Planeje-se: saiba como otimizar a restituição do imposto de renda

Publicado em Atualizado em: 26/07/2019

Carol Sandler, especialista em finanças pessoais, dá dicas de como estruturar o planejamento para usar a restituição do IR. Confira e comece a se organizar

restituição imposto de renda

A receita federal liberou, no dia 15 de julho, o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2019. O benefício foi pago a quem enviou primeiro as declarações, não fizeram retificações e não apresentaram pendências ao órgão responsável. O lote também inclui residuais de 2008 a 2018.

E, juntamente com a restituição, milhares de brasileiros são contemplados com a tão esperada renda extra

Segundo a Receita Federal, cerca de três milhões de contribuintes foram beneficiados com a liberação do segundo lote da restituição do Imposto de Renda, totalizando cinco bilhões de reais.

A quantia é esperada será muito importante para movimentar a economia brasileira, tanto em investimento, quanto em consumo e, até mesmo, para diminuir o número de inadimplência no país. 

Receba nossos conteúdos exclusivos

 

Próximas datas da restituição do Imposto de Renda

Aos que não foram contemplados com o benefício ao longo do segundo lote, não se preocupem. Até o final do ano a Receita Federal irá liberar os próximos lotes. No total, são sete lotes de restituição.  

Eles estão distribuídos em: 

3º lote: 15 de agosto 

4º lote: 16 de setembro 

5º lote: 15 de outubro 

6º lote: 18 de novembro 

7º lote: 16 de dezembro 

Para saber quando a previsão da restituição do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal

Como planejar o uso da restituição do Imposto de Renda?

Com a chegada da tão esperada “renda extra”, a dúvida sobre como otimizar o uso e estruturar o destino mais inteligente passa a ser recorrente. 

Para a especialista em finanças pessoais, Carol Sandler, fundadora do canal Finanças Femininas, a primeira dica é simples, porém, fundamental: planejamento.

Segundo Carol, sem o foco e um planejamento financeiro estruturado, a possibilidade de gastar a quantia e se enrolar no futuro é maior. 

“Deixa para se planejar e dar um futuro para o dinheiro quando ele cair”, diz Carol. “Temos uma tendência de trazer tudo para o presente, gasta e quando você perceber, na hora que o dinheiro de fato cair, você já está devendo”, completa.   

Com o planejamento em mãos, a principal recomendação é se livrar de débitos antigos – ou seja, quitar dívidas e boletos atrasados. Na sequência, é possível avaliar opções como viajar, investir e etc.

“O primeiro passo é o autoconhecimento”, diz Carol. “Mas, sem dúvida, se a pessoa está com dívida, o principal é usar aquele dinheiro [da restituição] para zerar as dívidas.”

Quer saber como otimizar e usar o dinheiro da restituição do imposto de renda da melhor maneira? Confira, a seguir, a entrevista completa:

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de
“Baixa rentabilidade não estimula o brasileiro a poupar”, diz especialista

Finanças

“Baixa rentabilidade não estimula o brasileiro a poupar”, diz especialista

Mais de 85% dos brasileiros não guardam dinheiro. Graziela Fortunato, especialista em finanças, explica o porquê e como começar a economizar

Saiba como tirar o planejamento financeiro do papel

Finanças

Saiba como tirar o planejamento financeiro do papel

Em entrevista para o IGTV, Otávio Machado, da Creditas, dá dicas de como organizar o orçamento e não se enrolar com as contas diárias

Finanças para casais: no dia dos namorados, aprenda a planejar a dois

Finanças Pessoais

Finanças para casais: no dia dos namorados, aprenda a planejar a dois

Revista Digital Creditas entrevistou Dani Lopes, consultora financeira, para dar dicas e mostrar a importância do planejamento financeiro a dois

5 dicas para comprar passagens e economizar dinheiro para viajar

Finanças

5 dicas para comprar passagens e economizar dinheiro para viajar

Ser flexível com dias, horários, destinos e usar programas de milhagens são algumas das boas práticas para fugir da alta nos preços das passagens ...

Veja mais
Navegue por temas