Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Saiba tudo sobre os comparadores de empréstimo

comparador de emprestimo

Atualmente, os bancos e financeiras oferecem as mais diversas opções de crédito, para os mais variados fins. Empréstimo consignado, refinanciamento, hipoteca são apenas alguns exemplos de uma ampla gama de produtos disponíveis no mercado. Além disso, existem linhas de crédito exclusivas para os diferentes tipos de consumidores, como aposentados e pensionistas do INSS, profissionais autônomos. E você que tem algum bem próprio, como casa ou carro, pode encontrar vantagens no empréstimo com garantia. Hoje em dia, tudo isso pode ser avaliado nos comparadores de empréstimo.

E não só isso: as empresas do mercado financeiro que fazem uso das novas tecnologias para trazer inovação – as fintechs – já começaram uma revolução no mercado de crédito e oferecem opções muito vantajosas para os clientes. Inclusive, em abril deste ano elas obtiveram a chancela do Banco Central para realizar operações de concessão de crédito de forma mais independente. Quer saber mais sobre isso? Confere aqui.

Então é possível dizer que essa forma de aquisição de dinheiro é uma mão na roda para colocar suas contas em dia, superar uma crise financeira ou até mesmo realizar um sonho. Mas, ao procurar por um empréstimo é comum que você se sinta um pouco perdido com relação à qual linha de crédito e qual instituição escolher.

Preparando-se para o empréstimo

Antes de buscar um empréstimo, portanto, é necessário somar todas as suas contas. Assim, você consegue saber o tamanho da sua dívida e pode planejar por onde começar. Tente fazer um levantamento, liste todos os gastos não pagos, cada parcela pendente.

Com as dívidas organizadas, fica mais fácil saber o que você terá que quitar todo mês. Mas, fique atento! Se comprometa a pagar as parcelas no prazo para não se enrolar novamente!

E agora que você conhece os tipos mais conhecidos de empréstimo ficou fácil escolher o seu, não é mesmo? Basta escolher o banco onde pretende solicitar e…

Bom, não é tão simples assim, afinal, existem opções infinitas de instituições que oferecem diferentes valores e taxas. Para ter uma ideia da complexidade do sistema financeiro nacional acesse aqui. Qual apresenta as menores taxas? Qual oferece a maior chance de aprovação?

Mas o que são comparadores de empréstimo? Como funcionam?

É aí que entra os comparadores de empréstimo, também chamados de simuladores. São plataformas com dados e informações de valores e taxas das inúmeras operadoras do mercado e que, por essa razão, te ajudam a encontrar as melhores condições nos produtos financeiros. Já são diversos os comparadores disponíveis na rede. Um dos mais conhecidos é o Juros Baixos – que apresenta taxas de diferentes linhas de crédito.

A principal facilidade dos comparadores é que eles poupam o trabalho do consumidor. Este consegue investigar mais facilmente as condições de cada umas instituições. 

Quando você decide  procurar um empréstimo, nem sempre consegue ter um parâmetro e analisar qual a melhor opção para o seu bolso. Os sites comparadores te ajudam, então, a não se deixar levar apenas pelas informações fornecidas pela empresa. Um dos valores mais defendidos pelo Juros Baixos, por exemplo, é a transparência e o comprometimento em mostrar todos os valores do mercado.

Só é preciso colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar; desde valor pretendido, tempo de quitação, valor das parcelas, até se possui algum bem que pode ser concedido como garantia.

Esses sites prometem, portanto, trazer ao cliente o poder para escolher a melhor opção de acordo com o seu bolso, o tempo para quitação da dívida e as taxas de juros.

juros baixos
Você que manda: basta colocar alguns parâmetros de quantia que deseja emprestar, número de parcelas, se possui algum bem para conceder de garantia e pronto.

Principais vantagens

Podemos dizer então, que as principais vantagens dos comparadores de empréstimo estão ligadas  a fatores de comodidade para os consumidores:

Tempo – não é preciso se deslocar até uma instituição financeira em busca da melhor taxa, do melhor  prazo para pagamento. Todas estas informações estarão na tela do seu computador ou smartphone disponíveis para você.

Economia – é a principal função dos comparadores mostrar ao cliente a melhor opção de crédito dentro das suas necessidades e do seu bolso (valor, número de parcelas, condições etc). Por isso, as chances de conseguir o melhor custo benefício são maiores do que ter de se direcionar a uma agência específica para buscar o crédito.

Comparadores de empréstimo são seguros?

O mais importante de tudo é buscar comparadores e simuladores com credibilidade na internet. Cuidado com as informações pessoais que você disponibiliza nesses sites e os domínios que você vai acessar. Geralmente não são necessárias informações de documentos pessoais e muito menos senhas bancárias.

Verifique a procedência e se o site apresenta no canto superior esquerdo o cadeado de verificação, demonstrando que possui softwares de proteção e não é um site falso ou uma fraude.

E o mais importante: mantenha seu sistema operacional e o antivírus atualizados e o firewall ativado.

Exemplo de site seguro - certificado de segurança - comparadores de empréstimo
                                                                            Exemplo de site seguro

Afinal, quais tipos de empréstimo posso pegar?

É muito importante definir e planejar muito bem qual opção se adequa mais à sua realidade atual e organizar suas finanças. Além de usar os comparadores de empréstimo, você pode conhecer um pouco mais sobre as linhas disponíveis no tópico abaixo.

As modalidades de empréstimo

Empréstimo pessoal: nesse tipo de empréstimo, a operadora que o fornece não tem garantias diretas em relação ao pagamento da dívida. Diferente da maioria das linhas de crédito, os empréstimos pessoais possuem maior facilidade de serem adquiridos. Isso porque não exigem comprovação da finalidade do dinheiro emprestado, com isso a burocracia é reduzida.

Empréstimo consignado: essa modalidade de crédito é uma das que oferece as melhores condições em relação a taxa de juros, pois o risco de inadimplência avaliado pelos bancos e financiadores de crédito é menor do que os empréstimos pessoais comuns. Isso porque o valor das parcelas do empréstimo é descontado automaticamente da folha de pagamento do cliente. Este poderá ser pensionista ou aposentado do INSS, funcionário de empresa privada, militar, servidor público, entre outros.

Empréstimo com garantia: também conhecido como refinanciamento, essa talvez seja uma das opções mais vantajosas. Nesta modalidade de empréstimo a pessoa oferece, geralmente, um veículo ou um imóvel como garantia. Por isso, as principais vantagens são a facilidade em se conseguir esse tipo de crédito e os altos valores concedidos. Além disso, as taxas de juros estão entre as menores do mercado e os prazos de pagamento são bem longos.

Concluindo

Para que evitar dívidas e descontrole de suas finanças novamente, organização e educação financeira devem ser palavras de ordem. A dica mais importante precede a aquisição do crédito: não comprometa mais de 30% da sua renda mensal com a dívida que está prestes a adquirir.

Por fim, nunca se esqueça: é imprescindível manter os pagamentos das parcelas do empréstimo em dia. Isso pode ajudar, inclusive, em uma futura renegociação de valores que faltarem pagar.

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Juros Baixos

Esse texto foi criado pela Redação Juros Baixos, fintech de simulação e comparação de empréstimos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

9 dicas para fazer um empréstimo online seguro

Empréstimo Online

9 dicas para fazer um empréstimo online seguro

Cuide dos seus dados e do seu dinheiro! Conheça técnicas simples para driblar fraudadores

Empréstimos: entenda como funcionam 7 das modalidades mais comuns

Empréstimos e Financiamentos

Empréstimos: entenda como funcionam 7 das modalidades mais comuns

Tire suas dúvidas sobre algumas das principais modalidades de crédito

Empréstimo online: 8 mitos e verdades

Empréstimo Online

Empréstimo online: 8 mitos e verdades

Falta de conhecimento é um entrave para tomar crédito na internet. Confira o que é fake e o que é verdade sobre o tema

Cooperativa de crédito: conheça vantagens e riscos

Empréstimos e Financiamentos

Cooperativa de crédito: conheça vantagens e riscos

Nesse modelo de negócio, você é cliente e dono ao mesmo tempo. Confira!