Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Entenda os juros do empréstimo com garantia de veículo

Juros do empréstimo com garantia de veículo

O Brasil é conhecido por ter taxas e impostos muito elevados. Para romper com essa fama, os juros do empréstimo com garantia de veículo se destacam como os menores.

É um produto que já tem ganhado muito espaço no país por permitir o acesso a quantias elevadas, como mais de R$ 30 mil. Com esse crédito, você consegue se tornar empreendedor, finalmente fazer um intercâmbio, reformar sua casa e até realizar o casamento dos sonhos. E o melhor: sem precisar vender seu carro ou qualquer outro bem.

Para ter acesso às condições vantajosas, você assegura o pagamento com seu veículo e pode usá-lo normalmente mesmo antes de quitar.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Para conseguir essas condições diferenciadas você coloca o automóvel em alienação fiduciária. Ou seja, assina um contrato em que o veículo fica atrelado à instituição financeira como garantia.

Mas pode usá-lo normalmente até quitar a dívida, inclusive vendê-lo. Para isso, pode pagar as parcelas restantes de uma vez ou transferir esse compromisso para o novo comprador. O bem só é tomado em caso de inadimplência, isto é, se não honrar o pagamento.

Essa linha de crédito trabalha com critérios bem diferentes das demais, embora variem de acordo com a instituição. Para contratar, você deve ter um veículo em seu nome, ter no mínimo 18 anos e, na maioria dos casos, quitado.

Geralmente, os documentos pedidos são os mesmos em todas as instituições, mas isso pode variar:

  • CNH (Nome completo e dentro da validade);
  • CRV ou DUT (Documento em nome do proprietário, modelo do carro, ano de fabricação);
  • Comprovante de Residência – contas de água, luz, gás, telefone fixo, celular e internet (Nome do cliente, endereço de acordo com o informado na ficha cadastral e histórico de consumo).
  • Comprovante de Renda

 

Contrate em 4 passos

Até ter o dinheiro liberado na sua conta, é preciso seguir alguns passos. Em algumas instituições essas etapas podem se dividir de forma diferente, mas, no geral é assim:

  1. Solicitação: hoje em dia é possível fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Feito isso, você pode também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.
  2. Análise de crédito: nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  3. Análise jurídica e do veículo: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem passa por uma vistoria para então se tornar garantia do pagamento.
  4. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é liberado o contrato para ser assinado e em seguida o dinheiro cai na sua conta corrente.

Por quê as taxas são baixas?

A taxa de juros é uma forma da instituição repassar o risco de inadimplência para o contratante, ou seja, de tomar calote. No caso do empréstimo com garantia, o pagamento é assegurado por um bem. Portanto, a chance da empresa não receber o valor de volta é mínima e, por isso, consegue proporcionar condições melhores. Não só os juros do empréstimo com garantia de veículo são reduzidos, como os prazos são extensos.

Para ilustrar melhor essa consideração, compare as taxas de diferentes empréstimos na tabela a seguir:

Por quê fazer empréstimo com juros baixos?

Fazer um empréstimo com taxas justas pode garantir parcelas muito mais baratas. É uma oportunidade de economizar bastante, em especial se o prazo de pagamento é longo. Mas, só é realmente vantajoso se o Custo Efetivo Total (CET), somatória de todos os custos e encargos, for de fato menor do que em outras modalidades e instituições.

Hoje em dia, você tem acesso a essas condições diferenciadas principalmente em fintechs, companhias focadas em finanças a partir da inovação e da tecnologia. Diferente de bancos e financeiras, o objetivo dessas instituições é facilitar o acesso e reduzir os gastos com o empréstimo no Brasil.

A Creditas é um exemplo de fintech que concede empréstimo com garantia. Você pode alienar seu veículo e conseguir uma taxa mínima mensal de 1,49%. Além disso, é possível solicitar até 70% ou 80% do valor total e tem no máximo 48 meses para quitar. Para imóvel, é a partir de 1,15% ao mês e pode receber até 60% do que vale. Tem até 180 meses para pagar.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Empréstimo com garantia: 8 mitos e verdades

Empréstimo com Garantia

Empréstimo com garantia: 8 mitos e verdades

Saiba o que é verdade e o que é fake news quando o assunto é empréstimo com garantia

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Empréstimo com Garantia

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Fuja das dívidas caras e encontre alternativas mais baratas para realizar sonhos.

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Empréstimo com Garantia

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Você está pagando taxas elevadas pelo empréstimo e busca uma modalidade mais barata? Conheça essas duas possibilidades.

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Empréstimo com Garantia

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Vai fazer um empréstimo com garantia ou financiamento? Essa sigla tem tudo a ver com a quantia solicitada; entenda

Veja mais