Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Empréstimo com Garantia: o jeito mais barato de conseguir crédito no Brasil

empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma modalidade, na qual o cliente oferece um bem à instituição e consegue juros mais baixos, além de prazos maiores para pagar. Esse modelo para tomar crédito pode ser bastante vantajoso num país como o Brasil que conta com uma das maiores taxas de juros do mundo.

Garantia é um bem colocado no contrato do empréstimo, podendo ser vendido para quitar a dívida em caso de inadimplência. Esse método permite que sejam oferecidas taxas de juros menores, já que o risco para a instituição financeira é reduzido.

A ideia dessa proteção é fazer com que o cliente não deixe de cumprir o compromisso, com o risco de perder o bem atrelado a esse acordo. As instituições podem aceitar diversos bens como garantia: o imóvel, o veículo, jóias e até mesmo o seu próprio salário.

 

Por que contratar um empréstimo com garantia?

Colocando um bem em garantia é possível conseguir um empréstimo com taxas de juros baixas e prazos maiores de pagamento. A taxa média do empréstimo com garantia de imóveis é de 16,2% ao ano e 27,4% ao ano para os empréstimos consignados. O rotativo do cartão de crédito, o cheque especial e o empréstimo pessoal possuem taxas de, respectivamente, 399,1%, 321,3% e 132,2% ao ano, segundo dados de junho de 2017 do Banco Central.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é a linha de crédito com as menores taxas de juros do mercado. Também conhecida como home equity ou refinanciamento de imóvel, nessa modalidade você coloca a sua propriedade como garantia da operação. A quantia solicitada está relacionada ao valor do imóvel, estipulado pela avaliação de um profissional de uma empresa especializada.

O processo de avaliação de crédito é bem detalhado, pois a instituição quer diminuir ao máximo os riscos de prejuízos. A segurança dos bancos nestas operações é percebida na forma das excelentes condições de pagamento que são oferecidas ao cliente.

Um imóvel tende a se valorizar com o tempo, portanto as condições de pagamento permitem o parcelamento do crédito em até 20 anos. Mesmo com a propriedade em garantia, é necessária a comprovação de renda, pois é preciso provar a capacidade de arcar com as parcelas ao longo do período estabelecido.

 

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Serão solicitados documentos como RG, CPF, comprovantes de renda, comprovante de residência, certidões de nascimento ou de casamento. Além de uma série de documentos referentes ao imóvel, como Capa de IPTU, Matrícula, Certidão Negativa de Débito, dentre outros.

O empréstimo com garantia de imóvel também pode ser realizado com pequenas restrições no nome. Esta é uma ótima vantagem, já que é muito difícil conseguir liberação de crédito nessa situação.

Vale a pena destacar que essa modalidade pode ser confundida com hipoteca, pois ambos envolvem uma propriedade como garantia. Entretanto, na hipoteca, o registro do imóvel continua no nome do cliente que contrata o empréstimo e isso dificulta uma retomada do bem pela instituição financeira, em caso de não pagamento da dívida.

Por esse motivo, a hipoteca caiu em desuso no mercado brasileiro e foi substituída pelo empréstimo com garantia que conta com o recurso da alienação fiduciária. Atualmente, as instituições podem retomar o imóvel e leiloam para quitar o restante da dívida que não foi pago.

A retomada do bem gera custos e não é interessante para as instituições. Por isso, a propriedade precisa atingir um valor mínimo para ser aceita como garantia pelas instituições financeiras.

Onde fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Várias instituições trabalham com essa modalidade, como bancos e fintechs. Veja um comparativo de taxas e condições dessas empresas abaixo:

empréstimo com garantia de imóvel

Se houver interesse em uma linha de crédito com as menores taxas de juros do mercado, é possível fazer uma simulação no site da Creditas. É possível encontrar taxas a partir de 1,15% ao mês, dependendo do perfil. Os prazos são atrativos, entre 5 a 20 anos para quitar, com opção de antecipar o pagamento caso haja condições.

 

Empréstimo com garantia de veículo

No refinanciamento de veículo, a garantia do empréstimo é um automóvel. Mesmo com juros um pouco mais altos do que o home equity, é uma alternativa mais competitiva do que o empréstimo pessoal. A documentação é mais simples do que na operação com imóvel e o cliente consegue o valor solicitado mais rapidamente, em média de uma semana.

Neste caso, o cliente não pode ter restrições no CPF. Ao realizar o procedimento usuário permanece usufruindo do seu carro, podendo até vendê-lo, mas se houver a venda, o valor deve ser destinado a quitar a dívida. Lembrando que o automóvel tem que estar no nome do solicitante, ficando alienado à instituição até o pagamento da dívida.

As condições de juros e pagamentos estão relacionadas, não só ao perfil do cliente, mas também à situação do automóvel, como estado de conservação e ano do modelo, por exemplo. Em caso de não pagamento da dívida, a instituição financeira pode tomar o seu veículo e, então, levá-lo a leilão para quitar o saldo restante da dívida.

 

Como e onde fazer um empréstimo com garantia de veículo

O cliente precisa entrar em contato com um banco ou financeira que trabalhe com essa modalidade, ou simular o empréstimo em plataformas digitais, como a Creditas. Depois disso, deve enviar a sua documentação e fazer a avaliação do veículo. Geralmente, as empresas enviam um representante até o endereço informado, mas para agilizar, a pessoa pode levar o veículo para vistoria. Tendo a documentação e a solicitação aprovados, o dinheiro costuma ser liberado rapidamente.

Na Creditas, por exemplo, você pode solicitar até 90% do valor do carro no seu empréstimo. Além disso, encontra taxas a partir de 1,49% ao mês e tem de 1 a 4 anos para quitar a operação, com a possibilidade de antecipar o pagamento. Faça uma simulação.

A Creditas oferece taxas mais baixas, já que o custo operacional é reduzido. Isso é possível pois todo o processo pode ser realizado via online. Diferentemente de grandes bancos, não possui agências físicas, e a ausência dessas despesas é repassada para a operação.

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

12 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. What’s up, yes this paragraph is genuinely pleasant and I have learned lot of things from it regarding blogging.
    thanks.

    1. Oi, Jaqueline
      Quando o bem ainda está financiado, em alguns casos, é possível recorrer ao Interveniente Quitante. Este processo, consiste em incluir o saldo devedor do financiamento no valor do empréstimo.
      Para saber se recorrer ao IQ é uma boa alternativa para o seu caso, é importante ponderar;
      – Quanto falta pagar para quitar o refinanciamento? O IQ vai impedir que eu consiga o valor necessário?
      – A taxa de juros do novo empréstimo é muito menor que a taxa do financiamento que estou pagando?
      – O valor da parcela se encaixa no meu orçamento mensal?
      Qualquer dúvida, estamos à disposição! Podemos te colocar em contato com um consultor.
      Abs

    1. Oi, Adriana
      Nosso escritório fica em São Paulo, na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – Brooklin Paulista.
      Mas você não precisa se deslocar até aqui para ser atendida. Inclusive, atendemos pessoas em diversas partes do Brasil porque a nossa operação é digital.
      Para fazer uma simulação e receber uma proposta, basta acessar o nosso site https://www.creditas.com.br
      Você preenche algumas informações preliminares que um dos nossos consultores entrará em contato.
      Abs!

  2. BOA NOITE, TENHO INTERESSE NO EMPRÉSTIMO COM IMÓVEL COMO GARANTIA, MAS NÃO ME SINTO SEGURA EM COLOCAR DADOS DO MEU IMÓVEL, EXISTE A POSSIBILIDADE DE SER FEITO A CONSULTA NO ESCRITÓRIO DE VOCÊS?

    1. Olá, Maria! Tudo bem?
      Se não se sentir totalmente segura, pode ligar para a gente aqui na Creditas no número (11)3522-8009, que explicamos melhor como funciona.
      Boa parte do nosso processo é online e totalmente seguro,por isso você não precisa vir até nosso escritório. Mas se quiser confirmar nosso endereço, ficamos na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105 – Brooklin Paulista, São Paulo – SP, 04571-010.

      Se tiver mais dúvidas é só falar com a gente!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Empréstimo com Garantia

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Fuja das dívidas caras e encontre alternativas mais baratas para realizar sonhos.

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Empréstimo com Garantia

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Você está pagando taxas elevadas pelo empréstimo e busca uma modalidade mais barata? Conheça essas duas possibilidades.

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Empréstimo com Garantia

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Vai fazer um empréstimo com garantia ou financiamento? Essa sigla tem tudo a ver com a quantia solicitada; entenda

O que é carro alienado? Entenda como funciona

Empréstimo com Garantia

O que é carro alienado? Entenda como funciona

Carro alienado é uma ótima alternativa para conseguir crédito com juros baixos. Além disso, é possível vendê-lo e comprá-lo. Entenda como.