Revista Creditas - Conteúdo e Informação sobre Finanças

Os benefícios do empréstimo com garantia de veículo

Benefícios do empréstimo com garantia de veículo

Você já sonhou em fazer aquela viagem internacional, casar, abrir um negócio ou reformar a casa? Um dos benefícios do empréstimo com garantia de veículo envolve a concessão de quantias elevadas para grandes projetos.

Além de realizar esses sonhos, muitos brasileiros contratam com a finalidade de refinanciar dívidas caras. Isto é, buscam melhores condições de pagamento em outra linha de crédito e outra instituição. Por isso, a modalidade também é conhecida por refinanciamento de veículo.

Por exemplo, você se livra dos juros do cartão de crédito e do cheque especial, pagando taxas bem menores. Isso reduz bastante o valor das parcelas e te ajuda a quitar tudo com mais tranquilidade.

Compare as taxas das diferentes linhas de crédito na tabela abaixo:

Para isso, você assegura o pagamento com seu veículo por meio de um contrato. Mas, fique tranquilo, o bem continua em sua posse e pode continuar usando-o normalmente.

Vantagens e benefícios

Contratação simplificada: A contratação do refinanciamento de veículo exige documentos facilmente providenciados. Em geral, a maioria deles são carregados diariamente na carteira. E isso acelera bastante o processo de contratação. Além disso, hoje em dia você pode solicitar pela internet e ganhar ainda mais tempo.

Taxas de juros competitivas e prazos longos: os juros representam uma forma de repassar o risco de tomar calote para o contratante. Como no caso do refinanciamento essa probabilidade é baixa, é possível reduzir as taxas. O mesmo é válido para os prazos extensos, afinal a instituição tem segurança de que você poderá quitar nos próximos meses.

Valores elevados, prestações acessíveis: você consegue quantias elevadas, como mais de R$ 20 mil que talvez demorasse muitos anos para juntar. E o melhor: é possível pagar pequenas parcelas com isso sem afogar seu orçamento. Além de ser uma chance de fugir das dívidas caras.

Como funciona

No refinanciamento de veículo, você deixa o bem, já quitado, em alienação fiduciária. Ou seja, o carro fica em nome da empresa, mas a posse direta é do dono. Portanto, pode usufruir do bem do mesmo jeito. Para isso, é preciso ter no mínimo 18 anos.

Se você quiser vendê-lo, deve quitar o restante das parcelas de uma vez ou passar esse compromisso para o novo comprador.

Quando uma pessoa coloca o automóvel em garantia, indica que é boa pagadora e reduz o risco de inadimplência. Dessa forma, a instituição fica mais segura para oferecer condições de pagamento diferenciadas.

Documentos necessários

Confira os documentos necessários para contratar o refinanciamento de veículo:

  • RG e CPF ou carteira de habilitação
  • Certificado de Registro Nacional (CRV) do veículo
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

Passo a passo para contratar

  1. Solicitação: hoje em dia é possível fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Feito isso, você pode também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.
  2. Análise de crédito: nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  3. Análise jurídica e vistoria do veículo: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem é avaliado para então se tornar garantia do pagamento.
  4. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é liberado o documento de formalização do empréstimo para assinatura. O contrato deve ser entregue à instituição financeira.

Depois desse passo a passo, o dinheiro é liberado na sua conta. O processo é um pouco demorado e pode levar um mês ou mais. Porém, a espera vale a pena porque os juros são muito baixos e você tem bastante tempo para pagar.

Quando fazer?

Sabe aquela situação em que seu orçamento já está muito apertado? Pode ser o momento certo de procurar uma alternativa para sair do vermelho. Com os benefícios do empréstimo com garantia de veículo você pode reduzir bastante os custos com dívidas e ter dinheiro no fim do mês para quitar as contas essenciais.

Inclusive, isso é importante para evitar que sua renda esteja mais de 30% envolvida com débitos – recomendação do Banco Central para garantir sua saúde financeira. A medida é ainda mais urgente se suas finanças já chegaram nesse ponto.

Também pode ser uma forma de finalmente impulsionar aqueles projetos caros sempre adiados. Se quiser empreender, reformar, bancar uma viagem para acompanhar a Copa do Mundo, por exemplo, consegue fazer isso de uma forma mais barata. Assim, não precisa esperar anos até juntar o dinheiro total – e correr o risco disso nem acontecer. É uma maneira de adiantar seus sonhos pagando um pouco por mês.

Onde solicitar?

Tradicionalmente, você consegue fazer empréstimo em bancos e financeiras. Mas, hoje em dia é possível recorrer a empresas ainda mais tecnológicas e desfrutar dos benefícios do empréstimo com garantia de veículo. As fintechs são empresas totalmente baseadas em tecnologia e especializadas em finanças. Você pode solicitar pela internet, sem precisar encarar fila na agência bancária.

O foco dessas companhias é facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, aos benefícios do empréstimo com garantia de veículo. A Creditas é uma fintech especialista nessa modalidade e com destaque nos juros baixos e prazos longos.

Se você precisar de até 70% ou 80% do valor total do automóvel, pode receber isso com uma taxa mínima de 1,49% ao mês. O prazo para pagar chega a 48 meses. Por outro lado, se essa quantia não for suficiente, pode colocar a casa própria em garantia. Com isso, consegue até 60% do valor do imóvel a partir de 1,15% ao mês. Tem no máximo 180 meses para quitar.

 

SOLICITAR MEU EMPRÉSTIMO

Postado por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Empréstimo com Garantia

Por quê o refinanciamento de imóvel é a solução para dívidas caras?

Fuja das dívidas caras e encontre alternativas mais baratas para realizar sonhos.

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Empréstimo com Garantia

Refinanciamento ou portabilidade de crédito: qual é melhor?

Você está pagando taxas elevadas pelo empréstimo e busca uma modalidade mais barata? Conheça essas duas possibilidades.

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Empréstimo com Garantia

O que é LTV de empréstimo e como influencia no valor liberado

Vai fazer um empréstimo com garantia ou financiamento? Essa sigla tem tudo a ver com a quantia solicitada; entenda

O que é carro alienado? Entenda como funciona

Empréstimo com Garantia

O que é carro alienado? Entenda como funciona

Carro alienado é uma ótima alternativa para conseguir crédito com juros baixos. Além disso, é possível vendê-lo e comprá-lo. Entenda como.