O que é refinanciamento e como funciona

Se você está enrolado em dívidas, precisa entender o que é refinanciamento. Esta pode ser a solução para se livrar dos juros abusivos e controlar a situação. Veja aqui como quitar as contas atrasadas e ainda conseguir se planejar financeiramente.

A maioria dos brasileiros concentram as suas dívidas no cartão de crédito, no cheque especial ou no empréstimo pessoal. Como estas são as linhas com as taxas de juros mais caras do mercado, muitos acabam caindo no superendividamento. Para sair dessa situação, a solução é trocar a dívida cara por uma mais barata. Pensando nisso, vamos explicar o que é refinanciamento e como isso vai resolver os seus problemas financeiros.

 

O que é refinanciamento

O refinanciamento pode ser a solução ideal para acabar com as dívidas de uma pessoa. Porém, ao optar por essa modalidade de crédito, o cliente deve considerar que só vale a pena caso esteja indo para uma linha mais vantajosa do que a anterior.

Isso faz sentido se a mudança tiver como destino um empréstimo com juros mais baixos e, consequentemente, parcelas menores que se adequem ao orçamento. A ideia dessa prática é dar autonomia às pessoas para que seja possível saldar as dívidas e voltar a ter saúde financeira.

Mas para entender o que é refinanciamento é necessário esclarecer o que é financiamento. Apesar de semelhantes, existe uma pequena diferença. O financiamento é uma provisão de recursos com destino previamente estipulado. É muito comum para a aquisição de bens como imóveis e automóveis.

O refinanciamento é realizado depois que o cliente já contratou uma linha de crédito e precisa trocar por outra. Pode ser um financiamento ou um empréstimo comum. Geralmente isso acontece por causa dos juros altos que está pagando para a instituição.

 

Quando fazer um refinanciamento de empréstimo?

Sempre vale a pena trocar uma dívida cara por outra mais saudável, com as taxas menores. Se estiver enrolado com pendências do cartão de crédito ou outra linha que possua juros abusivos, não hesite em buscar um empréstimo com juros baixos e prestações que caibam no bolso.

O refinanciamento também pode ser vantajoso caso a pessoa tenha feito um empréstimo com taxas prefixadas. Com as variações da taxa Selic, é possível que os juros fiquem menores do que o acordado nessa contratação. Nesse cenário, podem existir taxas prefixadas menores ou mesmo surgir o desejo de trocar por uma taxa pós-fixada, apostando no cenário econômico.

A Creditas é uma das maiores fintechs do Brasil e se especializou nesse modelo, pensando em ajudar os clientes a conseguirem as melhores condições para pegar um empréstimo. Nascida com a missão de diminuir os juros no país, a empresa oferece as menores taxas do mercado financeiro brasileiro. Além disso, é possível fazer um empréstimo totalmente online e seguro.

 

O que é refinanciamento de veículo

Também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito, na qual, o cliente coloca o próprio automóvel como garantia da operação. Ao colocar um bem alienado ao contrato, é possível conseguir melhores condições de pagamento, como taxas mais baixas e prazos mais longos para saldar os débitos.

O cliente precisa ter um carro em seu nome, de preferência quitado, e estar com a documentação regularizada. Caso haja um financiamento aberto, ou até pendências como IPVA atrasado, parte do valor solicitado será destinado ao pagamento das dívidas e o restante é encaminhado para a conta do solicitante.

A Creditas, como referência no mercado de empréstimos com garantia, oferece a modalidade de refinanciamento de veículo com taxas a partir de 1,75% ao mês. Além disso, os prazos para quitar a dívida, vão de 12 a 48 meses, com a possibilidade de liquidar o saldo devedor a qualquer momento. Como os automóveis possuem alta liquidez, os valores liberados podem chegar a 90% da avaliação do carro.

Essa linha também é muito utilizada para outros fins, além do refinanciamento de dívidas. Como a utilização do dinheiro é livre e o cliente não precisa direcionar, muitos usam para investir no próprio negócio. Outras áreas de interesse são os estudos, gastos com saúde e aquisição de outros bens.

Clique aqui para fazer uma simulação de refinanciamento de veículo

 

O que é refinanciamento de imóvel

O refinanciamento ou empréstimo com imóvel em garantia é semelhante ao processo realizado com veículos. Por envolver uma propriedade, a análise de documentos é mais robusta e consequentemente, leva um pouco mais tempo para a liberar o dinheiro.

Porém, como o processo envolve um bem sólido e durável, valores liberados e prazos de pagamento são mais altos. Essa linha de crédito é destinada à pessoas que sejam proprietárias de um imóvel e pretendem colocá-lo em garantia para conseguir as melhores condições de pagamento.

Na Creditas, o cliente consegue ter até 60% do valor do imóvel liberado. Os juros são a partir de 1,15% ao mês + IPCA e os prazos variam entre 120 e 240 meses. O refinanciamento de imóvel é muito procurado para investir e aumentar os negócios, além de quitar as dívidas e regularizar a situação financeira.

Clique aqui para fazer uma simulação de refinanciamento de imóvel

 

Como e onde fazer um refinanciamento

Para fazer um refinanciamento é necessário fazer uma pesquisa entre as instituições que oferecem essa opção. Caso a linha escolhida seja da mesma empresa, a transferência deve ser mais rápida.

Se a alternativa for de outra empresa, basta fazer a portabilidade do crédito. Mesmo que seja um pouco mais complicado, a instituição financeira se responsabiliza pela parte burocrática. O cliente só precisa solicitar o boleto para quitar o saldo devedor

O ideal é escolher a modalidade que apresenta os menores juros. O empréstimo com garantia é uma saída vantajosa. Para solicitar, basta ser proprietário de um veículo ou imóvel e dar entrada no processo. Essa linha é usada frequentemente para fazer a portabilidade de crédito devido às baixas taxas que são oferecidas.

Pague suas dívidas caras de uma vez e fuja dos juros abusivos aplicados no cartão de crédito e cheque especial. Conheça o empréstimo com garantia Creditas, concentre os débitos em uma parcela e facilite o planejamento da sua vida financeira.

Saiba mais sobre empréstimo com garantia Creditas

Relacionados

Como funciona o empréstimo com garantia Creditas A Creditas se consolidou como uma das startups mais promissoras do Brasil. Criada em 2012, nasceu com o intuito de enfrentar um dos maiores problemas ...
Juros, taxas e prazos: saiba como calcular emprést... Na hora de solicitar um empréstimo, poucas pessoas olham com atenção para as condições oferecidas pelos bancos. Muitas vezes, deixam de notar que na o...
Como funciona a hipoteca de imóvel Caixa A Caixa Econômica Federal é um dos bancos brasileiros que concede empréstimo com garantia para cliente Pessoa Física.  A hipoteca de imóvel Caixa leva...
Como refinanciar veículo com restrição no CPF Se você está com o nome sujo e precisa de dinheiro, saiba que suas opções de empréstimo certamente serão mais limitadas, já que a maioria das institui...

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *