Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Como conseguir empréstimo pessoal online de forma segura e vantajosa

emprestimo pessoal online

As dívidas estão presentes na vida de milhares de brasileiros e tiram o sono de muita gente. Uma das soluções para sair dessa situação e realizar seus sonhos é contratar empréstimo pessoal online. Em especial, quando o procedimento é feito pela internet você ganha tempo e não precisa se deslocar.

É uma oportunidade de trocar vários débitos por um só e pagar tudo de uma vez. Assim, você fica com as finanças em dia e a conta no azul. E passa a ter uma quantia a mais todo mês para concretizar outros planos.

A internet pode ser uma grande aliada para buscar esse recurso. Neste artigo vamos mostrar que em meio a golpes e armadilhas, existem vários sites confiáveis para conseguir crédito. É possível fazer uma solicitação de forma segura e evitar burocracias. Parte do processo pode ser resolvido pelo computador ou celular e serve para facilitar sua vida.  

Porém, é importante saber quando essa linha de crédito é a melhor solução e quando não vale a pena. Quer ter sucesso na operação e contratar empréstimo pessoal online de forma prática e vantajosa? Entenda como funciona, quais as condições de pagamento e onde solicitar.    

 

Como funciona o empréstimo pessoal online

Essa linha de crédito é destinada à Pessoa Física e em muitos casos pode ser solicitada pela internet. Para entender melhor o que é, confira as características do empréstimo pessoal e os critérios para consegui-lo.

 

Empréstimo pessoal com ou sem garantia?

O empréstimo pessoal é oferecido por bancos e financeiras. Existem duas opções bastante usadas: sem garantia e com garantia.

No primeiro caso, a instituição não exige nenhum bem, por exemplo, para assegurar o pagamento. O cliente é apenas avaliado financeiramente pela empresa para ver se pode quitar as parcelas emprestadas. Se for aprovado, o valor é liberado na conta corrente do cliente. O banco não tem nenhuma garantia de que o solicitante irá saldar o débito e corre alto risco de inadimplência. Por isso, as condições de pagamento são pouco vantajosas e tem juros elevados.

É muito usado para conseguir baixos valores e saldar em poucas parcelas. Por exemplo, é possível solicitar R$600 e saldar em três meses.

Por outro lado, no empréstimo com garantia o cliente precisa ter um bem próprio para deixar em alienação fiduciária. Ou seja, a propriedade passa para o nome da instituição, mas pode ser usada normalmente pelo dono. Inclusive, é possível vender ou alugar o bem mesmo enquanto não termina de quitar as parcelas.

Nessa situação, a empresa tem o pagamento assegurado e, portanto, consegue oferecer os menores juros do mercado e prazos longos. Além disso, você tem acesso a elevadas quantias. É indicado para quem tem sonhos caros, como quitar todas as dívidas, pagar o casamento ou reformar a casa.

O processo até ter o dinheiro em mãos é mais demorado, devido à análise de crédito e do bem em garantia. Mas a espera é recompensada por juros menores e prazos maiores, além do crédito elevado.

E o risco de perder seu bem é quase zero, já que a tomada é muito burocrática. Além disso, a empresa não tem lucro. Isso porque a propriedade vai a leilão e a instituição corre o risco de não receber o mesmo valor emprestado.

Taxas e condições de pagamento

As taxas de juros para o empréstimo pessoal variam entre 4% e 10% ao mês. Mas tudo depende da instituição, do seu perfil de crédito e do valor solicitado.

Na soma de todos os custos da operação é incluído principalmente o IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Em alguns casos, é exigido o Seguro Prestamista, caso o solicitante faleça antes de saldar o débito. Se não estiver no contrato e o solicitante morrer, a família deve continuar pagando o empréstimo.

Os critérios para contratar o empréstimo pessoal online variam de uma empresa para outra. Porém, no geral, são:

  • Ter no mínimo um ano de conta bancária;
  • Não ter nome sujo;
  • Não ter sido inadimplente nos últimos meses;

Como fazer um empréstimo

Antes de solicitar um empréstimo pessoal online é importante saber o passo a passo para isso. Confira também a lista com a documentação necessária para iniciar o processo.

Como contratar

O primeiro passo é fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Assim você tem uma estimativa do valor da dívida, de acordo com o número de parcelas e o crédito requerido.

Se concordar com a proposta, pode solicitar o recurso também pela internet. Para isso, basta preencher alguns dados pessoais e aguardar o contato da empresa para as próximas etapas.

Quando o processo é feito pela internet é mais rápido e prático. Isso evita que você encare filas no banco e burocracias.

 

Documentos necessários

É necessário apresentar alguns documentos pessoais para conseguir o empréstimo pessoal online:

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço dos últimos três meses
  • CLT  devem apresentar os dois últimos holerites
  • Autônomos e empresários devem apresentar os dois últimos meses do extrato movimentado

Vantagens e cuidados

Para saber se esse é o melhor empréstimo para sua situação financeira, é importante conhecer os prós e contras.

Normalmente, o empréstimo pessoal sem garantia é mais adequado para quem está em uma emergência cara. Por exemplo, se um parente precisa fazer um tratamento médico de valor alto e você não tem dinheiro para quitar a dívida no próximo mês.  

Também é indicada para solicitar quantias pequenas, como menos de R$1000, e pagar em poucas parcelas. Além disso, o crédito costuma ser liberado de forma rápida, muitas vezes em até 48 horas.

Por outro lado, neste caso os juros são muito elevados em relação a outras modalidades. A taxa média fica em 7% ao mês, de acordo com o Banco Central. Além disso, como o empréstimo pessoal online é de fácil acesso, é necessário se controlar para não solicitar mais do que precisa. Se isso acontecer você pode se endividar ainda mais e terminar no vermelho.

Em caso de negativados, os juros costumam ser ainda maiores e as condições de pagamento pouquíssimo vantajosas.

Já o empréstimo com garantia é interessante para quem precisa de bastante dinheiro e busca as menores taxas. De acordo com Banco Central os juros médios são 1,3% ao mês para imóvel e 2,43% ao mês para veículo. No fim das contas ainda economiza um bom dinheiro e assume uma dívida que cabe no seu bolso. Se pretende abrir um negócio ou acabar com as dívidas, essa modalidade é bastante indicada.

O processo até ter o crédito na sua conta é um pouco demorado. Isso porque a instituição faz análise de crédito e do imóvel a se tornar garantia. Costuma levar em torno de um mês ou um pouco mais. No entanto, se você esperar terá acesso a prazos longos e valores bem altos.

LEIA MAIS>> 9 dicas para fazer um empréstimo online seguro 

Onde fazer um empréstimo pessoal seguro

Você pode realizar essa operação com bancos e financeiras, instituições tradicionais. Mas o mercado tem se modernizado e novas empresas passam a operar.

As fintechs são exemplos de companhias baseadas em inovação e tecnologia que buscam melhorar os serviços financeiros. O objetivo é torná-los mais flexíveis e fáceis de acessar. Parte do processo pode ser feito pela internet, sem ter que se deslocar e perder tempo.

A Creditas, por exemplo, é uma fintech que oferece empréstimo com garantia. Tem um imóvel? Você pode conseguir até 60% do valor do bem e quitar em até 180 meses. Além de se destacar pelo prazo extenso e pelo crédito alto, a taxa mínima é de 1,15% ao mês.

Se você tem um veículo também pode contratar o recurso. Tem direito a pedir 70% ou 80% do valor do bem e pode saldar o débito em até 48 meses. Nesse caso, a taxa mínima é de 1,49% ao mês.

Para ter mais segurança, desconfie de empresas que pedem parcelas antecipadas, porque isso é proibido por Lei. Procure comentários no Reclame Aqui e confira o CNPJ e Razão Social. Verifique como o negócio é apontado na mídia também.

Conheça taxas e critérios da instituição. Assim, fica mais fácil saber qual é melhor para seu perfil. Você pode optar por aquela com menores juros, para ter uma dívida mais baixa.  

Compare as taxas entre diferentes linhas de crédito:

Para finalizar, nossa sugestão é para acessar outros conteúdos da Revista Creditas e sempre acompanhar novas dicas de finanças pessoais. Também não deixe de escrever outras dúvidas sobre o assunto nos comentários abaixo.

 

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. João januário Gomes disse: às 12:28

    Como seria feita a vistoria no veículo. O tel (11)3522 8009 ,nunca atende.

    • Revista Creditas disse: às 16:40

      Oi, João
      A vistoria do carro é realizada por uma empresa especializada e o agendamento é feito após a aprovação da análise de crédito.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Empréstimo online: 8 mitos e verdades

Empréstimo Online

Empréstimo online: 8 mitos e verdades

Falta de conhecimento é um entrave para tomar crédito na internet. Confira o que é fake e o que é verdade sobre o tema

Mais perto da revolução: Banco Central regulamenta fintechs

Empréstimo Online

Mais perto da revolução: Banco Central regulamenta fintechs

Medida aumenta concorrência e beneficia o consumidor. Bancos tradicionais terão que se modernizar.

9 dicas para fazer um empréstimo online seguro

Empréstimo Online

9 dicas para fazer um empréstimo online seguro

Cuide dos seus dados e do seu dinheiro! Conheça técnicas simples para driblar fraudadores

Descubra onde conseguir crédito online

Empréstimo Online

Descubra onde conseguir crédito online

Indicar uma instituição confiável para fazer um empréstimo não é algo fácil. Pensando em te ajudar, apresentamos neste texto quais são as melhores emp ...

Veja mais