Entenda o processo para negociar dívidas Caixa

Ficar com contas atrasadas podem deixar uma pessoa com o nome sujo. As instituições passam a classificar o consumidor como inadimplente e isso dificultando a situação financeira, principalmente na busca por crédito. Entenda como começar a negociar dívidas Caixa.

A Caixa Econômica Federal é um banco estatal brasileiro, conhecido pela ampla variedade de linhas de crédito que oferece. Além disso, a instituição possibilita diversos meios aos seus clientes para negociar dívidas Caixa e regularizar a situação de pagamentos.

A Caixa é um dos principais bancos do país em número de correntistas. E muitas pessoas recebem pela instituição, desde salário, passando pelo FGTS e até os benefícios do INSS. Por isso, muitos consumidores têm dúvidas sobre como negociar suas dívidas, por onde começar e como normalizar suas condições financeiras.

É interessante fazer as negociações necessárias o quanto antes. Ao atrasar o pagamento dos débitos, o cliente passa a ser considerado um inadimplente e pode ficar com o nome sujo, entre outras coisas. Mas não só isso, as finanças ficam comprometidas, precisando destinar grande parte do orçamento para a quitação das dívidas.

 

O que é refinanciamento de dívidas

O refinanciamento de dívidas é uma forma de trocar os débitos com juros altos, por um outro com taxas mais baixas. Se a dívida for com um banco, como a própria Caixa, é possível juntar todas as pendências em apenas uma linha de crédito. Nesse caso, em vez de pagar várias contas diferentes, o cliente pega um novo financiamento que contempla todas as dívidas.

Caso as dívidas sejam com uma instituição que não oferece crédito, uma opção é buscar um empréstimo. Com o dinheiro em mãos, o cliente é capaz de quitar os débitos de uma só vez e concentrar os esforços em quitar apenas uma dívida. É importante ressaltar que a parcela do empréstimo não deve ultrapassar 30% da renda mensal.

 

Onde negociar dívidas Caixa

A Caixa Econômica Federal possui uma grande variedade de opções para os clientes negociarem as pendências com a instituição. O banco oferece um site exclusivo para negociar dívidas da Caixa. Basta colocar o número do CPF para o sistema puxar os débitos em aberto.

Se o cliente não se importar em sair de casa e correr o risco de enfrentar filas, pode fazer a negociação diretamente em uma agência. Outra opção é fazer os procedimentos via telefone, diretamente com um atendente, pelo número 0800 726 8068, opção 8.

Agora o cliente também pode negociar suas dívidas pelas redes sociais. A Caixa habilitou a equipe de atendimento com autonomia para fazer negociações pelo Facebook ou Twitter. Existe até mesmo a possibilidade de já encaminhar os boletos do novo acordo por mensagens privadas.

Essas opções são válidas para renegociação de empréstimos e financiamentos em atraso. Para negociar dívidas Caixa de cartão de crédito, acesse esse link.

 

Como negociar dívidas Caixa

Para aderir ao serviço de negociação da Caixa é necessário preencher alguns requisitos: aplicável para contratos de empréstimos e financiamentos; dívidas devem estar atrasadas por mais de 60 dias; a soma total dos débitos atrasados pode ser de até R$ 49 mil.

A dívida pode ser parcelada em até 96 meses e, dependendo do valor integral do débito, as parcelas podem ser a partir de R$ 50,00. Contudo, é necessário pagar, pelo menos, 10% do total da dívida na primeira prestação.

Ao mesmo tempo que considera regularizar as pendências, se organize internamente. Faça um planejamento financeiro para entender o motivo que causou o endividamento. Saiba o que fazer para acertar as contas com os credores e os caminhos a percorrer para não se encontrar novamente nessa situação.

>> Leia Mais: Confira algumas dicas para negociar dívidas e sair da inadimplência

Como consultar CPF

Quem está inadimplente tem grandes chances de também estar negativado. As empresas podem incluir o nome do devedor no cadastro de inadimplência a partir do primeiro dia de atraso. Por isso, é importante consultar o CPF regularmente e não ficar surpreso ao descobrir alguma dívida que está sendo cobrada. Empresas de proteção ao crédito, como Serasa Experian e SCPC Boa Vista, disponibilizam a consulta de forma gratuita.

O Serasa, inclusive, organiza o Feirão Limpa Nome. Esse é o maior evento de negociação de dívidas do país. Consumidores inadimplentes se juntam e negociam em conjunto com os credores. O volume alto permite que as empresas ofereçam bons descontos para os clientes quitarem suas dívidas.

Outra opção é pedir um empréstimo com taxas de juros baixas. A ideia, nesse caso, é pagar todos os credores de uma vez e centralizar as obrigações em uma só dívida. Além do mais, o cliente elimina os juros abusivos de linhas como o cartão de crédito e cheque especial e passa a pagar parcelas que caibam no orçamento.

Descubra como escolher o melhor empréstimo para o seu perfil

Relacionados

Como funciona o empréstimo com garantia Creditas A Creditas se consolidou como uma das startups mais promissoras do Brasil. Criada em 2012, nasceu com o intuito de enfrentar um dos maiores problemas ...
Juros, taxas e prazos: saiba como calcular emprést... Na hora de solicitar um empréstimo, poucas pessoas olham com atenção para as condições oferecidas pelos bancos. Muitas vezes, deixam de notar que na o...
Acabe com a dívida do cartão de crédito antes que ... Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um cartão de crédito na carteira. Mais difícil ainda é encontrar alguém que não tenha perdido, pe...
Como se livrar da inadimplência em tempos de crise... A inadimplência é um problema que afeta muitos brasileiros, ainda mais em um momento de tentativa de recuperação econômica. A crise somada a alta taxa...

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *