicitada
- o número de meses para pagar
- as taxas de juros
Contudo, a parcela efetiva deverá ser maior, já que o banco deve incluir alguns encargos. Custos operacionais geralmente já estão inclusos na taxa de juros da instituição.
Se você preferir, também pode fazer simulação de empréstimo pessoal mais específica:
Como contratar
Depois de fazer a simulação de empréstimo pessoal e decidir em qual instituição contratar, é preciso saber o passo passo para fechar negócio.
Documentos necessários
É necessário apresentar alguns documentos pessoais para conseguir o empréstimo pessoal online:
- RG e CPF
- Comprovante de endereço dos últimos três meses
- CLT devem apresentar os dois últimos holerites
- Autônomos e empresários devem apresentar os dois últimos meses do extrato movimentado
Passo a passo
- Solicitação: hoje em dia é possível fazer uma simulação de empréstimo no site da instituição que você escolheu. Feito isso, é possível também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.
- Análise de crédito: nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
- Análise jurídica (e avaliação do bem): os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. No caso do empréstimo com garantia, paralelamente a isso, o bem é avaliado para então se tornar garantia do pagamento.
- Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é emitido e assinado o contrato.
- Liberação do dinheiro: no empréstimo pessoal sem garantia, o crédito cai em poucos dias na sua conta, mas você lida com juros altos. Embora o empréstimo com garantia seja um pouco mais demorado, as taxas são bem reduzidas.
SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO
Postado por Revista Creditas
Comentários
2 comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
BOA NOITE ESTOU NEGATIVADA MAS TENHO CARRO COMO GARANTIA E POSSIVEL FAZER ESSA EMPRESTIMO? TAMBEM TRABALHO DE TECNICA EM ENFERMAGEM. DESDE JA AGRADEÇO.AGUARDO RESPOSTA.
Oi, Luciane!
Nem todas as instituições atendem negativados. Mas, se quiser verificar se a Creditas atende seu caso, pode ligar aqui pra gente no número (11)3522-8009.
Abraços!