Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

fazer empréstimo

Em meio a tantos compromissos financeiros é fácil se perder nos pagamentos e apertar o orçamento. Muitas vezes, ainda que você corte despesas e dê prioridade para as contas, pode ser difícil ficar no azul. O ideal é procurar soluções para isso antes de se tornar uma bola de neve. Fazer empréstimo pode colocar suas finanças no trilho novamente de forma segura e prática.

Você consegue trocar uma dívida com juros altos por uma mais barata e terminar de quitar mais rapidamente. Além disso, pode ser a melhor solução para uma situação emergencial.

O crédito não é usado apenas para endividamento e descontrole dos gastos. É uma oportunidade de parar de adiar os sonhos e tirá-los do papel.

Há inúmeras modalidades disponíveis no mercado e cada uma é focada em um perfil de cliente. Encontre a que cabe melhor no seu bolso e nos seus objetivos.

Sinais de que você precisa de um empréstimo

  • Você pagou o valor mínimo do cartão de crédito no último mês: isso significa que quitou apenas 15% do total e o restante será adicionado na próxima fatura, acrescido de juros altíssimos. Nessa situação é provável você acumular mais dívidas. Por isso, pode ser mais econômico pedir um empréstimo com juros baixos e quitar a fatura integralmente.
  • Você está no cheque especial e já considera esse valor como parte integrante do seu salário: ter um dinheiro extra na sua conta mesmo depois de ficar no vermelho pode significar um acúmulo de débitos. Esse recurso tem os juros mais altos do mercado, entre 12% e 13% ao mês. Então, em vez de ter uma quantia a mais, você acaba com uma despesa maior do que gostaria.
  • Mais de 30% da sua renda está comprometida com dívidas: isso é sinal de que passou do limite recomendado, porque vai ficar sem parte do dinheiro para usar em outras contas. Você pode contratar crédito para quitar todas as dívidas de uma vez. É uma oportunidade de fazer um refinanciamento do débito, ou seja, pegar um novo empréstimo com juros mais baixos em outra instituição.
  • Você está adiando há muito tempo o projeto de estudar fora: não é fácil juntar o dinheiro necessário para fazer uma grande viagem. Por isso, fazer empréstimo para investir no seu futuro pode ser o jeito mais rápido e fácil de realizar esse sonho. Inclusive, existem modalidades voltadas para isso, com condições de pagamento vantajosas.
  • Acumula tantos cartões de crédito que a sua carteira não fecha direito: cartão de crédito é um meio de pagamento bastante caro, já que as taxas são elevadas. Além disso, você espera acumular várias compras para pagar a fatura só no fim do mês.
  • Sente que está na hora de ser seu próprio chefe e tocar o seu negócio: se você não tem dinheiro suficiente para abrir uma empresa, pode fazer empréstimo para empresas. Depois, com o próprio lucro do empreendimento pode quitar a dívida aos poucos.
  • Quer comprar um produto muito caro à vista, mas não tem dinheiro: se você precisa comprar um produto com preço alto, como uma geladeira, fogão ou até um celular mais caro, pode fazer empréstimo. Dessa forma, não precisa dividir em várias parcelas e pagar juros por isso, nem esperar até juntar dinheiro para ter. Ainda mais se você tem pressa em adquiri-lo.  
  • Está escolhendo quais contas vai pagar neste mês: o certo é sua renda mensal bancar todos seus custos. Do contrário, o ideal é rever as despesas, se possível cortar algumas e priorizar as fundamentais, como conta de água e luz. Mesmo assim, um empréstimo pode reequilibrar suas finanças e manter sua conta no azul.
  • O gerente do seu banco te oferece uma ótima proposta de crédito para alavancar o seu negócio, mas você sente que a taxa de juros é abusiva: você pode, e deve, pesquisar em outras instituições para comparar as condições de pagamento. Assim, escolhe a modalidade que tenha prazo longo o suficiente para quitar e parcelas que cabem na sua renda mensal.
  • Você paga a fatura de um cartão de crédito com outro cartão: fazer isso pode te endividar mais do que atrasar o pagamento do cartão. Os bancos que oferecem esse serviço normalmente cobram caro, com taxas bem elevadas. Fazer empréstimo pode garantir que você acabe com a dívida antes de acumular mais juros.
  • Surgiu uma despesa de emergência na sua família: se surgiu algum acontecimento inesperado, como um tratamento médico de um parente, você pode contratar recursos para ajudar a pagar. Se o valor não for tão elevado, pode até quitar em poucos meses.
  • O seu casamento está em crise, pois se resume a conversas sobre dívidas: o casal precisa entender o tamanho do débito, listando todas as dívidas até o momento. Inclusive, quanto ganha e quanto gasta todo mês. Feito isso, você pode concentrar tudo que deve em uma instituição só e pedir um empréstimo para extinguir o valor total.
  • Está escondendo da família a real situação sobre as finanças: deixar de contar aos familiares sobre a dificuldade financeira não vai mudar os fatos. O melhor é arregaçar as mangas e tentar mudar isso em grupo. Contratar crédito pode recuperar sua saúde financeira e restabelecer os antigos hábitos.

Opções de empréstimos

Se você se identificou com algum ou alguns dos sinais listados acima, pode considerar fazer empréstimo. Para isso, é importante conhecer a fundo as modalidades e qual atende melhor as suas necessidades.

Empréstimo pessoal

Se o seu objetivo é solicitar pequenos valores e quitar em pouco tempo, essa modalidade pode ser adequada. O empréstimo pessoal é oferecido à Pessoa Física e costuma ser liberado em poucos dias.

Normalmente o cliente passa por uma análise de crédito para saber se tem como quitar a dívida. Mas o processo não é muito exigente. Justamente por isso, as condições de pagamento nem sempre compensam a agilidade para ter o dinheiro. Os juros são elevados e encarecem bastante as parcelas. Geralmente, quanto menor a quantia solicitada, maiores as taxas.

Além disso, em muitas instituições é preciso seguir alguns critérios. Você deve ter conta bancária há pelo menos um ano. Também não pode estar inadimplente nos últimos meses, nem com nome sujo. Embora algumas empresas ofereçam o recurso a negativados, os juros para fazer empréstimo pessoal são exorbitantes e a dívida pode ficar maior do que você pode quitar.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é muito visado quando se precisa de bastante dinheiro. Realiza  sonhos caros, como abrir um negócio, fazer um intercâmbio ou reformar a casa.

Essa linha de crédito se destaca por conceder quantias elevadas com as taxas mais baixas do mercado e prazos longos. Para isso, você pode assegurar o pagamento com veículo ou imóvel. O bem pode ser usado normalmente até quitar a dívida, mas passa para o nome da empresa. Esse processo é chamado de alienação fiduciária.

Poucas modalidades oferecem crédito de alto valor e condições de pagamento assim. Como a maioria delas não exige garantia, o risco de inadimplência é maior e por isso os juros são tão elevados.  

Empréstimo consignado

Você tem acesso ao empréstimo consignado se for assalariado de empresa privada, pública, aposentado ou pensionista do INSS. Isso porque as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, de forma automática. Assim, você não arrisca deixar de quitar a dívida todo mês.

Por outro lado, fica sem parte do dinheiro para usar nas demais despesas, o que exige organização. É importante se planejar para viver apenas com o valor restante durante alguns meses, até saldar totalmente o débito.

É muito usado para situações de emergência. Se você não tem dinheiro para bancar uma cirurgia de um parente, por exemplo, pode fazer empréstimo. Assim que você tiver dinheiro suficiente na conta corrente, será pago à instituição.

Onde e como fazer empréstimo

Além de instituições tradicionais, como bancos e financeiras, novas empresas têm ganhado espaço no mercado de crédito. Companhias de tecnologia focadas em finanças, chamadas fintechs, têm o objetivo de melhorar os serviços e torná-los menos burocráticos. Você consegue fazer parte do processo pela internet, sem precisar se deslocar e perder tempo.

A Creditas é uma fintech que concede empréstimo com garantia com juros muito baixos. Você pode deixar o carro alienado e receber até 90% do valor, com taxa mínima de 1,49% ao mês. O prazo máximo para quitar é de 48 meses.

Se precisar de ainda mais dinheiro, o imóvel pode assegurar o pagamento. A taxa mínima nesse caso é de 1,15% ao mês e se destaca por permitir contratar até 60% do que vale. Tem até 240 meses para saldar totalmente o débito.

Você pode simular o empréstimo pela internet, antes de fechar negócio para saber o valor e o número das parcelas a pagar. Também consegue solicitar online ou pelo telefone, dependendo da instituição. Depois disso, é preciso esperar o contato da empresa para as próximas etapas.

Geralmente o próximo passo da instituição é fazer análise de crédito para avaliar suas condições financeiras e o bem, se for colocá-lo em garantia. Se aprovado, seus documentos também são verificados pela equipe jurídica, para então o contrato ser liberado e assinado. O próximo estágio é receber o dinheiro na sua conta corrente.

 

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Compare: onde e como fazer financiamento de material de construção

Empréstimos e Financiamentos

Compare: onde e como fazer financiamento de material de construção

Essa é uma opção vantajosa para quem quer reformar, mas não tem dinheiro à vista

Como o banco digital transforma o mercado financeiro

Empréstimos e Financiamentos

Como o banco digital transforma o mercado financeiro

Ir até a agência bancária é um hábito do passado. Hoje em dia você pode até mandar documentos pela internet. Veja como funciona.

6 formas seguras de conseguir dinheiro emprestado

Empréstimos e Financiamentos

6 formas seguras de conseguir dinheiro emprestado

Esse recurso pode ser útil em uma situação emergencial, para pagar um produto à vista e até iniciar projetos pessoais.

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Empréstimos e Financiamentos

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Entenda a relação entre as instituições correspondentes e os órgãos bancários. Saiba por quê facilitam seu cotidiano.

Existem empréstimos com Juros Baixos? Onde conseguir?

Cansou de pagar juros abusivos? Conheça 3 tipos de empréstimos com juros realmente baixos

 

 

Mais vistos