Nubank passa a oferecer empréstimo pessoal. Entenda a modalidade

Publicado em Atualizado em: 15/05/2019

Depois de disponibilizar cartão de débito aos clientes, fintech inclui empréstimo pessoal em seus serviços. Veja como essa modalidade de crédito funciona

empréstimo pessoal

O Nubank, empresa digital de serviços financeiros, deu mais um passo em direção aos grandes bancos: a partir do dia 11 de fevereiro, a fintech passará a oferecer empréstimo pessoal online. O serviço, que a princípio será disponibilizado apenas para alguns clientes, é a segunda novidade divulgada pela empresa em um espaço de tempo de quase dois meses. A primeira delas foi anunciada em dezembro, quando a startup incluiu em seu portfólio a opção de cartão de débito.

“O movimento do Nubank é uma demonstração prática de como agregar serviços ao consumidor”, diz Virginia Prestes, professora de finanças da FAAP. “E, quanto mais serviço você oferece ao seu consumidor, melhor. Tanto para a empresa, que lucra mais, quanto para o cliente – que passa a receber um serviço com mais qualidade.”

Empréstimo pessoal do Nubank

Assim como os outros negócios oferecidos pela empresa, o empréstimo pessoal do Nubank será concedido online. A ideia, segundo a empresa, é que o cliente consiga realizar toda a operação por meio do aparelho celular. Além disso, a simulação do crédito é feita em tempo real: o usuário indica o montante que precisa, escolhe o número de parcelas e checa, na hora, os juros e valor total que irá pagar por mês.

A primeira parcela do empréstimo poderá ser paga em 90 dias – e o total deve ser quitado em até 24 meses. A taxa de juros e o valor mensal de cada parcela será definida de acordo com o pedido de cada usuário. De acordo com o Banco Central, as taxas de juros de empréstimo pessoal em dezembro de 2018 foram de 6,26% ao mês e 107,3% ao ano.

Em comunicado, a empresa explica que o cliente terá total autonomia e transparência para gerenciar o pedido de empréstimo. A fintech, porém, não informou quando a modalidade estará disponível a toda sua cartela de clientes. “Criamos um produto que oferece segurança e autonomia, com o  jeito Nubank de ser: simples, transparente e justo. Damos controle total ao cliente sobre o seu empréstimo, sem nenhuma taxa ou condição escondida”, afirma David Vélez, fundador e CEO do Nubank em nota.

Empréstimo pessoal: como funciona?

empréstimo pessoal

Uma das modalidades mais conhecidas pela população, o empréstimo pessoal é um crédito destinado às pessoas físicas e que é concedido por bancos e instituições financeiras. O grande uso da modalidade se dá por duas questões: a primeira, pela maneira como é concedida. Além de não pedir garantia, alguns consumidores bancarizados possuem um crédito pré-aprovado. Já a segunda questão é pela praticidade. Quando aprovado, o crédito vai direto para a conta do solicitante.

Outro grande diferencial que aumenta a popularidade da modalidade é o fato dele não exigir a comprovação da finalidade do empréstimo. Enquanto um financiamento, por exemplo, é destinado a algum fim específico, o empréstimo pessoal pode ser usado da maneira que o consumidor quiser.

Essa facilidade para acessar o crédito faz com que ele seja uma fonte de renda para pessoas em momentos de apertos financeiros. É o que mostra um levantamento do SPC Brasil em conjunto com a CNDL. Segundo a análise, quase 25% das pessoas que tomam empréstimo pessoal, recorrem ao empréstimo para pagar dívidas de outros empréstimos, como com o cheque especial e o cartão de crédito. Na sequência, aparecem finalidades como reforma e empreendimento (abrir um negócio).

Embora seja uma das maneiras mais fáceis de conseguir o crédito, a professora de finanças da FAAP alerta a importância de ter consciência ao solicitar um empréstimo dessa modalidade. Segundo Virginia, por não contar com garantias reais de pagamento, como um imóvel, um carro, ou o salário, como é o caso do crédito pessoal consignado, o empréstimo pessoal detém taxas de juros relativamente altas.

“Antes de solicitar o empréstimo pessoal, faça uma análise fria das parcelas e do seu orçamento”, indica a especialista. “O ideal é tentar encontrar parcelas que não comprometam a sua saúde financeira e que, de preferência, acabem logo”, explica.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de
Empréstimo consignado: crédito saudável, mas exige planejamento

Crédito e empréstimo

Empréstimo consignado: crédito saudável, mas exige planejamento

Modalidade está em crescimento no país e é usada para o pagamento de dívidas com juros mais altos. Veja 3ª entrevista do especial sobre Crédito

Usar cheque especial como parte do orçamento é armadilha para finanças

Cheque Especial

Usar cheque especial como parte do orçamento é armadilha para finanças

Perigosa, essa é a modalidade com a maior taxa de juros do mercado para pessoas físicas. Veja a segunda entrevista da série sobre Crédito

Para especialista, motivações de uso do empréstimo pessoal precisam estar claras

Crédito e empréstimo

Para especialista, motivações de uso do empréstimo pessoal precisam estar claras

George Sales, do Ibmec SP, indica que para evitar prejuízos no orçamento, deve-se entender quando contratar e quais são os riscos da modalidade

Estudo revela os efeitos positivos do crédito com garantia

Crédito e empréstimo

Estudo revela os efeitos positivos do crédito com garantia

Análise do Banco Central demonstra como as garantias diminuem o risco da operação de empréstimo - o que torna o crédito mais barato

Veja mais
Navegue por temas