Entenda como funciona o crédito pessoal da Caixa

crédito pessoal da caixa

Solicitar um crédito pessoal da Caixa Econômica Federal pode não ser uma tarefa simples. Em primeiro lugar, porque o banco oferece nove linhas de empréstimos para pessoas físicas. Cada uma, com diferentes condições de pagamento. Isso já é suficiente para dar um nó na cabeça.

Em segundo lugar, porque a maioria das informações só são transmitidas aos clientes que vão até uma agência. Como, hoje em dia, poucas pessoas tem tempo para isso, a Revista Creditas preparou uma matéria completa com todas as informações que você precisa saber antes de contratar um crédito pessoal da Caixa.

O que é?

O crédito pessoal é uma modalidade de empréstimo muito utilizada para quitar dívidas ou pagar despesas não planejadas. Como conserto de carro, reformas, despesas médicas e viagens.

Se utilizado com planejamento, o empréstimo pessoal pode ser utilizado como um recurso que ajuda a organizar as finanças, pois permite refinanciar dívidas. Em outras palavras, você junta todos os gastos e concentra em uma parcela menor.

Para conseguir um empréstimo pessoal, é necessário ser aprovado na análise de crédito. Nessa etapa, o banco vai avaliar o histórico de pagamento do cliente para saber o nível de comprometimento da renda e a capacidade de pagamento.

A partir desta análise será determinada a taxa de juros que o cliente pagará pelo dinheiro emprestado e o número de parcelas.

Como funciona o Crédito Pessoal da Caixa

Dentro dessa modalidade de empréstimo, existem quatro linhas que, basicamente, se distinguem pela forma de pagamento.

  • Mensal Pré-Fixado: pagamento de 1 a 48 meses.
  • Mensal Pós-Fixado: pagamento de 4 a 36 meses.
  • Salário Mensal Pré-Fixado: pagamento de 1 a 48 meses.
  • Salário Mensal Pós-Fixado: pagamento de 4 a 36 meses.

 

No Crédito Pessoal Caixa Mensal Pré-Fixado, as taxas de juros são determinadas no início do contrato. Dessa forma, o valor das parcelas é igual até o fim. Não aumenta e nem diminui ao longo do tempo.

A vantagem é que você sabe exatamente quanto vai pagar e não está exposto às mudanças no cenário econômico. Por outro lado, se a taxa cair (Selic), você não poderá se beneficiar da redução e continuará pagando o valor determinado no início.

Já no Crédito Pessoal Caixa Mensal Pós-Fixado, os juros não são estabelecidos previamente e podem ser corrigidos mensalmente pela TR (taxa referencial). Isso significa que a parcela pode variar um pouco ao longo dos meses.

Em ambos os casos, o empréstimo é destinado a correntistas ou investidores que aplicam na Caixa. Dependendo da análise de crédito, o banco pode solicitar ao cliente que apresente alguma garantia, como avalista (um parente se colocar como responsável pela dívida caso você não pague).

Por outro lado, clientes com conta-salário ou que recebem algum benefício através da Caixa, têm acesso a uma linha com taxas menores. Podem se enquadrar no Salário Mensal Pré-Fixado, com taxas previamente determinadas, ou no Salário Mensal Pós-Fixado com juros variáveis.

 

Quem pode solicitar

O crédito é destinado para correntistas ou pessoas que recebem algum benefício através da Caixa Econômica Federal e possuem mais de 18 anos.

Vale lembrar que se você não é correntista, mas gostaria de solicitar o empréstimo da Caixa porque a taxa é menor que no seu banco, você pode solicitar a portabilidade de crédito. Trata-se de um direito do consumidor regulamento pelo Banco Central.

Como contratar

Para conseguir um crédito pessoal da Caixa, é necessário passar por quatro etapas.

  • Análise Cadastral
  • Análise de Crédito
  • Emissão e assinatura do contrato
  • Liberação do crédito

 

Se você já é correntista, vá até a sua agência e fale com o seu gerente. Caso contrário, escolha uma agência para realizar o cadastro e solicitar a portabilidade.

De qualquer forma é necessário ter em mãos alguns documentos para que seja feita a primeira análise. Você vai precisar do seu RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Se aprovado na primeira e segunda etapa, será redigido um contrato que deve ter a sua assinatura. Tendo tudo isso em ordem, o banco vai liberar o crédito em poucos dias úteis.

Outras linhas

A Caixa Econômica Federal, também oferece mais oito opções de crédito para pessoas físicas. Veja como funciona cada uma delas clicando na seta.

Solicitar empréstimo com a Creditas

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

[Comparador] Taxas de Juros de Empréstimo Pessoal

Empréstimo Pessoal

[Comparador] Taxas de Juros de Empréstimo Pessoal

Confira as taxas médias de juros cobradas entre os principais bancos e fintechs. Compare e veja qual é a melhor opção para o seu bolso.

[%] Como fazer uma simulação de empréstimo pessoal

Empréstimo Pessoal

[%] Como fazer uma simulação de empréstimo pessoal

Com essas ferramentas você não precisa sair de casa e nem ligar para o gerente do banco. Calcule prazo, parcela e valor total.

Entenda como funciona o empréstimo pessoal da Losango

Empréstimo Pessoal

Entenda como funciona o empréstimo pessoal da Losango

Antes de contratar, conheça as características do empréstimo pessoal que a Losango oferece.

Empréstimo Pessoal: conheça vantagens e riscos

Empréstimo Pessoal

Empréstimo Pessoal: conheça vantagens e riscos

Entenda a fundo como funciona essa modalidade. Você pode precisar em uma hora de aperto.

Quitar Dívidas: 6 passos para sair do sufoco e ficar no azul

Se enrolou e não sabe como quitar as dívidas? Aqui você encontra um passo a passo com dicas reais para voltar a ver a sua conta no azul.

 

 

Mais vistos