O que acontece se eu não pagar o empréstimo?

Você terá dificuldades em conseguir novos empréstimos, sempre será cobrado por empresas, além de ficar com o nome sujo por cinco anos

É muito comum consumidores se endividarem com empréstimos. Não porque o empréstimo seja um serviço ruim, mas principalmente porque o cliente não mantém um comportamento adequado para poupar dinheiro, administrar as finanças e pagar as parcelas do empréstimo.

Mas o que acontece quando não pagamos o empréstimo? A resposta é: depende. Uma série de fatores entra em jogo nesse momento como: a linha de crédito que você contratou, a quantidade de parcelas que não foram pagas e a instituição na qual você solicitou o dinheiro.

A Creditas lembra que às vezes é melhor trocar suas dívidas por uma mais barata, ou seja, que tenha juros menores. É o caso do empréstimo com veículo em garantia e empréstimo com imóvel em garantia.

Qual é o seu empréstimo?

Se você contratou alguma linha que coloca um bem como garantia de pagamento (carro/casa), não pagando o empréstimo você, além de ficar com o nome sujo por cinco anos, também perderá o bem dado como garantia.

Caso contrário, você ficará com o nome sujo e enfrentará uma série de dificuldades, conforme descrito abaixo.

Dificuldade para solicitar novos produtos

Mesmo depois que passar cinco anos e seu nome estiver limpo novamente, você terá dificuldade para solicitar um novo produto bancário como: cartão, empréstimo, financiamento, cheque etc.

Existe um mecanismo de análise de crédito utilizado pelos bancos chamado tecnicamente de “score”. Com ele, os bancos conseguem analisar o perfil de consumo dos clientes e verificar como foi o comportamento de pagamento das últimas dívidas. Se você atrasou parcelas ou não pagou um empréstimo, muito provavelmente seu pedido será negado pelo banco.

Cobrança das empresas

As pessoas pensam que depois de muito tempo a dívida deixa de ser cobrada. Mas não é isso que acontece. Muitas vezes o banco vende a dívida para alguma empresa que sempre te cobrará. É possível que você consiga descontos na dívida, mas sempre será cobrado enquanto não pagar. Além disso, quanto mais tempo você leva para pagar, maior será sua dificuldade em ser bem avaliado pelas instituições quando solicitar algum produto.

Lembre-se que, dependendo da quantidade de parcelas que você estiver devendo, é possível negociar e, até mesmo, renegociar sua dívida com o banco.

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

  1. ricardo costa 30/05/2017 at 1:00 PM

    tenho um divida com o anco do brasil , está em dia sem nenhuma parcela em atraso . o valor da parcela é de 15 mil reais . por varias vezes procurei o banco para diminuir o valor da parcela e não fui atendido . estou pensando em ficar inadimplente . preciso de ajuda , pois não queria que isso acontecesse.

    Responder

    1. Time Creditas 08/06/2017 at 2:55 PM

      Oi Ricardo, tudo bem? Não deixe que isso aconteça! Nós da Creditas podemos te ajudar a conseguir quitar essa dívida, através do empréstimo com imóvel ou automóvel em garantia, que tem taxas muito mais baixas. Faça uma simulação aqui no nosso site e qualquer dúvida, fale com a gente: http://www.creditas.com.br

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *