Como conseguir empréstimo para autônomo

empréstimo para autônomo

Ter acesso a um empréstimo para autônomo com condições justas ainda é um desafio para muitos profissionais. Isso porque os bancos são muito exigentes na comprovação de renda e só concedem o recurso se você se adequar às diretrizes. Mas, existem linhas de crédito mais flexíveis que podem te atender.

E, para quem não sabe, se uma pessoa tem uma ocupação, mas não tem vínculo empregatício, pode ser considerado autônomo. É chamado assim quem trabalha por conta própria e presta serviços ocasionalmente, não necessariamente com recorrência.

Como cada vez mais o âmbito profissional tem se tornado informal, as instituições financeiras também se adaptaram na concedência de crédito. Hoje, muitas oferecem empréstimo mesmo se você não tem carteira assinada.

E você deve estar se perguntando “mas é possível comprovar renda mesmo assim?”. Saiba que existem algumas formas de fazer isso, inclusive assegurar o pagamento com um bem em garantia.

Modalidades de empréstimo para autônomo

Compare as linhas de crédito, veja qual combina mais com seu perfil financeiro, suas necessidades e objetivos. Você pode começar comparando as taxas de juros, de acordo com dados do Banco Central:

Também não deixe de calcular se a parcela cabe no seu bolso. Afinal, de acordo com regras do Banco Central você não pode comprometer mais de 30% da renda com dívidas. Para controlar isso melhor uma sugestão é usar uma planilha de gastos.

Cheque especial

Uma pessoa pode cair nessa linha de crédito sem querer. Sabe quando acaba o dinheiro da conta, mas você ainda tem recursos para usar? Na verdade, esse capital extra, chamado de cheque especial, fica disponível automaticamente e pode passar despercebido.

O problema principal são os juros exorbitantes dessa modalidade. O banco não sabe quando o valor devido entrará na sua conta novamente a instituição cobra taxas altíssimas (em torno de 324% ao ano). E quando a quantia for depositada, será descontada na mesma hora para pagar.

Portanto, o cheque especial só deve ser usado em situações emergenciais – e mesmo assim tente devolver o recurso o mais rápido possível. Do contrário, você pode acumular uma dívida muito elevada e impedir o pagamento de outras contas.

O alerta é ainda maior no caso de empréstimo para autônomo, uma vez que a renda mensal não costuma ser fixa. Pode ser ainda mais desafiador pagar tudo quando você não sabe exatamente quanto você receberá no próximo mês.  

Empréstimo pessoal

É uma modalidade de crédito destinada à Pessoa Física. O empréstimo pessoal é oferecido por bancos, financeiras e fintechs. É conhecido pela rapidez da liberação do dinheiro. Em poucos dias você pode ter o valor em conta.

Porém, se você não oferece nenhuma garantia de pagamento para a empresa o risco de não pagar é alto. Justamente essa chance de inadimplência é repassada por meio de juros para o consumidor. Então, nesse caso as taxas são bem elevadas, chegando a 125% ao ano – e tornam as parcelas mais caras.

Empréstimo com garantia

Já o empréstimo com garantia tem condições de pagamento diferenciadas: os juros são os menores do mercado e os prazos são bem longos. Tem ganhado bastante espaço no Brasil nos últimos anos por permitir também o acesso a quantias elevadas.

Para isso, você pode garantir o pagamento com um bem por meio de um contrato. Mas, fique tranquilo, a posse continua sua e pode continuar usando seu carro ou casa normalmente durante o processo. O procedimento de deixar a propriedade atrelada à empresa é chamado de alienação fiduciária.

Microcrédito

O microcrédito atende micro e pequenos empreendedores sem dinheiro para começar ou investir no negócio. Esse empréstimo para autônomo é uma possibilidade de reformar sua empresa, aumentar o capital de giro, sem esperar anos para juntar os recursos necessário. Depois, você pode inclusive pagar a dívida com o próprio lucro.

Como comprovar renda

No geral, há três possibilidades de comprovação:

  • Apresentação de extrato bancário dos últimos três ou seis meses
  • Comprovante de Imposto de Renda, se houver
  • Apresentação de contratos e recibos de serviços prestados

Onde contratar

Você pode solicitar empréstimo para autônomo em instituições variadas. Atualmente não só bancos e financeiras oferecem modalidades de crédito, mas também fintechs. Essas empresas investem muito em tecnologia e são especialistas em finanças.

O objetivo delas é facilitar o acesso ao empréstimo, já que você consegue resolver parte do processo pela internet e economizar tempo. Não precisa mais ir até a agência bancária só para isso.

A Creditas é uma fintech que vem se tornando cada vez mais uma referência em empréstimo com garantia. É possível alienar o veículo por uma taxa mínima de 1,49% ao mês e ter acesso a até 90% do valor total do bem. O prazo para pagar chega a 48 meses.

Se precisar de mais dinheiro, pode deixar o imóvel em garantia para conseguir até 60% do que vale. Tem até 240 meses para quitar tudo.

Para isso, você atrela seu bem à empresa por meio de um contrato e pode usá-lo normalmente mesmo assim. A posse direta continua sua. Esse processo é chamado de alienação fiduciária.

Você pode fazer parte do processo pela internet e o diferencial está na facilidade de comprovação de renda para autônomos. Basta apresentar os holerites dos últimos seis meses.

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

17 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. e achei legal como sera que eu posso pdir um porque estou com restriçao no meu nome e gostaria de fazer um emprestimo para limpar meu nome sou empregada de carteira assinada de empresa privada

    1. Oi Maria, tudo bem?

      Você já conhece nossas modalidades? Aqui na creditas fazemos empréstimo com garantia de imóvel ou de automóvel 🙂
      Dependendo da restrição nós conseguimos te atender!
      Faz uma simulação lá no nosso site https://www.creditas.com.br/

    1. Olá Leonardo, Nós da Creditas trabalhamos apenas com as modalidades de empréstimo com garantia de imóvel e automóvel.

  2. Sou vendedora autônomo e também consultora de cosméticos e estou negativado com a natura e boticário preciso de um empréstimo rápido para quitar essas dívidas para poder voltar a ativa .Mi. ajudem por favor

    1. Oi, Maria!
      Aqui na Creditas, oferecemos empréstimos com garantia, de imóveis ou de automóveis. Por ter uma garantia, esse tipo de empréstimo possui taxas muito mais baixas, a partir de 1.15%. Qual modalidade você tem interesse? Acesse nosso site para saber mais: http://www.creditas.com.br

  3. Eu to negativado e presciso de um empréstimo para colocar um negócio pra mim eu sou autónomo

    1. Olá Romário,

      Nós da Creditas trabalhamos apenas com as modalidades de empréstimo com garantia de imóvel e automóvel. Caso se interesse pode entrar em contato conosco 🙂

    1. Oi Lucilene, tudo bem?

      No empréstimo com imóvel em garantia, precisamos que o imóvel tenha um valor mínimo de R$150.000, e possua a capa de IPTU, o habite-se (averbação da construção) e a matrícula registrada em cartório de imóveis. O valor mínimo do empréstimo deve ser de $30.000 e conseguimos solicitar até 50% do valor do imóvel. Conseguimos trabalhar com imóveis financiados, desde que o saldo devedor + o valor do empréstimo não ultrapasse 50% do valor do imóvel também. As taxas são a partir de 1,15% e prazos de 60 a 240 meses 🙂
      Sugiro que faça uma simulação e solicitação lá no nosso site, assim um dos nossos consultores entrará em contato para seguir com a análise.
      https://www.creditas.com.br/emprestimo/garantia-imovel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

6 formas seguras de conseguir dinheiro emprestado

Empréstimos e Financiamentos

6 formas seguras de conseguir dinheiro emprestado

Esse recurso pode ser útil em uma situação emergencial, para pagar um produto à vista e até iniciar projetos pessoais.

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Empréstimos e Financiamentos

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Entenda a relação entre as instituições correspondentes e os órgãos bancários. Saiba por quê facilitam seu cotidiano.

O que é análise de crédito e qual a finalidade

Empréstimos e Financiamentos

O que é análise de crédito e qual a finalidade

A análise de crédito está mais presente no seu cotidiano do que imagina. Em qualquer operação financeira você passa por isso. “Como exemplos, podemos ...

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Empréstimos e Financiamentos

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Precisa de dinheiro, mas não sabe se deve fazer um empréstimo? Leia este texto e veja em quais situações é válido recorrer a este recurso.

Procura uma solução para reformar ou construir a casa dos sonhos?

O Creditas Reforma é uma solução para financiar todos os custos da sua reforma ou construção, desde o projeto arquitetônico, material de construção, até o móvel planejado e os detalhes da decoração.

Mais vistos