Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

9 dicas para fazer um empréstimo online seguro

empréstimo online seguro

O mercado de empréstimos online está crescendo a cada dia, mas ainda gera muita insegurança. A internet ainda causa hesitação na hora de colocar o dinheiro em uma operação de crédito. Porém, existem algumas coisas simples que as pessoas podem fazer para garantir que estão solicitando um empréstimo online seguro.

Criamos um checklist que pode ser utilizado para conferir a segurança das instituições avaliadas. Se a empresa passar em todos os quesitos, quer dizer que é segura e você está prestes a fazer um bom negócio.

 

Certificado de segurança do site

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o site que você está visitando possui um certificado de segurança. Portais seguros têm um selo SSL, um padrão global em tecnologia de segurança. Em geral, a marca é colocada no rodapé da página inicial.

Além disso, o navegador (Google Chrome, Firefox, etc) informa se a conexão é segura. Isso significa que senhas e informações pessoais compartilhadas permanecem protegidas. Para saber, procure o cadeado que aparece à esquerda do campo de URL.

Site Seguro

 

Não pague nada adiantado

As instituições que oferecem empréstimo são proibidas de cobrar qualquer quantia antecipadamente. Todas as empresas, sem exceção, que fazem cobranças condicionais para a liberação do crédito estão aplicando um golpe.

O cliente só precisa pagar de maneira antecipada alguma documentação necessária para seguir com a operação. E, mesmo assim, esse pagamento não será feito para a empresa, mas sim para a instituição responsável pela regularização dos papéis pendentes.

A obrigação do cliente em pagar as parcelas do empréstimo só pode surgir a partir do momento em que o dinheiro é liberado em conta.

 

Confira o CNPJ e razão social no site da Receita

O site da Receita Federal disponibiliza uma ferramenta onde é possível consultar a situação cadastral do CNPJ da empresa. Todas as instituições devem apresentar o número na sua homepage. Geralmente é encontrado no rodapé da página.

Caso haja alguma pendência no comprovante de inscrição, tome cuidado com as operações da empresa. Busque saber porque o CNPJ não está ok e entenda se isso pode interferir na sua linha de crédito.

 

Procure avaliações no Reclame Aqui e nas redes sociais

Pesquise a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Essa dica também vale para qualquer tipo de compra. Em relação a instituições financeiras, é possível descobrir se a empresa aplica fraudes, se o atendimento é bom e se resolve os problemas dos seus clientes.

Todas as avaliações são feitas pelos consumidores, que registram as reclamações no portal. Contudo, ao fazer uma queixa, tanto nos sites específicos, quanto nas redes sociais das empresas, não publique os seus contatos pessoais. Golpistas ficam monitorando as páginas para coletar dados e informações e utilizam para aplicar fraudes.

 

Confira o que a mídia falou sobre a empresa

Para fazer um empréstimo online seguro, não esqueça de buscar as menções sobre a empresa na mídia. Jogue o nome da empresa no Google News e veja todas as notícias que foram publicadas nos últimos tempos sobre a instituição.

A exposição midiática é um fator relevante para descobrir possíveis problemas que existam. Entretanto, o cliente também é capaz de saber mais sobre a empresa no setor de mercado em que ela atua, nesse caso, o financeiro.

 

Compare as taxas e condições

Existem várias instituições que fazem empréstimos. Cada uma é especialista em uma modalidade: empréstimo com garantia, crédito pessoal, consignado, crédito para empresas, entre outras. Por isso, as taxas e condições variam bastante entre as empresas.

Estude qual modelo seria mais benéfico para o seu perfil. Entre as instituições pré-selecionadas, descubra quais são as taxas e avalie se valem a pena em cima do valor necessário para pegar emprestado.

>> Se quiser saber mais, aprenda como calcular empréstimo.

 

Solicite o CET

O Custo Efetivo Total (CET) é representado pelo cálculo do empréstimo solicitado, somado aos juros e demais encargos cobrados. Esse valor varia, não só entre as empresas, mas também entre cada perfil de cliente. Dependendo da análise de crédito ou de um bem colocado em garantia, os juros se diferenciam.

As empresas também são obrigadas a informar o valor mínimo e máximo do CET ao ano. Essa conta é feita a partir das taxas de juros oferecidas e avaliando o perfil dos clientes que podem ser aprovados.

 

Desconfie se a empresa oferecer uma parcela superior a 30% da sua renda

É recomendado pelo Banco Central que a parcela de um empréstimo não seja maior do que 30% da renda mensal do cliente. Caso a empresa ofereça condições que ultrapassem essa margem, desconfie. Isso pode ser um erro de cálculo, como pode ser uma ação de má fé.

Isso porque comprometer mais do que 30% da renda com a linha de crédito vai prejudicar o orçamento familiar. Fazer um empréstimo online seguro não tem a ver apenas com a segurança da operação, mas também sobre proteger as finanças.

 

Solicite o contrato e leia com atenção

Para concluir com sucesso um empréstimo online seguro, leia com muita atenção o contrato. Se houver dificuldades, busque a ajuda de um profissional para entender todas as nuances do documento.

Empresas idôneas não vão colocar pegadinhas ou aplicar golpes por meio do contrato. Caso a instituição tenha sido aprovada nas dicas anteriores, a chance é pequena de tentarem lesar o cliente. Mas todo o cuidado é necessário no momento de solicitar um empréstimo.

Checklist Creditas

A Creditas é uma fintech especializada em empréstimo com garantia de imóvel e veículo. A empresa é regulamentada pelo Banco Central e segue todas as normas previamente definidas.

Para saber mais sobre os benefícios de colocar um bem em garantia em uma operação de crédito, clique aqui. Se você já entende do assunto e está interessado em uma linha de crédito com juros baixos, faça uma simulação no site.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Mais perto da revolução: Banco Central regulamenta fintechs

Empréstimo Online

Mais perto da revolução: Banco Central regulamenta fintechs

Medida aumenta concorrência e beneficia o consumidor. Bancos tradicionais terão que se modernizar.

Como conseguir empréstimo pessoal online de forma segura e vantajosa

Empréstimo Online

Como conseguir empréstimo pessoal online de forma segura e vantajosa

Solicitar empréstimos pela internet pode ser muito prático, mas requer alguns cuidados. Saiba mais aqui

Descubra onde conseguir crédito online

Empréstimo Online

Descubra onde conseguir crédito online

Indicar uma instituição confiável para fazer um empréstimo não é algo fácil. Pensando em te ajudar, apresentamos neste texto quais são as melhores emp ...

O que é fintech: entenda a revolução do mercado financeiro

Empréstimo Online

O que é fintech: entenda a revolução do mercado financeiro

Novas startups surgem prometendo acabar com os juros abusivos, com a burocracia dos bancos e com os investimentos de baixa rentabilidade. Essas empres ...

O que é Alienação Fiduciária?

Vale a pena entender como funciona porque a alienação fiduciária permite ter acesso a taxas de juros muito baixas.

 

Mais vistos