O que acontece se não pagar IPVA ou atrasar?

IPVA: o que acontece se atrasar o pagamento

Logo no início do ano temos que cumprir com muitos compromissos financeiros, principalmente impostos. Por isso, muitas pessoas se perdem na data ou nas finanças e a opção é não pagar IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou atrasar.

Porém, a inadimplência envolve uma série de riscos e transtornos, tanto financeiros quanto jurídicos. Além de poder ter o carro apreendido, o motorista pode encarar multas e burocracias.

Muitas vezes, vale a pena fazer um planejamento financeiro e priorizar essa conta. Mas, mesmo economizando bastante, nem sempre é possível ter dinheiro suficiente. Por isso, existem alternativas para conseguir capital e quitar essa dívida com tranquilidade.

Quais os riscos de não pagar IPVA?

A inadimplência desse imposto implica em uma série de consequências. A primeira é que você não conseguirá fazer o licenciamento do seu veículo, processo responsável por validar a documentação do automóvel. Sem estar devidamente licenciado, o carro pode ser apreendido.

Além disso, o cenário pode ficar ainda pior. Em caso IPVA atrasado, poderá receber um comunicado pelo correio com o prazo para acertar a pendência. Caso não pague mesmo assim, seu nome pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, para como Serasa, SPC ou SCPC.

E se o carro for apreendido pela polícia?

Nesse caso, você terá que pagar, além do IPVA, os juros e a multa referente aos dias que seu carro ficou parado no pátio do Detran. Lembre-se que para retirar o veículo do pátio o processo é moroso e burocrático, pois você terá que pagar um boleto diretamente no banco, além de validar algumas documentações no Poupa Tempo. Se você não conseguir pagar a dívida, seu carro irá para leilão.

Como funciona a multa cobrada pelo atraso do IPVA

A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%, no caso do estado de São Paulo. Essa porcentagem vai aumentado todos os dias. Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%, a partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic.

Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Consulte o site Detran do seu estado para verificar os valores.

Alternativa para conseguir pagar

Em vez de não pagar IPVA, uma opção viável é contratar crédito. Existem linhas de empréstimo baratas e apropriadas para conseguir quantias altas, com vários meses para quitar.

Você pode inclusive conseguir dinheiro sem precisar vender o carro e ainda usá-lo para ter acesso a taxas mais justas. O empréstimo com garantia é a modalidade com menores juros do mercado e prazos bem extensos.

Para a empresa oferecer condições de pagamento atrativas você assegura o pagamento com um bem, nesse caso seu próprio veículo. Para isso, o automóvel fica atrelado à instituição como garantia até quitar tudo, mas você continua usando normalmente. Esse processo é chamado de alienação fiduciária.

Nesse caso, o bem de quem solicita deve estar quitado e no próprio nome, mas pode ser usado por terceiros, como um parente ou amigo.

A Creditas é uma fintech, instituição baseada em tecnologia e finanças, que concede empréstimo com garantia de veículo para carros com até 15 anos de uso. A taxa mínima é de apenas 1,75% ao mês e você pode contratar no mínimo R$ 3500  e no máximo 90% do valor do bem. Além disso, tem até 60 meses para pagar.

Por outro lado também pode alienar um imóvel próprio. Consegue até 60% do valor avaliado, com uma taxa mínima de 1,49%. O tempo para pagar tudo é ainda maior, de até 240 meses.

Principais dúvidas sobre IPVA

Abaixo, listamos as dúvidas frequentes sobre o IPVA, veja se você se identifica com alguma delas:

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

17 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Danielw gomes disse: às 02:14

    Boa noite!
    Consigo pagar meu ipva de 2016 atrasado, sem ter que pagar o de 2017 junto.
    So consigo pagar o de 2017 no meio do ano.
    Aguardo
    Daniele gomes

  2. Viviane disse: às 21:42

    Boa noite, eu esqueci da data de vencimento da ultima parcela do ipva, o que acontece?

    • Revista Creditas disse: às 15:59

      Oi, Viviane
      O não pagamento do IPVA implica em uma série de consequências. Primeiramente, você não conseguirá fazer o licenciamento do seu veículo e corre o risco de ter o carro apreendido. Além disso, se você não regularizar a situação no prazo estabelecido, o seu CPF pode entrar no cadastro da Dívida Ativa. Temos um texto que explica o que é isso e como você pode regularizar. Acesse aqui
      Esperamos ter respondido a sua dúvida : )
      Abraço

  3. Mateus Ferraz disse: às 09:05

    Ow, o meu licenciamento é no mês 9, já entendi que não consigo licenciar sem pagar o ipva, mas o ipva é obrigatório pagar no começo do ano?/Vencimento(20/02/2018)

    • Revista Creditas disse: às 14:28

      Oi, Matheus
      Você pode pagar depois do vencimento, mas terá que arcar com juros e multas. Isso vai aumentar consideravelmente o valor a pagar, principalmente se o seu CPF entrar no cadastro da Dívida Ativa.
      Além disso, se seu carro for apreendido pela polícia, você terá que pagar o valor das diárias em que o veículo ficou estacionado no pátio do Detran.
      Se tiver condições financeiras, tente pagar até a data de vencimento. Caso contrário, procure uma alternativa com juros baixos.
      Abraço!

  4. Otto disse: às 08:16

    Bom dia!
    Não paguei o IPVA, porém meu licenciamento está válido até Agosto. Até lá, por estar com o IPVA atrasado, e em caso de ser parado pela Polícia, eu posso receber multa e/ou ter o carro apreendido?

    • Revista Creditas disse: às 15:21

      Otto,
      Se você for parado pela polícia e estiver com o IPVA atrasado poderá receber um comunicado para colocar o tributo em dia. O valor da dívida será corrido por multas juros. Entretanto, o fiscal de trânsito não pode apreender o veículo. Isso só pode ocorrer, caso o licenciamento não esteja em dia.
      Abraço

  5. Valdineia disse: às 11:43

    Olá. ..meu vence amanhã ..So que terei sábado o dinheiro. ..mas lá fala pra não receber …Como faço tenho que ir no Detran pegar segunda via. ..

    • Revista Creditas disse: às 15:10

      Oi, Valdineia
      Depende do Estado em que você se encontra. Algumas Secretarias disponibilizam a emissão da segunda via no próprio site. Em outros casos é necessário comparecer a uma unidade do Detran ou postos licenciados (ex: Poupatempo).

  6. Daniel Batista da Silva disse: às 19:51

    paguei duas parcelas do ipva a ultima vence dia dezesseis agora si eu pagar dia vinte a lotérica recebe e qual o valor dos juro ?

    • Revista Creditas disse: às 11:57

      Oi, Daniel
      O valor da multa varia de acordo com o Estado. Em São Paulo, por exemplo, é cobrado um acréscimos de 0,33% por dia de atraso (até o limite de 20%) e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.
      Onde você mora? Podemos te ajudar a encontrar o valor correto
      Abraço

  7. ricardo betini disse: às 21:39

    BOA NOITE!

    Gostaria de saber se posso pagar o IPVA integral ate o seu licenciamento sem correr risco de ser multado ou meu nome ir par divida ativa.

    • Revista Creditas disse: às 15:26

      Ricardo,
      Se atrasar o IPVA, você terá que pagar juros e multas. Além disso, corre o risco de que seu CPF entre para o cadastro da Dívida Ativa.
      O cenário pode ficar ainda mais complicado se você não regularizar a situação até o próximo licenciamento. Nesse caso, o seu carro pode ser apreendido e para evitar que seja leiloado terá que quitar o valor integral da dívida. Lembrando que também terá que pagar as diárias em que o veículo ficou estacionado no pátio do Detran.
      Portanto, evite atrasar o pagamento do tributo

  8. José Barbosa disse: às 14:44

    Ótima matéria parabéns!
    Agora, o cara da foto ainda vai levar multa por dirigir sem cinto de segurança!! rsrs

    • Revista Creditas disse: às 21:20

      Bem observado, José! rs ?
      Mas que bom que gostou do texto! Não deixe de se inscrever para receber por e-mail as atualizações
      Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de
Guia do IPVA: tudo o que você precisa saber sobre o imposto

Finanças Pessoais

Guia do IPVA: tudo o que você precisa saber sobre o imposto

Como pagar? Quais veículos estão isentos? Tire suas dúvidas para não ficar inadimplente

Passo a Passo: como declarar Imposto de Renda 2018

Impostos

Passo a Passo: como declarar Imposto de Renda 2018

Chegou a hora de declarar o IR, mas não sabe por onde começar? Tire todas as sua dúvidas aqui! Veja como fazer e fique em dia com o governo.

IPVA atrasado: aprenda a regularizar e fuja das consequências

Impostos

IPVA atrasado: aprenda a regularizar e fuja das consequências

Deixar de pagar ou atrasar o IPVA pode gerar uma série de consequências, como tomar multa e não circular com o veículo. Mas com algumas dicas é possí ...

Como pagar uma Dívida Ativa de IPVA em SP

Impostos

Como pagar uma Dívida Ativa de IPVA em SP

O governo do Estado e a prefeitura de São Paulo oferecem programas de incentivo para os contribuintes pagarem débitos em atraso. Confira como aderir ...

Veja mais
Navegue por temas