Fraude na solicitação de empréstimo: cuidado

Saiba como identificar fraudes quando solicitar um empréstimo. Aprenda a reconhecer sites clonados; não forneça dinheiro adiantado e adquira o empréstimo com segurança

Solicitar um empréstimo pode ser a solução de diversos problemas financeiros. No entanto, se não feito da maneira correta, ao invés de solucionar, o consumidor pode acabar com ainda mais problemas. É o que acontece com as vítimas de fraudes na internet. Muitas pessoas sofrem crimes online no Brasil.

Segundo os dados levantados em 2013 pela CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), no ano de 2012 foram notificados 466.029 incidentes de segurança, 17% maior que o ano anterior. Quanto às tentativas de fraudes, no mesmo ano foram 69.591, 72% maior que 2011. Em 2014, foi divulgado, em evento promovido pela Serasa Experian, que os prejuízos com fraudes no Brasil chegaram a somar R$ 2,3 bilhões em 2013.

Mas isso significa que solicitar um empréstimo pela internet não é seguro? Não. Hoje em dia a internet é uma poderosa ferramenta e não usá-la seria um grande prejuízo ao consumidor. Contudo, devemos saber usá-la com inteligência. Existem diversas maneiras de driblar os fraudadores e solicitar um empréstimo com segurança pela web.

Nesse artigo veremos algumas dicas para usar a internet e não cair em fraudes.

Como identificar uma fraude

O primeiro passo para solicitar um empréstimo é escolher um banco ou instituição. Normalmente, clientes que estão com o nome sujo ou não conseguem comprovar renda, portanto, não podem solicitar aos grandes bancos, recorrem às instituições de menor porte. É aí que mora o perigo. Existem diversas instituições de pequeno e médio porte que são confiáveis, contudo, também existem diversas que não são.

Sempre consulte sobre a reputação da empresa em órgãos públicos como o Procon e em sites de reclamação como o Reclame Aqui, por exemplo.
Algumas empresas clonam a marca de outras instituições para agirem criminosamente. Por isso, desconfie se a empresa na qual você está adquirindo o empréstimo solicitar algum depósito em conta corrente.

Outro ponto importante: os bancos e instituições não solicitam nenhum depósito antecipado (sinal) para liberar o crédito. Por exemplo, a Creditas jamais pediria ao seu cliente um depósito em conta corrente, nem mesmo a antecipação de dinheiro para pagar o empréstimo.

“Alguns fraudadores enviam e-mails aos consumidores oferecendo empréstimo facilitado. Quando o cliente aceita a proposta, eles costumam pedir um sinal, um adiantamento em conta corrente, além de algumas documentações”, explica Isabella Fracasso da Silveira, gerente de contas e administradora de empresas, que acrescenta “depois disso, eles cortam contato com o cliente e não respondem mais os e-mais”.

Portanto, a marca ser confiável não é o suficiente. Além de não antecipar dinheiro em conta corrente, o consumidor deve ser capaz de identificar se o site da empresa não está sendo clonado por algum fraudador. Para isso, veja algumas dicas:

  • O site é mais seguro quando sua URL começa com HTTPS ao invés de HTTP.
  • A extensão da URL também é importante. O site deve apresentar o nome correto da página na qual você navega ao invés de letras e números aleatórios (correto: www.creditas.com.br/emprestimo-garantia-imovel… incorreto: www.creditas.com.br/hdahhKDJmsdk69554841).
  • Use sites de análise de URL (https://registro.br/cgi-bin/whois/) para encontrar o autor da página. Quando descobrir o nome do autor do site, pesquise sua reputação na internet. Se ele não pode ser contatado, não é popular na internet ou não há informações disponíveis, possivelmente o site não é seguro.
  • Analise se o site é profissional (sua estrutura, layout, design etc.).

Cuidado com recebimento de e-mails (A Creditas só te enviará um e-mail se você fizer cadastro em nosso site em busca de algum produto financeiro).

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *