Fraude na solicitação de empréstimo: cuidado

Saiba como identificar fraudes quando solicitar um empréstimo. Aprenda a reconhecer sites clonados; não forneça dinheiro adiantado e adquira o empréstimo com segurança

Solicitar um empréstimo pode ser a solução de diversos problemas financeiros. No entanto, se não feito da maneira correta, ao invés de solucionar, o consumidor pode acabar com ainda mais problemas. É o que acontece com as vítimas de fraudes na internet. Muitas pessoas sofrem crimes online no Brasil.

Segundo os dados levantados em 2013 pela CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), no ano de 2012 foram notificados 466.029 incidentes de segurança, 17% maior que o ano anterior. Quanto às tentativas de fraudes, no mesmo ano foram 69.591, 72% maior que 2011. Em 2014, foi divulgado, em evento promovido pela Serasa Experian, que os prejuízos com fraudes no Brasil chegaram a somar R$ 2,3 bilhões em 2013.

Mas isso significa que solicitar um empréstimo pela internet não é seguro? Não. Hoje em dia a internet é uma poderosa ferramenta e não usá-la seria um grande prejuízo ao consumidor. Contudo, devemos saber usá-la com inteligência. Existem diversas maneiras de driblar os fraudadores e solicitar um empréstimo com segurança pela web.

Nesse artigo veremos algumas dicas para usar a internet e não cair em fraudes.

Como identificar uma fraude

O primeiro passo para solicitar um empréstimo é escolher um banco ou instituição. Normalmente, clientes que estão com o nome sujo ou não conseguem comprovar renda, portanto, não podem solicitar aos grandes bancos, recorrem às instituições de menor porte. É aí que mora o perigo. Existem diversas instituições de pequeno e médio porte que são confiáveis, contudo, também existem diversas que não são.

Sempre consulte sobre a reputação da empresa em órgãos públicos como o Procon e em sites de reclamação como o Reclame Aqui, por exemplo.
Algumas empresas clonam a marca de outras instituições para agirem criminosamente. Por isso, desconfie se a empresa na qual você está adquirindo o empréstimo solicitar algum depósito em conta corrente.

Outro ponto importante: os bancos e instituições não solicitam nenhum depósito antecipado (sinal) para liberar o crédito. Por exemplo, a Creditas jamais pediria ao seu cliente um depósito em conta corrente, nem mesmo a antecipação de dinheiro para pagar o empréstimo.

“Alguns fraudadores enviam e-mails aos consumidores oferecendo empréstimo facilitado. Quando o cliente aceita a proposta, eles costumam pedir um sinal, um adiantamento em conta corrente, além de algumas documentações”, explica Isabella Fracasso da Silveira, gerente de contas e administradora de empresas, que acrescenta “depois disso, eles cortam contato com o cliente e não respondem mais os e-mais”.

Portanto, a marca ser confiável não é o suficiente. Além de não antecipar dinheiro em conta corrente, o consumidor deve ser capaz de identificar se o site da empresa não está sendo clonado por algum fraudador. Para isso, veja algumas dicas:

  • O site é mais seguro quando sua URL começa com HTTPS ao invés de HTTP.
  • A extensão da URL também é importante. O site deve apresentar o nome correto da página na qual você navega ao invés de letras e números aleatórios (correto: www.creditas.com.br/emprestimo-garantia-imovel… incorreto: www.creditas.com.br/hdahhKDJmsdk69554841).
  • Use sites de análise de URL (https://registro.br/cgi-bin/whois/) para encontrar o autor da página. Quando descobrir o nome do autor do site, pesquise sua reputação na internet. Se ele não pode ser contatado, não é popular na internet ou não há informações disponíveis, possivelmente o site não é seguro.
  • Analise se o site é profissional (sua estrutura, layout, design etc.).

Cuidado com recebimento de e-mails (A Creditas só te enviará um e-mail se você fizer cadastro em nosso site em busca de algum produto financeiro).

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

  1. Adailtom Borges 11/06/2017 at 4:22 PM

    FIS um empréstimo pela internet ea financeiras esta pedindo um valor antecipado de 371 Reais para liberar o emplestimo ela tem matriz nu esterior e nu brazil.o que fazer? .o nome dela e Bank of south

    Responder

    1. Time Creditas 13/06/2017 at 5:53 PM

      Tudo bem, Adailtom?
      Nós sempre falamos para os nossos clientes não fazerem depósitos antecipados. Essa prática é considerada fraude pelo Banco Central, na maioria dos casos. Tome muito cuidado e, caso já tenha feito algum depósito, sugerimos que investigue isso com as autoridades competentes! Abra um B.O. em uma delegacia, levando comprovantes de depósito e suas conversas com as pessoas dessa empresa de fachada.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *