Como fazer empréstimo: passo a passo para escolher e contratar

Como fazer empréstimo

Nem sempre é fácil optar por uma linha de crédito. Cada uma atende diferentes necessidades e objetivos, além de ter condições de pagamento específicas. Por isso, se você pensa em realizar um sonho, sair das dívidas, é essencial conhecer todo o processo até ter o dinheiro na mão e como fazer empréstimo.

Você pode fazer a solicitação pela internet e ganhar tempo. Atualmente é possível ter uma experiência online totalmente segura e rápida. Basta seguir algumas dicas e tomar certos cuidados para evitar fraudes e golpes. Além disso, você encara menos burocracias e não precisa ir até a instituição credora para pedir. 

Também é importante pesquisar quais empresas oferecem esse recurso e as condições de pagamento de cada uma, para evitar uma decisão errada. 

O que considerar antes de fazer um empréstimo

Primeiramente, pense no motivo que te levou a buscar crédito. O dinheiro será usado para qual finalidade? É bom traçar um objetivo específico. Por exemplo, é possível usar para sair das dívidas, reformar a casa e até viajar.

Também é importante considerar a sua situação financeira atual. Você está em condições de contratar um empréstimo e pagar as parcelas com tranquilidade? Não deixe de contabilizar todos os custos da operação e analisar de perto suas contas, gastos e recebimentos. Compare os valores e tenha certeza de que a prestação cabe na sua renda mensal.

Afinal, o recurso deve acabar com um problema e não se tornar uma dívida acumulada. Se você não tiver um bom controle, os débitos podem se somar e virar uma bola de neve.

A capacidade de quitar está também atrelada à linha de crédito escolhida. O ideal é pesquisar bastante e optar pela que mais atende às suas necessidades e o objetivo da operação. Você precisa de muito ou pouco dinheiro? Consegue quitar em poucos meses ou precisar de alguns anos? Defina tudo isso com calma para facilitar a decisão.

Conhecer bem a instituição onde vai contratar também é fundamental. Você pode buscar na internet os principais bancos, financeiras e fintechs que fornecem a linha de crédito em questão. As condições de pagamento variam de uma empresa para outra, ainda que seja a mesma modalidade. Por isso, não deixe de olhar com atenção cada regra da operação.

Contratar pela internet exige cautela e cuidados para evitar golpes e fraudes. É fundamental analisar a imagem da empresa e principalmente seu site. Confira, ainda, a lista completa de dicas para saber como fazer empréstimo seguro. 

Tipos de empréstimos e financiamento

O primeiro passo para decidir pela melhor linha de crédito e saber como fazer empréstimo é conhecer a fundo cada um. Você pode começar comparando as taxas de juros da modalidades:

 

CLIQUE NA SETA E SAIBA MAIS SOBRE CADA MODALIDADE

 

Como fazer empréstimo

Hoje em dia, o contratante tem duas opções: pedir um empréstimo pela internet ou por telefone. Porém, a maioria das financeiras já tem o Internet Banking, uma ferramenta dos sites que permite ao cliente fazer seu pedido. Isso torna o processo mais rápido e prático, uma vez que não precisa se deslocar.

Saiba como fazer empréstimo e confira a documentação necessária. 

 

Documentos necessários

É necessário apresentar documentação pessoal para conseguir crédito. Isso pode variar de uma modalidade para outra, mas no geral, são:

  • RG e CPF
  • Certidão de Nascimento, se solteiro
  • Certidão de Casamento, se casado
  • Comprovante de renda dos últimos meses
  • Comprovante de endereço dos últimos meses

Etapas do processo de contratação

Para saber como fazer empréstimo é fundamental conhecer o passo a passo até ter o dinheiro na conta:

  1. Simulação: você pode simular o empréstimo no site da instituição. Assim, já tem uma estimativa de quanto pagará, do número de parcelas e do prazo para quitar.
  2. Solicitação: se concordar com a proposta, pode solicitar também pela internet ou por telefone, dependendo da instituição. No site, é preciso preencher alguns dados básicos, como nome, CPF, RG e telefone. Depois, é só aguardar o contato da empresa para passar pelas próximas etapas.
  3. Análise de crédito: em algumas linhas de crédito, o perfil do contratante é avaliado mais profundamente. Aqui, a situação financeira do cliente e o valor solicitado são analisados para saber se há condições de quitar a dívida futuramente.
  4. Análise jurídica: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Se for uma linha de crédito com garantia, nessa etapa também é avaliada, em paralelo, a propriedade a assegurar o pagamento.
  5. Assinatura do contrato: se o cliente for aprovado até aqui, é emitido o documento de formalização do empréstimo. O contrato deve ser entregue à instituição credora.

É importante destacar que muitas instituições não emitem propriamente o crédito e contam com bancos parceiros. Por isso, o contrato pode vir com nome de outras empresas diferentes de onde você fechou negócio. Se tiver qualquer dúvida quanto a isso, contate a empresa antes de assinar o documento.

Depois dessas etapas de como fazer empréstimo, o dinheiro é liberado na sua conta. Dependendo da modalidade o processo pode demorar mais ou menos.

Por exemplo, no caso do empréstimo pessoal com garantia, leva em torno de um mês ou mais. Mas a espera vale a pena porque tem condições de pagamento bem diferenciadas, como juros baixos.

Já no crédito pessoal sem garantia a liberação ocorre em alguns dias, porém as taxas são elevadas, entre 4% e 10% ao mês.

Onde fazer

Você pode conseguir crédito em instituições tradicionais, como bancos e financeiras. Mas hoje em dia, com a modernização do mercado, novas empresas oferecem o recurso.

As fintechs são companhias de tecnologia especializadas em finanças que têm ganhado espaço. O objetivo é fazer parte da contratação pela internet, facilitar os serviços e tornar o processo mais prático.

A Creditas é um exemplo de fintech que oferece uma modalidade diferenciada de crédito, o empréstimo com garantia. Essa linha tem as taxas de juros mais baixas do mercado e prazos longos para quitar. Além de ser apropriada para quem precisa de quantias elevadas.

Assim, no caso do carro, consegue uma taxa mínima de 1,75% ao mês, solicitar até 90% do valor do bem e pagar em até 60 meses. Na outra situação, a taxa mínima é de 1,15%, pode contratar até 60% da propriedade e quitar em 240 meses.

Vantagens e cuidados com empréstimo online

Quer saber como fazer empréstimo de forma segura e vantajosa? Primeiramente, quando você faz empréstimo online evita se deslocar, enfrentar longas filas no banco e ganha tempo. É possível fazer isso pelo computador ou pelo smartphone.

A internet também é uma ferramenta útil na hora de comparar taxas e valores. Você não precisa ir em todas as instituições para verificar e nem telefonar. Pode fazer esse levantamento nos sites em menos de um dia, sem sair da sua casa.

No entanto, para ser vantajoso é importante saber como fazer empréstimo seguro pela internet, evitando certos riscos. O primeiro passo para isso é conferir a imagem da empresa na mídia, nas redes sociais e nos comentários do Reclame Aqui. Além disso, é importante consultar o CNPJ e a Razão Social da instituição no site da Receita Federal.

Você deve desconfiar de instituições que cobram uma parcela que supere 30% da sua renda mensal. Essa prática é proibida por lei, bem como exigir adiantamento de prestações ou taxas para para liberar o crédito.

É, ainda, direito do cliente saber o valor mínimo e máximo do Custo Efetivo Total (CET) de cada empresa. Isso representa a soma de todos os juros, encargos e valores envolvidos na operação.

Antes de navegar no site, você deve verificar se tem o certificado de segurança. Fica do lado esquerdo do campo da URL, onde está escrito “seguro”. Observe, ainda, o rodapé da página inicial, onde deve haver um selo SSL, um padrão global em tecnologia de segurança.

Agora que você já sabe como fazer empréstimo de forma segura e flexível, nossa sugestão é para continuar acompanhando outros conteúdos da Revista Creditas. Também não deixe de comentar outras dúvidas sobre o assunto e compartilhar experiências nos comentários abaixo.

SOLICITE UM EMPRÉSTIMO NA CREDITAS

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Empréstimos e Financiamentos

O que é correspondente bancário: vantagens e cuidados

Entenda a relação entre as instituições correspondentes e os órgãos bancários. Saiba por quê facilitam seu cotidiano.

O que é análise de crédito e qual a finalidade

Empréstimos e Financiamentos

O que é análise de crédito e qual a finalidade

A análise de crédito está mais presente no seu cotidiano do que imagina. Em qualquer operação financeira você passa por isso. “Como exemplos, podemos ...

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Empréstimos e Financiamentos

13 sinais de que está na hora de fazer empréstimo

Precisa de dinheiro, mas não sabe se deve fazer um empréstimo? Leia este texto e veja em quais situações é válido recorrer a este recurso.

Entendendo os sistemas de amortização de empréstimos

Empréstimos e Financiamentos

Entendendo os sistemas de amortização de empréstimos

Se você já escolheu o empréstimo, antes de assinar o contrato é preciso decidir o sistema de amortização que será usado caso deseje antecipar as parce ...

Procura uma solução para reformar ou construir a casa dos sonhos?

O Creditas Reforma é uma solução para financiar todos os custos da sua reforma ou construção, desde o projeto arquitetônico, material de construção, até o móvel planejado e os detalhes da decoração.

Mais vistos