Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Empréstimo online: 8 mitos e verdades

Falta de conhecimento sobre o produto e de informação correta são os principais motivos que dificultam o acesso ao empréstimo na internet

mitos e verdades sobre o empréstimo online

Cada vez mais, o Brasil está surfando na onda das fintechs – empresas que oferecem serviços financeiros por meios tecnológicos. A disseminação da internet, os avanços da sociedade e a  inovação no mercado de trabalho têm contribuído muito para esse avanço. E o reflexo desse cenário já pode ser observado com força no Brasil. Atualmente, o país conta com cerca de 400 fintechs, segundo um estudo realizado pela Finninovation, responsável por mapear o setor de  fintechs no país e na América Latina. Desse montante, 15% representa a área de empréstimos online, com o total de 56 startups.

Embora o número de fintechs voltadas ao empréstimo tenha aumentando com o passar dos anos, ainda existem muitas dúvidas dos consumidores quando eles pensam em tomar empréstimo online. Para o especialista Filipe Pires, professor do MBA em finanças do Ibmec-RJ, um dos principais pontos para a desconfiança das pessoas é, justamente, a falta de informação correta sobre o tema.

Por ser um recurso relativamente novo, ainda há uma lacuna de entendimento para grande parte das pessoas. Isso gera desconfiança e faz com que algumas pessoas desistam de tomar um crédito online por receio de fraude. “Se para pessoas que trabalham no mercado financeiro ainda pode parecer confuso, imagina para quem não tem familiaridade com o assunto”, diz o especialista. “Há um déficit de conteúdo básico, e se eu não vejo na mídia, se eu não sei como fazer, fica um pouco mais difícil para confiar.”

Para ajudar sanar as principais dúvidas, separamos alguns tópicos sobre empréstimo online e perguntamos ao professor o que é mito e o que é verdade. Confira, a seguir.

– Devo efetuar algum depósito antecipado para conseguir um empréstimo online?

MITO

Desconfie de imediato se alguma empresa exigir depósito antecipado para conceder o crédito. Esse pedido é ilegal: há uma regra no Banco Central que proíbe a prática. Portanto, em grande parte dos casos, o pagamento antecipado pode se tratar de um golpe. Fique atento.

Para pedir um empréstimo online, você deve entrar em contato com a empresa que fornece o crédito. Na sequência, disponibilizará seus dados para que a companhia faça a análise de crédito. Após todo o trâmite de documentação, análise de crédito e validação dos documentos, há o processo de formalização do pedido. Nesse momento, o tomador de empréstimo receberá um documento (Cédula de Crédito Bancário).

Com o contrato firmado, a próxima etapa é receber o valor do crédito tomado. Só após esses processos que há o pagamento das parcelas do empréstimo.

Outra dica é sempre procurar alguma instituição que tenha o aval de operação do Banco Central. “Antes de qualquer contratação, verifique junto ao site do Banco Central a lista das instituições autorizadas a conceder empréstimos. Esse é o primeiro passo para se ter mais segurança sobre com quem estamos tratando”, diz o professor. 

– Empréstimo online é mais caro?

MITO

Empresas que oferecem crédito online normalmente conseguem dispor de taxas menores. Isso acontece porque há a economia de não ter os gastos com agências. As chamadas fintechs possuem uma estrutura bem mais simplificada e não possuem agências físicas, como em instituições “tradicionais”. Esse modelo faz com que o repasse dos custos da operação sejam bem menores.

Além disso, por se tratar de um ambiente digital, o crédito online é mais acessível: qualquer pessoa com acesso a internet pode solicitar o crédito. Tal medida faz com que o credor tenha mais cuidado para avaliar o empréstimo, o que diminui o risco da operação. Consequentemente, o crédito pode ser concedido com taxas menores e mais acessíveis. 

–  As etapas do empréstimo online são os mesmos que em bancos/agências?

DEPENDE

Em alguns casos, como no empréstimo pessoal, por exemplo, o processo para tomar empréstimo online ocorre da mesma maneira em ambas as modalidades. Isso acontece porque para conceder o crédito, as empresas realizam uma análise da situação financeira do tomador, assim como pedem documentos e elaboram um contrato para firmar o acordo. O que diferencia um empréstimo online dos de agências físicas é a burocracia, a locomoção e a contratação.

Em um empréstimo online, normalmente, tudo é feito de maneira digital. O contrato, documento, e análise do perfil do tomador do empréstimo é feito pela internet, respeitando, claro, os padrões de segurança do processo. Já quando o pedido é feito em uma agência/banco físico, a pessoa deverá ir, em alguns momentos, até o local falar com o responsável pela operação.

– É possível me proteger de fraudes em empréstimos online?

VERDADE

Existem algumas dicas para não ser vítima de fraudes e golpes na internet, principalmente quando for tomar um empréstimo online. O primeiro passo é não realizar um pagamento antecipado (depósito). Muitas vezes, alguns fraudadores alegam que, por estar negativado, ou ter uma pontuação baixa para conseguir o crédito, você deve fazer um depósito antecipado. Desconfie.

“Algumas práticas escusas utilizam como isca o crédito fácil fazem uso de contas de depósito pessoais, mesmo citando nome de instituições financeiras e administradoras de recursos regularmente constituídas”, indica o professor. “Verifique com a própria instituição citada a veracidade das informações repassadas pelo suposto intermediador.”

Outros cuidados a serem tomados para não cair em golpes são: não empreste seu nome e/ou CPF para terceiros – cuide bem e proteja os seus dados; confira se a empresa tem uma boa reputação no mercado; certifique-se de que a empresa que você quer solicitar o crédito está habilitada a operar por órgãos reguladores e cheque as informações dela em sites confiáveis, notícias de jornais de credibilidade e etc.

– Meus dados serão consultados e eu passarei por uma análise de crédito?

VERDADE

As operações de empréstimo online pedem sim uma análise de crédito, assim como consultam suas informações em órgãos como o Banco Central, Serasa e SPC. Essa etapa do processo garante segurança tanto para o trâmite do empréstimo, quanto para a empresa que irá conceder o montante.

Para dar continuidade a esse procedimento, normalmente, as companhias que vão liberar o crédito pedem a sua autorização para conseguir analisar o crédito. “Dependendo do sistema utilizado para análise da nota de crédito do tomador, os dados serão pesquisados em sistemas que utilizam informações disponíveis por empresas de serviço proteção ao crédito”, explica o especialista. 

É também na etapa de análise de crédito que a instituição indica se o empréstimo será efetuado, ou não.

– É possível conseguir empréstimo online mesmo estando negativado?

VERDADE

Existem algumas maneiras de conseguir empréstimo online mesmo estando negativado no mercado. As condições, porém, não serão as melhores. Isso porque, para que a instituição que fornecerá o crédito consiga se manter protegida de eventuais calotes, as taxas e condições de empréstimo serão mais caras que o habitual.

Especialistas financeiros recomendam sempre ao consumidor tentar resolver a dívida e “limpar” o nome, antes de tomar um crédito. Mas, sabemos que em alguns momentos isso não será possível. Em casos como esse, vale a pena checar modalidades como o de empréstimo com garantia; empréstimo consignado; refinanciamento; consórcio e penhor.

– O processo para conseguir um empréstimo online é mais demorado que o normal?

MITO

Pelo contrário: justamente pela operação ser feita online, sem a necessidade de ir até a instituição para tomar o crédito, os processos costumam ser mais rápidos. Esqueça a história de ir até uma agência conversar com um gerente. O cadastro, a análise e todo o processo pré e pós análise é feito pela internet.

É importante lembrar que, dependendo do modelo do empréstimo, o trâmite pode ser um pouco mais longo. No entanto, no geral, os empréstimos online têm o benefício de serem mais ágeis e simples. “Tanto pela maior flexibilidade na condução da análise do perfil de risco do tomador, como pela menor burocracia operacional, o processo para liberação do empréstimo online tende a ser, na média, mais ágil do que o praticado pelo setor bancário”, diz Pires. 

– Estou fadado a cair em um golpe/fraude por pedir empréstimo online?

MITO

Em empresas sérias e listadas no Banco Central,  o empréstimo online é feito sem dor de cabeça ou receios de fraudes. Desconfie sempre se for pedido algum depósito antecipado, pesquise as informações da empresa na internet, como em redes sociais, e as recomendações delas em sites de avaliação.

Certifique-se de que todas as etapas de um empréstimo foram pedidas, se as análises foram feitas e tire todas as suas dúvidas com o consultor que estiver em contato com você. “Desde que se tome os devidos cuidados, não há maiores riscos na contratação de empréstimos online relação às demais operações dessa natureza com outras instituições”, conclui o especialista. 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Paula Bezerra

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Empréstimos: entenda como funcionam 7 das modalidades mais comuns

Empréstimos e Financiamentos

Empréstimos: entenda como funcionam 7 das modalidades mais comuns

Tire suas dúvidas sobre algumas das principais modalidades de crédito

Cooperativa de crédito: conheça vantagens e riscos

Empréstimos e Financiamentos

Cooperativa de crédito: conheça vantagens e riscos

Nesse modelo de negócio, você é cliente e dono ao mesmo tempo. Confira!

Saiba tudo sobre os comparadores de empréstimo

Empréstimos e Financiamentos

Saiba tudo sobre os comparadores de empréstimo

Conheça as plataformas que comparam as condições de inúmeras linhas de crédito e instituições

Compare: onde e como fazer financiamento de material de construção

Empréstimos e Financiamentos

Compare: onde e como fazer financiamento de material de construção

Essa é uma opção vantajosa para quem quer reformar, mas não tem dinheiro à vista