Procon: lista de sites não confiáveis

Confira a lista de sites que não tem permissão para praticar comércio onlie, segundo o Procon. Aproveite para ver algumas dicas que te ajudarão a evitar sites fraudulentos

A internet é uma aliada quase perfeita para fazer pesquisas e comprar todo tipo de mercadoria. Pois é, quase perfeita. Isso porque muita gente ainda a usa de má-fé. Diversos sites não são confiáveis; mas há estratégias que podemos adotar para descobrir se esse ou aquele site deve ou não ser evitado pelos consumidores.

Entre as estratégias, podemos citar a consulta na lista do Procon (fundação que cuida dos direitos do consumidor), sempre atualizada com sites que devem ser evitados. O principal motivo desses sites constarem na lista é que eles não estão autorizados a praticar comércio eletrônico.

Veja a lista completa de sites irregulares, de acordo com o Procon.

Portanto, antes de comprar, basta dar uma rápida olhada na lista para fazer a aquisição com segurança.

E se o site não estiver na lista?

Como dito acima, existem várias estratégias que podem ser adotadas para identificar um site fraudulento. Abaixo, A Creditas listou algumas dicas para evitar esse tipo de página:

  • O site é mais seguro quando sua URL começa com https ao invés de somente http.
  • Veja se o site é profissional (design, layout e toda sua estrutura).
  • Tenha atenção com e-mails, normalmente quando o site é confiável não envia e-mail com extensões públicas (@gmail, @yahoo, @hotmail etc.), sempre @(nome da empresa).com.br.

Verifique a extensão da URL; ela deve ter o nome da página ao invés de números e letras aleatórias. Por exemplo, se você está numa página de joias importadas a URL deve ser www.(nome da empresa)/joias-importadas ao invés de algo do tipo: www.(nome do site)/ 8347834shduashdfajsnji.

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *