Como conseguir empréstimo pessoal online de forma segura e vantajosa

O empréstimo pessoal online é indicado para cobrir desde pequenas despesas extras até para realizar os sonhos mais caros. Hoje em dia, fica ainda fácil solicitar o recurso: basta recorrer à internet. Existem inúmeras empresas confiáveis e no artigo a seguir você vai saber onde conseguir seu crédito de forma segura e quais cuidados tomar.

As dívidas estão presentes na vida de milhares de brasileiros e tiram o sono de muita gente. Uma das soluções para sair dessa situação e realizar seus sonhos é contratar empréstimo pessoal online. Em especial, quando o procedimento é feito pela internet você ganha tempo e não precisa se deslocar.

É uma oportunidade de trocar vários débitos por um só e pagar tudo de uma vez. Assim, você fica com as finanças em dia e a conta no azul. E passa a ter uma quantia a mais todo mês para concretizar outros planos.

A internet pode ser uma grande aliada para buscar esse recurso. Neste artigo vamos mostrar que em meio a golpes e armadilhas, existem vários sites confiáveis para conseguir crédito. É possível fazer uma solicitação de forma segura e evitar burocracias. Parte do processo pode ser resolvido pelo computador ou celular e serve para facilitar sua vida.  

Porém, é importante saber quando essa linha de crédito é a melhor solução e quando não vale a pena. Quer ter sucesso na operação e contratar empréstimo pessoal online de forma prática e vantajosa? Entenda como funciona, quais as condições de pagamento e onde solicitar.    

 

Como funciona o empréstimo pessoal online

Essa linha de crédito é destinada à Pessoa Física e em muitos casos pode ser solicitada pela internet. Para entender melhor o que é, confira as características do empréstimo pessoal e os critérios para consegui-lo.

 

Empréstimo pessoal com ou sem garantia?

O empréstimo pessoal é oferecido por bancos e financeiras. Existem duas opções bastante usadas: sem garantia e com garantia.

No primeiro caso, a instituição não exige nenhum bem, por exemplo, para assegurar o pagamento. O cliente é apenas avaliado financeiramente pela empresa para ver se pode quitar as parcelas emprestadas. Se for aprovado, o valor é liberado na conta corrente do cliente. O banco não tem nenhuma garantia de que o solicitante irá saldar o débito e corre alto risco de inadimplência. Por isso, as condições de pagamento são pouco vantajosas e tem juros elevados.

É muito usado para conseguir baixos valores e saldar em poucas parcelas. Por exemplo, é possível solicitar R$600 e saldar em três meses.

Por outro lado, no empréstimo com garantia o cliente precisa ter um bem próprio para deixar em alienação fiduciária. Ou seja, a propriedade passa para o nome da instituição, mas pode ser usada normalmente pelo dono. Inclusive, é possível vender ou alugar o bem mesmo enquanto não termina de quitar as parcelas.

Nessa situação, a empresa tem o pagamento assegurado e, portanto, consegue oferecer os menores juros do mercado e prazos longos. Além disso, você tem acesso a elevadas quantias. É indicado para quem tem sonhos caros, como quitar todas as dívidas, pagar o casamento ou reformar a casa.

O processo até ter o dinheiro em mãos é mais demorado, devido à análise de crédito e do bem em garantia. Mas a espera é recompensada por juros menores e prazos maiores, além do crédito elevado.

E o risco de perder seu bem é quase zero, já que a tomada é muito burocrática. Além disso, a empresa não tem lucro. Isso porque a propriedade vai a leilão e a instituição corre o risco de não receber o mesmo valor emprestado.

Taxas e condições de pagamento

As taxas de juros para o empréstimo pessoal variam entre 4% e 10% ao mês. Mas tudo depende da instituição, do seu perfil de crédito e do valor solicitado.

Na soma de todos os custos da operação é incluído principalmente o IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Em alguns casos, é exigido o Seguro Prestamista, caso o solicitante faleça antes de saldar o débito. Se não estiver no contrato e o solicitante morrer, a família deve continuar pagando o empréstimo.

Os critérios para contratar o empréstimo pessoal online variam de uma empresa para outra. Porém, no geral, são:

  • Ter no mínimo um ano de conta bancária;
  • Não ter nome sujo;
  • Não ter sido inadimplente nos últimos meses;

Como fazer um empréstimo

Antes de solicitar um empréstimo pessoal online é importante saber o passo a passo para isso. Confira também a lista com a documentação necessária para iniciar o processo.

Como contratar

O primeiro passo é fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Assim você tem uma estimativa do valor da dívida, de acordo com o número de parcelas e o crédito requerido.

Se concordar com a proposta, pode solicitar o recurso também pela internet. Para isso, basta preencher alguns dados pessoais e aguardar o contato da empresa para as próximas etapas.

Quando o processo é feito pela internet é mais rápido e prático. Isso evita que você encare filas no banco e burocracias.

 

Documentos necessários

É necessário apresentar alguns documentos pessoais para conseguir o empréstimo pessoal online:

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço dos últimos três meses
  • CLT  devem apresentar os dois últimos holerites
  • Autônomos e empresários devem apresentar os dois últimos meses do extrato movimentado

Vantagens e cuidados

Para saber se esse é o melhor empréstimo para sua situação financeira, é importante conhecer os prós e contras.

Normalmente, o empréstimo pessoal sem garantia é mais adequado para quem está em uma emergência cara. Por exemplo, se um parente precisa fazer um tratamento médico de valor alto e você não tem dinheiro para quitar a dívida no próximo mês.  

Também é indicada para solicitar quantias pequenas, como menos de R$1000, e pagar em poucas parcelas. Além disso, o crédito costuma ser liberado de forma rápida, muitas vezes em até 48 horas.

Por outro lado, neste caso os juros são muito elevados em relação a outras modalidades. A taxa média fica em 7% ao mês, de acordo com o Banco Central. Além disso, como o empréstimo pessoal online é de fácil acesso, é necessário se controlar para não solicitar mais do que precisa. Se isso acontecer você pode se endividar ainda mais e terminar no vermelho.

Em caso de negativados, os juros costumam ser ainda maiores e as condições de pagamento pouquíssimo vantajosas.

Já o empréstimo com garantia é interessante para quem precisa de bastante dinheiro e busca as menores taxas. De acordo com Banco Central os juros médios são 1,3% ao mês para imóvel e 2,43% ao mês para veículo. No fim das contas ainda economiza um bom dinheiro e assume uma dívida que cabe no seu bolso. Se pretende abrir um negócio ou acabar com as dívidas, essa modalidade é bastante indicada.

O processo até ter o crédito na sua conta é um pouco demorado. Isso porque a instituição faz análise de crédito e do imóvel a se tornar garantia. Costuma levar em torno de um mês ou um pouco mais. No entanto, se você esperar terá acesso a prazos longos e valores bem altos.

LEIA MAIS>> 9 dicas para fazer um empréstimo online seguro 

Onde fazer um empréstimo pessoal seguro

Você pode realizar essa operação com bancos e financeiras, instituições tradicionais. Mas o mercado tem se modernizado e novas empresas passam a operar.

As fintechs são exemplos de companhias baseadas em inovação e tecnologia que buscam melhorar os serviços financeiros. O objetivo é torná-los mais flexíveis e fáceis de acessar. Parte do processo pode ser feito pela internet, sem ter que se deslocar e perder tempo.

A Creditas, por exemplo, é uma fintech que oferece empréstimo com garantia. Tem um imóvel? Você pode conseguir até 60% do valor do bem e quitar em até 240 meses. Além de se destacar pelo prazo extenso e pelo crédito alto, a taxa mínima é de 1,15% ao mês.

Se você tem um veículo também pode contratar o recurso. Tem direito a pedir 90% do valor do bem e pode saldar o débito em até 48 meses. Nesse caso, a taxa mínima é de 1,75% ao mês.

Para ter mais segurança, desconfie de empresas que pedem parcelas antecipadas, porque isso é proibido por Lei. Procure comentários no Reclame Aqui e confira o CNPJ e Razão Social. Verifique como o negócio é apontado na mídia também.

Conheça taxas e critérios da instituição. Assim, fica mais fácil saber qual é melhor para seu perfil. Você pode optar por aquela com menores juros, para ter uma dívida mais baixa.  

Compare as taxas entre diferentes linhas de crédito:

Para finalizar, nossa sugestão é para acessar outros conteúdos da Revista Creditas e sempre acompanhar novas dicas de finanças pessoais. Também não deixe de escrever outras dúvidas sobre o assunto nos comentários abaixo.

SOLICITE UM EMPRÉSTIMO NA CREDITAS

 

Como conseguir empréstimo pessoal online de forma segura e vantajosa
5 (100%) 1 vote

Relacionados

Crefisa: como funciona o empréstimo para negativad... Funcionários públicos, aposentados e pensionistas negativados conseguem empréstimo pessoal na Crefisa, mas pagam quase o dobro de juros Se você est...
Saiba como renegociar seu empréstimo consignado Em muitos casos é comum adquirir um crédito consignado para quitar as dívidas, comprar um veículo, arrumar a casa ou investir nos estudos. Isso porque...
Onde e como fazer empréstimo com cheque Os empréstimos em geral podem representar um excelente recurso se soubermos escolher o que melhor atende às nossas necessidades e administrá-lo corret...
Empréstimo: como escolher a melhor opção Existem muitos tipos de empréstimo e escolher o melhor não costuma ser uma tarefa simples. Cada um atende às necessidades diferentes e, em razão disso...

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *