Saiba como renegociar seu empréstimo consignado

Não conseguiu pagar todas as parcelas do consignado? É possível tentar mudar as condições de pagamento e negociar as dívidas

renegociar seu empréstimo consignado

Em muitos casos é comum adquirir um crédito consignado para quitar as dívidas, comprar um veículo, arrumar a casa ou investir nos estudos. Isso porque essa modalidade de crédito possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado. Mas nem sempre é fácil pagar todas as parcelas e é possível renegociar seu empréstimo consignado.

Funcionários públicos estaduais, federais, aposentados e pensionistas do INSS, até mesmo quem tem o nome sujo ou não possui conta em banco pode solicitar o crédito consignado.

Caso contrário, é fundamental ser trabalhador com carteira assinada (CLT), sendo que a empresa precisa ter convênio com o banco ou financeira que concederá o crédito. Na prática, a garantia de pagamento é o próprio salário, pois as parcelas são debitadas automaticamente da folha de pagamento.

Muitas vezes, no entanto, a pessoa solicita o crédito e não consegue pagar. Assim, ao invés de facilitar a vida financeira, acaba acumulando mais dívidas.

Se você solicitou esse recurso e não pagou todas as parcelas, não se preocupe, há como renegociar o empréstimo consignado. Para isso, acompanhe o passo a passo.

 

Como renegociar seu empréstimo consignado

Existe a possibilidade de refinanciar o empréstimo. Com isso, se você solicitou, por exemplo, um empréstimo com 30 parcelas, mas pagou apenas 12, o restante (que são 18 parcelas) o banco pode quitar para você. Desta forma, o banco libera um novo empréstimo com novas 30 parcelas, descontando o valor que foi quitado.

Essa opção pode ser interessante para conseguir taxas de juros mais baixas, pegar um pouco de dinheiro com a diferença da operação do novo empréstimo ou diminuir o valor das parcelas. O ideal é analisar as taxas de juros em diversos bancos distintos, no intuito de averiguar a taxa de juros mais baixa. Para conhecer melhor esse processo, entenda como funciona a portabilidade de crédito, logo abaixo.

Transfira sua dívida para outro banco

Se o seu banco está cobrando taxas de juros abusivas, saiba que você tem a opção de transferir suas dívidas, assim como o empréstimo consignado, para outro banco com taxas menores. O nome desse procedimento é portabilidade de crédito.

Agora, a portabilidade tem regras mais flexíveis que facilitam o processo de transferência da dívida. Esse procedimento de transferência de dívida para outro banco é totalmente gratuito.

É importante estar atento às exigências do banco que assumirá suas dívidas. Portanto, não faça esse procedimento por impulso. Sempre analise todas as instituições financeiras e suas taxas de juros antes de fechar o negócio.

Alternativas

Apesar de ter inúmeras vantagens, o consignado ainda tem taxas de juros altas quando comparado a outras modalidades. Dependendo da financeira ou do banco pode chegar a 40% ao ano. Por isso, é importante conhecer outras linhas de crédito mais benéficas. Pode ser vantajoso mesmo com a possibilidade renegociar seu empréstimo consignado.

Crédito Pessoal online

Existem muitas instituições financeiras que oferecem a modalidade empréstimo online, com juros mais baixos. A redução de custos com agências físicas e a rigidez na liberação de crédito garantem menos risco para a instituição. Assim, é possível oferecer parcelas a taxas menores.

Porém, é mais trabalhoso para o solicitante, que deve se encaixar nas restrições impostas pela empresa. Uma delas é a renda mensal mínima necessária e o histórico de pagamentos e empréstimos.

Esses sites fazem parcerias com bancos de médio e pequeno porte e funcionam como correspondentes bancários.

Empréstimo com garantia

Uma boa alternativa é o empréstimo com garantia de imóvel ou de veículo, com juros a menos de 2% ao mês, como é o caso da Creditas. Compare as taxas:

As taxas são menores justamente para reduzir o risco dos bancos e financeiras não receberem os pagamentos mensais. Em caso de inadimplência, a instituição ainda ganha o valor da dívida, correspondente ao imóvel ou veículo em garantia.

Essa linha de crédito tem uma série de vantagens. Uma delas é o prazo mais longo, o que permite organizar as finanças. Você pode usar o dinheiro para uma viagem, reforma da casa, casamento ou até para abrir uma empresa.

Para isso, basta comprovar renda, requisito principal na maioria das instituições. Além disso é necessário apresentar dados como RG, CPF, CNH e outros documentos referentes ao imóvel ou veículo.

No caso da garantia com imóvel, por exemplo, não é preciso justificar o motivo do empréstimo, mas o terreno deve estar construído. Os bens precisam estar pagos e livres de ônus. 

É ótimo para quem quer sair do vermelho. O cliente tem direito a 50% do valor do bem, mas o limite para financiamento é de R$2 milhões. O ideal é que o valor da parcela não comprometa mais de 30% da renda mensal de quem solicita.

Geralmente os processos de pedido e liberação de crédito podem ser feitos online. Mas, lembre-se: as instituições financeiras são proibidas de cobrar qualquer valor antes de receber o empréstimo.

 

 

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

6 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Olá, boa noite. Cai num conto do cartão consignado. Fui levado a crer que era um cartão de crédito comum. Quando vi, o Panamericano colocou na minha conta 18 mil reais. O que faço agora? Assinei tudo, autorizei desconto em folha, como me livrar disso? Como ter o menor prejuízo? Por favor, me dê uma ajuda.

    1. Oi, Alexandre

      Para cancelar um consignado é necessário quitar o empréstimo. Nesse caso, você pode negociar com o banco para conseguir um desconto pela antecipação das parcelas e utilizar o saldo que depositaram no cartão.

      Se esse valor não for suficiente para cobrir o total, considere fazer a portabilidade e transfira o empréstimo para uma instituição que ofereça juros menores. Solicite simulações e compare o CET (Custo Efetivo Total).

      Na Creditas trabalhamos com empréstimo com garantia de imóvel e veículo. A nossa menor taxa é de 1,15% ao mês. Nesse texto explicamos Como funciona o empréstimo com garantia Creditas

      Se você já conhece o nosso produto, pode ir direto no nosso site para fazer uma simulação: https://www.creditas.com.br

      Esperamos ter ajudado! Mas se ficou com alguma dúvida, não deixe de escrever para nós

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

[Comparador] Taxa de Juros do Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado

[Comparador] Taxa de Juros do Empréstimo Consignado

Confira a tabela completa que compara juros das instituições financeiras para servidor público, beneficiário do INSS e funcionário privado.

Compensa fazer um Crédito Consignado?

Empréstimo Consignado

Compensa fazer um Crédito Consignado?

Antes de contratar, entenda como funciona o empréstimo que desconta as parcelas direto da sua folha de pagamento.

Saiba como funciona o empréstimo consignado Caixa

Empréstimo Consignado

Saiba como funciona o empréstimo consignado Caixa

Entenda como contratar e conheça alternativas para o empréstimo consignado Caixa.

Empréstimo Consignado: entenda e faça uma simulação

Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado: entenda e faça uma simulação

Neste guia completo você vai entender porque o consignado é uma das modalidades mais baratas do Brasil.

Quitar Dívidas: 6 passos para sair do sufoco e ficar no azul

Se enrolou e não sabe como quitar as dívidas? Aqui você encontra um passo a passo com dicas reais para voltar a ver a sua conta no azul.

 

 

Mais vistos