Deixar a dívida prescrever (caducar): vale a pena?

Não vale a pena deixar a dívida prescrever, pois, mesmo após 5 anos, você continuará sendo cobrado e terá dificuldade com futuras liberações de crédito

É muito comum ouvirmos no senso comum, ou seja, popularmente, que a dívida depois de 5 anos some. Desta forma, basta ficar esse período sem pagá-la que, pronto, a dívida se foi. Esse procedimento é chamado de prescrever dívida ou deixar “caducar”.

No entanto, o processo não é bem assim. Nessa história existe uma parte verdadeira e outra que é um mito. Antes de entender como funciona a dívida prescrita, a Creditas lembra que existem dois empréstimos com juros muito baixos para quitar dívidas. Trata-se do empréstimo com veículo em garantia empréstimo com imóvel em garantia.

Dívida prescrita: verdade

De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), quando o cliente fica registrado como negativado (restrição no CPF), no SPC e Serasa, ele deverá ter o nome limpo automaticamente após cinco anos.

Portanto, mesmo se o consumidor não pagar a dívida, o seu nome deve ser limpo depois de 5 anos. Essa é a parte verdadeira da história que corre de boca em boca no popular.

Dívida prescrita: mito

A mentira é que a dívida some. Ou então que depois de cinco anos estará tudo bem, mesmo se você não quitar suas parcelas. Na realidade, o seu CPF é regularizado sim, contudo, a empresa na qual você está devendo não deixará de te cobrar. Além disso, o mercado tem controle do seu histórico de consumo (tecnicamente chamado de score), e isso pode te prejudicar no futuro.

Toda vez que você tentar solicitar um empréstimo, financiamento ou qualquer outro tipo de produto bancário, o seu histórico e a dívida caducada serão levados em consideração como barreiras para aprovação do crédito.

Assim, o melhor caminho é negociar ou renegociar sua dívida o quanto antes e evitar futuras dores de cabeça.

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

  1. EGINALDO DE JESUS SANTOS 10/06/2017 at 23:47

    TENHO UMA DIVIDA BANCARIA E POSSÍVEL NEGOCIARMOS

    Responder

    1. Time Creditas 13/06/2017 at 17:54

      Oi, Eginaldo! É possível, sim. Vamos ver o que a gente consegue te oferecer!
      Faça um cadastro no nosso site, acesse: http://www.creditas.com.br

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *