Finanças para casais: no dia dos namorados, aprenda a planejar a dois

Publicado em Atualizado em: 12/06/2019

Revista Digital Creditas entrevistou especialista financeira para traçar dicas e explicar porque é importante discutir o orçamento com o(a) companheiro(a)

finanças para casais

Quem nunca ouviu algum amigo ou amiga confessar que comprou algo, mas que não pode dizer à parceira ou ao parceiro? Ou, conhece aquela pessoa que tem vergonha de conversar com o marido/esposa sobre salário e, até mesmo, montar um planejamento a dois? Ainda comum entre os casais, ações como dividir o pagamento das contas e organizar as despesas continua como um dos principais motivos de briga – e separação – entre os casais. Uma pesquisa elaborada pelo SPC Brasil em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quatro em cada dez casais entrevistados brigam por causa do dinheiro. Mas por que ainda é um tabu falar de finanças para casais?

Segundo Dani Lopes, consultora de finanças e líder do time de comercial da Creditas, o receio ainda existe, pois as pessoas têm dificuldade de se organizar individualmente. Por isso, são comuns entraves, conflitos e dúvidas quando o tema é finanças para casais.

Para a especialista, analisar as despesas um a um e, posteriormente, traçar em conjunto os planos do casal é uma das maneiras para que a união tenha, também, progresso financeiro.

Além disso, entender as prioridades do (a) companheiro (a), o quanto cada um tem em caixa para gastar, economizar e está disposto a investir são pontos fundamentais para que a união tenha o retorno financeiro desejado.

“Antes mesmo de querer controlar as finanças do outro, você tem que entendê-lo. Principalmente entre os casais que moram juntos”, diz Dani Lopes. “É preciso saber o quanto ganha, o quanto gasta. Até mesmo para definir o que é dela e o que é do casal.”

Receba nossos conteúdos exclusivos

Finanças para casais: descubra porque é importante

Em comemoração ao dia dos namorados, e para ressaltar a importância de falar sobre finanças para casais, a Revista Digital Creditas conversou com a especialista Dani Lopes.

Confira, a seguir, trechos do bate-papo – e, claro, compartilhe com seu (sua) companheiro (a):

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de
Com preços em alta, como economizar com plano de saúde?

Finanças

Com preços em alta, como economizar com plano de saúde?

Pelo 16° ano seguido, preços de planos individuais sobem acima da inflação. Aprenda a avaliar as ofertas do mercado e economizar na contratação do ser ...

“Baixa rentabilidade não estimula o brasileiro a poupar”, diz especialista

Finanças

“Baixa rentabilidade não estimula o brasileiro a poupar”, diz especialista

Mais de 85% dos brasileiros não guardam dinheiro. Graziela Fortunato, especialista em finanças, explica o porquê e como começar a economizar

Saque do FGTS: 15 fatos que você precisa saber para ter acesso

Economia

Saque do FGTS: 15 fatos que você precisa saber para ter acesso

Governo estima movimentar R$ 42 bilhões em saque. Antes de planejar o destino do dinheiro, saiba o que é preciso fazer para sacar o benefício

Finanças e astrologia: como o seu signo interage com o dinheiro?

Finanças

Finanças e astrologia: como o seu signo interage com o dinheiro?

Para os astrólogos, signos também influenciam as finanças. Entenda como o mapa astral afeta o seu comportamento em relação ao dinheiro

Veja mais
Navegue por temas