Finanças e astrologia: como o seu signo interage com o dinheiro?

Publicado em Atualizado em: 07/08/2019

Para os astrólogos, signos influenciam todas as áreas de nossas vidas – inclusive a financeira. Entenda como o mapa astral afeta o seu comportamento em relação ao dinheiro

financas e astrologia

Afinal, os signos do zodíaco podem prever o destino e influenciar o nosso comportamento? O assunto divide opiniões, já que o funcionamento da astrologia não é comprovado por métodos científicos. Mas quem se dedica a conhecer o tema a fundo garante que o passeio dos astros reflete em todas as áreas das nossas vidas – e que, inclusive, finanças e astrologia estão mais relacionadas do que muita gente imagina. 

A astróloga Virginia Gaia explica que, por meio do mapa astral, é possível analisar diversos pontos, como a relação do indivíduo com o trabalho, sua vida afetiva, questões familiares e financeiras. 

“Com essa análise, a gente até consegue identificar perfis de investimento e saber, por exemplo, quem tem mais aptidão para lidar com opções de maior risco e quem lida com as finanças e planejamento financeiro de forma mais conservadora”, afirma. “Além disso, existem as previsões, que permitem saber quais momentos são bons para investir e tomar decisões”, acrescenta.  

Receba nossos conteúdos exclusivos

Finanças e astrologia: uma relação complexa 

Na Grécia Antiga, o termo horóscopo estava relacionado ao mapa astral. Nos dias atuais, a palavra é popularmente usada para designar uma lista de signos e suas características. Essa “astrologia simplificada”, como conhecemos hoje, começou a ganhar força com a ascensão do rádio, quando os espectadores passaram a se interessar mais pelo assunto e buscavam se identificar com os seus signos.  

“Hoje, o horóscopo é o grande divulgador da astrologia, embora ele acabe, de certa forma, categorizando a humanidade em doze grupos. O mapa astral é mais complexo do que isso”, explica Virginia Gaia. Ela conta que a astrologia vive um período de grande popularidade, e que cada vez mais pessoas têm saído da “superfície” do horóscopo e buscado fazer o seu mapa astral. 

Isso não quer dizer que a ideia dos 12 signos, tão popular, seja equivocada. “É que, quando eu falo que sou do signo de escorpião, por exemplo, quero dizer que o meu Sol está no signo de escorpião”, explica a astróloga. “Mas, quando fazemos um mapa astral, analisamos mais coisas: onde está o seu sol, o seu ascendente, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte”, esclarece. 

Por isso, os astrólogos defendem que a relação dos indivíduos com as finanças não pode, necessariamente, ser resumida apenas aos nossos signos solares. “Para tratar o assunto de maneira mais simples, podemos falar do sol em cada signo e como ele lida com as finanças, mas o ideal, para quem quer mais detalhes, é fazer um mapa astral”, Virginia Gaia. 

Para a Revista Digital Creditas, a astróloga falou sobre as principais características dos signos solares e como eles podem influenciar o comportamento financeiro das pessoas. Confira, a seguir:

  • Áries

Características: O primeiro signo do zodíaco é marcado por iniciativa e rapidez de ação. “Quando percebe que algo não está dando certo, o ariano age rapidamente para dar um jeito de mudar a situação”, diz Virginia Gaia. 

Relação com as finanças: O ariano gosta de ter autonomia em relação à gestão das suas finanças. “Ele vai ter dificuldade, por exemplo, de colocar o seu dinheiro em um lugar de onde ele não possa resgatar quando quiser. Por isso, o ideal é evitar essas modalidades de investimento”, explica a astróloga.  

Conselho: Por conta desse espírito de iniciativa, o ariano precisa tomar cuidado para não se empolgar e acabar gastando dinheiro de forma impensada. Por outro lado, esse perfil é interessante pois desperta uma postura de liderança, mas é preciso ser cauteloso para que essas características não o estimulem a consumir de maneira impulsiva. 

  • Touro

Características: O taurino tem fama de ser ligado ao dinheiro porque valoriza o conforto. “Às vezes, ele vai gastar um pouquinho mais do que deveria porque gosta do que é bom”, diz Virginia. “Por isso, ele é muito preocupado com a finanças. Ele quer uma boa poupança para ter uma renda disponível e gastar com coisas boas”, acrescenta.

Relação com as finanças: Taurinos não gostam de correr riscos e podem ficar muito ansiosos quando percebem que estão diante de situações incertas. 

Conselho: O taurino apresenta um perfil muito conservador e tem medo de desapegar. Fique atento para não perder uma boa oportunidade de vender um bem, por exemplo, por conta de sua forte ligação com o que é material. 

  • Gêmeos

Características: O geminiano gosta de estar sempre informado, inclusive quando o assunto for finanças. “Ele pode lidar facilmente com temas como bolsa de valores, fundos de investimento e indicadores financeiros, pois é bem ligado a informação”, diz Virginia. 

Relação com as finanças: Ele gosta de variedade, então, diversificar os investimentos pode ser uma boa alternativa. “No entanto, vale reforçar a importância de monitorar cada escolha e ficar ligado para não se sobrecarregar e perder o controle de onde está investindo”, orienta a astróloga. 

Conselho: Geminianos têm um perfil disperso, então, é importante acompanhar de perto o andamento das finanças pessoais para não se perder em meios às contas.  

  • Câncer

Características: Cancerianos também são “apegados” e costumam desenvolver forte ligação emocional, principalmente com bens relacionados à família. “Ele pode, muitas vezes, ficar com medo de fazer um mau negócio e perder boas oportunidades por conta desse apego”, diz a especialista. É a pessoa ideal para cuidar das finanças da família

Relação com as finanças: O canceriano precisa estar preparado para os imprevistos, pois tende a ficar muito instável emocionalmente quando se sente desconfortável por conta das finanças. Priorize opções de investimento com liquidez diária, interessantes para compor uma reserva de emergência.

Conselho: Por conta do apego à família, o canceriano pode ser “generoso demais” e sair no prejuízo. “Ele não vai economizar, por exemplo, para fazer as vontades de um filho”, comenta a astróloga. Fique atento para não que acabar sendo “mãe de todo mundo” e ter problemas financeiros pelo excesso de bondade.   

  • Leão

Características: O leonino gosta de conforto e tem forte ligação com o prazer; por isso, pode acabar gastando demais. “Normalmente, eles vai gastar com experiências que proporcionem prazer e se dar o direito de desfrutar de pequenos luxos”, afirma Virginia. 

Relação com as finanças: O leonino precisa sentir que tem autonomia para administrar os seus investimentos. Então, se ele tem à disposição um consultor de investimentos ou um bom gerente, precisa aprender a valorizar a opinião dos especialistas e deixar de lado o capricho de dar a última palavra em todas as situações. 

Conselho: Fique de olho para não ficar obstinado pelo desejo de ter sempre os melhores produtos e ostentar demais, pois esse hábito pode comprometer o orçamento e desorganizar as finanças. 

  • Virgem 

Característica: O virginiano tem muita habilidade para analisar os pequenos gastos do dia a dia. É a melhor pessoa para perceber, por exemplo, que está comprometendo o orçamento porque está comendo fora com muita frequência ou usando muito aplicativo de transporte. 

“Muitos gostam, inclusive, de analisar aqueles gráficos que mostram em quais categorias ele gastou mais. O virginiano é muito atento a esse tipo de coisa, o que é muito bom e facilita a gestão financeira”, afirma a astróloga. 

Relação com as finanças: Nada de se precipitar: quando recebe uma proposta de investimento mais ousada, o virginiano tende a pensar muito antes de tomar uma decisão.  

Conselho: O virginiano é um pouco tímido e, por medo de experimentar coisas diferentes, pode demorar para tomar decisões que poderiam trazer resultados positivos. Fique atento para que isso não te faça perder boas oportunidades. 

  • Libra 

Características: O libriano é equilibrado e sabe ponderar entre gastar e poupar. Tem facilidade para fazer parcerias e associações e pode trabalhar muito bem em sociedade. 

Relação com as finanças: É interessante ter uma carteira de investimentos variada e contar com um bom consultor financeiro para, em meio a tantas possibilidades, não ter dúvidas sobre onde apostar as suas fichas. 

Conselho: Como o libriano é bom em trabalhar em pares, é importante estar atento ao perfil do seu potencial parceiro – seja um sócio ou, até, o seu cônjuge.  

  • Escorpião

Características: O escorpiano é bem ligado às finanças, e gosta de ter o controle da sua vida financeira. É, também, um acumulador, pois se apega com facilidade aos seus bens. Este é o melhor signo para lidar com as propriedades da família e questões como inventários e heranças, pois não tem receio de lidar com esse tipo de assunto.  

Relação com as finanças: A vida do escorpiano tende a ser marcada por grandes ciclos. É importante que ele tenha isso em mente para não ficar à mercê de situações externas, que fogem do seu controle. Tenha cautela com as modalidades de investimentos mais arriscadas.  

Conselho: Fique atento às reservas financeiras e esteja preparado para imprevistos. 

  • Sagitário

Características: O sagitariano gosta de aprender, e é importante aproveitar essa disposição para alavancar as finanças. Buscar cursos sobre investimentos e finanças pessoais para administrar o próprio dinheiro pode ser uma experiência enriquecedora. 

Relação com as finanças: Por conta da facilidade e interesse em aprender assuntos relacionados ao exterior, este é o signo que mais tem habilidade para fazer investimentos em moeda estrangeira. 

Conselho: O sagitariano tende a ser muito otimista, o que pode ser perigoso. Fique atento para não se empolgar demais e fazer muitas dívidas na esperança de conseguir normalizar a sua situação no futuro. 

  • Capricórnio

Características: O capricorniano é um grande planejador, está sempre pensando a longo prazo e está entre os signos mais ambiciosos do zodíaco. Tem grandes planos e é bom em lidar com as finanças, mas o planejamento e controle excessivos podem transformar o capricorniano em um pão duro. 

Relação com as finanças: Lidar com riscos é sempre uma enorme dificuldade. O capricorniano é excelente para fazer coisas pautadas em estratégias; porém, precisa tomar cuidado e aprender a lidar com mudanças de planos. 

Conselho: O capricorniano é um planejador nato e tem pensamento estratégico, mas precisa aprender a ter jogo de cintura diariamente para lidar com aquelas coisas que podem não acontecer como ele havia imaginado. 

  • Aquário 

Características: Por ser muito ligado à tecnologia, o aquariano adora uma inovação, e já pensava em bitcoin muito antes de virar moda. Gosta de se informar sobre as tendências, criptomoedas e novidades das companhias de tecnologia.

Essas características são interessantes, pois tornam o aquariano sempre antenado às tendências, mas, por outro lado, o colocam em risco de entrar em modismos para se adequar às inovações. 

Relação com as finanças: Graças ao seu perfil visionário, o aquariano tem habilidade para entender as tendências para o futuro e, por isso, quando o assunto é investimento, ele não tem medo de ousar. 

Conselho: O aquariano tende a gastar muito com itens tecnológicos. Esteja atento para a isso e não fique disperso em meio às novidades lançadas pelo mercado. 

  • Peixes

Características: O pisciano é caridoso e adora ajudar todos os que estão ao seu redor. “É impressionante como as pessoas sempre vão pensar no pisciano quando querem pedir dinheiro emprestado, ou resolver um problema”, comenta Virginia Gaia. Além disso, ele é muito intuitivo – e pode, por meio da intuição, fazer ótimas  escolhas. 

Relação com as finanças: Para investir de maneira bem-sucedida, é preciso dosar a intuição e ser mais  pé no chão. Procure basear suas escolhas em números e não confie tanto no que os outros dizem.  

Conselho: Como tende a ser coração mole, o pisciano precisa tomar cuidado para não gastar demais tentando agradar/ajudar os outros. Tome cuidado para que as intuições ou o excesso de otimismo não te deixe propenso a ilusões e prejudique o seu lado racional, fundamental para uma boa gestão financeira. 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Flávia Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de
12 milhões de pessoas caem em fraudes financeiras: como prevenir?

Finanças

12 milhões de pessoas caem em fraudes financeiras: como prevenir?

Além de prejudicar o orçamento, fraudes podem desencadear problemas psicológicos nas vítimas, segundo estudo do SPC. Saiba como evitar prejuízos

Com preços em alta, como economizar com plano de saúde?

Finanças

Com preços em alta, como economizar com plano de saúde?

Pelo 16° ano seguido, preços de planos individuais sobem acima da inflação. Aprenda a avaliar as ofertas do mercado e economizar na contratação do ser ...

Queda de taxa de juros de financiamento fortalece mercado imobiliário

Finanças

Queda de taxa de juros de financiamento fortalece mercado imobiliário

No primeiro trimestre, vendas de imóveis aumentaram 9% e lançamentos residenciais, 4%. Saiba se esse é realmente um bom momento para comprar o seu

4 lições de Thiago Nigro para quem busca independência financeira

Educação financeira

4 lições de Thiago Nigro para quem busca independência financeira

Em evento realizado neste fim de semana, fundador do canal O Primo Rico orientou 20 mil participantes a cuidarem das finanças

Veja mais
Navegue por temas