Empréstimo para autônomo: saiba como funciona

O trabalhador autônomo, seja ele formal ou informal, consegue solicitar um empréstimo em praticamente todas as instituições financeiras sem grandes complicações. A principal dúvida que surge diz respeito a comprovação de renda mas, de forma geral, basta que se tenha uma conta corrente com movimentação. Neste artigo, vamos tentar descomplicar a questão de comprovação de renda e apresentar as principais linhas de crédito disponíveis para trabalhadores autônomos.

Assim como um funcionário público, privado ou beneficiário do INSS, o trabalhador autônomo passa pelo processo de análise de crédito. Essa análise serve para verificar se o cliente tem as condições mínimas necessárias para adquirir o empréstimo, ou seja, se ele terá condições de pagar as parcelas sem comprometer muito da renda média dele. Nesta análise o banco confere o histórico de pagamento de dívidas, se o possível cliente está com o nome sujo (cadastrado em algum órgão de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa), a renda mensal, além de outros pontos menos relevantes, como movimentação bancária, se tem filhos, imóveis, entre outros.

Como o autônomo comprova renda?

No geral, é solicitado o extrato bancário dos últimos três meses, o comprovante de Imposto de Renda, se houver, e a situação atual do CPF, se este está com alguma restrição ou não.

Que tipo de empréstimo o autônomo pode solicitar?

O profissional autônomo consegue solicitar praticamente qualquer tipo de empréstimo. Há algumas exceções, no entanto, como, por exemplo, o empréstimo consignado. O consignado é uma modalidade de crédito que coloca o seu salário como garantia de pagamento, e está disponível apenas para trabalhadores de empresas privadas que disponibilizam o benefício, funcionários públicos e pensionistas do INSS.

Ainda assim, existem muitas outras linhas de crédito disponíveis para o profissional autônomo, como o empréstimo pessoal, o empréstimo com imóvel em garantia, o empréstimo com veículo em garantia, e até o empréstimo com cheque em garantia e cheque especial (LIS).
Aqui cabe uma ressalva: analise as taxas de juros. Algumas modalidades de empréstimo têm a contratação facilitada, contudo, cobram juros altíssimos. Isso se aplica principalmente para o cheque especial (LIS) e do rotativo do cartão, por exemplo. Nestes casos, os juros podem chegar a 500% ao ano.

Valores do empréstimo

No caso do autônomo, algumas instituições financeiras podem restringir o valor do empréstimo, pelo fato do solicitante não possuir a garantia de um salário mensal. Em outras palavras, você pode querer solicitar R$ 20 mil de empréstimo, mas ter acesso a apenas R$ 15 mil. Isso de fato pode acontecer. Mas as taxas de juros não podem ser diferenciadas apenas porque o cliente é autônomo. Compare linhas de crédito e sempre negocie para pagar juros justos de acordo com o valor e o tipo de empréstimo que você tem interesse em contratar.

Características do empréstimo para autônomos

As características são as mesmas. Na maioria dos casos as exceções se aplicam nas parcelas. Uma vez que o solicitante, possivelmente, terá acesso a menos dinheiro, o prazo para a quitação da dívida também será menor. Ainda assim, a diferença não é tão significante. Fora isso, as condições continuam sendo as mesmas, confira:

  • Empréstimo pessoal: juros médios de 7,49% ao mês; em muitos casos até 48 horas para a liberação do valor em conta e em média 30 meses para o pagamento
  • Empréstimo com imóvel em garantia: juros a partir de 1,15% ao mês; liberação em até dois meses e prazo para pagamento de até 20 anos (240 vezes)
  • Empréstimo com veículo em garantia: juros a partir de 1,99% ao mês; liberação do valor pode ser feita em 24hrs e o empréstimo pode ser parcelado em até 5 anos (60 vezes)

Bancos que aceitam autônomos

Hoje em dia praticamente todos os bancos e financeiras fornecem empréstimo para autônomos: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Citibank, BancoPan, BV Financeira, entre vários outros. Antes de tomar qualquer decisão, procure simular as condições do seu empréstimo. A plataforma online da Creditas, por exemplo, permite que você simule valores, prazos e tenha acesso a propostas de acordo com o seu perfil.

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

  1. eu quero fazer um empréstimo para pagar minhas contas mas não sei como funciona preciso muito de um empréstimo por favor me ajudem meu marido trabalha na usina raiz de santa maria da serra

    Responder

    1. Time Creditas 09/05/2017 at 6:58 PM

      Oi, Beatriz! A solicitação de empréstimo pode ser feita totalmente online no nosso site: http://www.creditas.com.br! Qualquer dúvida, fique a vontade para a mandar um e-mail para meajuda@creditas.com.br 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *