Aprenda a consultar online se o seu nome está sujo: é grátis!

Quem está com o nome sujo tem duas opções: pagar a dívida à empresa que colocou seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, ou esperar a dívida caducar. Se optar pela segunda (esperar caducar), saiba que o seu nome ficará sujo por 5 anos, além disso arcará com algumas consequências que explicaremos nesse artigo, pois esse período ficará marcado em seu histórico.

Consultar online se o seu nome está sujo é um processo muito simples, mas as pessoas cometem alguns erros comuns. Abaixo, listaremos a forma de consultar a situação do seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito.

É importante ressaltar que o site da Boa Vista mostra apenas se seu nome está na lista dos maus pagadores do SCPC, um dos órgãos de proteção ao crédito que existem. Da mesma forma, para verificar se o CPF está restrito com o SPC ou  no Serasa, precisará consultar diretamente com essas instituições em particular. No entanto, geralmente você não precisa consultar em todos os órgãos, é fácil saber se está com o nome sujo com apenas uma consulta. Se for fazer uma compra e não conseguir, a loja te avisa onde seu nome está negativado. Até mesmo a própria empresa que encaminhou seu nome para a lista de maus pagadores costuma avisar o consumidor por carta.

 

Consultando o nome pelo SCPC

Logo após acessar o site Consumidor Positivo Boa Vista, você precisará seguir algumas etapas de cadastro e validação de informações por e-mail para consultar se o seu nome está sujo. Você poderá também iniciar um cadastro de consumidor positivo, que registra informações de pagamentos e não apenas de dívidas. O cadastro positivo do consumidor, ao guardar informações de pagamentos feitos em dia, ajuda o consumidor a obter crédito mais facilmente junto às instituições financeiras.

 

Como consultar pelo SPC

Saiba que se for consultar seu nome no SPC, será cobrado por isso, o processo não é gratuito. O banco de dados desse órgão de proteção ao crédito não podem ficar expostos publicamente. Mesmo o processo sendo tarifado, você pode tentar “driblar” essa cobrança e ir até uma loja ou banco com seu RG/ CPF e pedir para que consultem para você. Confira aqui os postos do SPC mais próximos da sua localidade.

 

Como consultar pelo Serasa

Assim como no Boa Vista, no Serasa também é possível verificar seu CPF de forma gratuita através do site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta pela internet, o consumidor precisará realizar um cadastro no site e validar suas informações por e-mail. Você também pode enviar uma carta explicando com detalhes o que pretende saber sobre seu Cadastro de Pessoa Física. Informe seu RG e CPF e assine a carta. Precisará garantir que realmente assinou, portanto, leve a carta até um cartório e anexe a cópia do seu RG/ CPF. Envie a carta para o posto de atendimento mais próximo da sua casa, confira os endereços no site oficial.

Se eu ficar com o nome sujo, o que acontece?

Sua dívida só caduca/prescreve depois de cinco anos, mas a empresa não deixará de te cobrar. Entenda mais sobre esse assunto (Deixar a dívida prescrever (caducar): vale a pena?). Você pode aproveitar esse período de cobranças para negociar a dívida, pois muitas vezes a empresa vende sua dívida para outra empresa que passa a te cobrar, nesse momento você pode conseguir um desconto para quitar sua pendência e limpar seu nome.

Lembre-se que não é vantajoso você ficar com o nome sujo, e quanto mais o tempo passa pior fica a situação. Isso porque as empresas analisam seus histórico de pagamento de dívidas antes de conceder qualquer serviço financeiro, como empréstimo, financiamento, cartão, cheque etc.

Antes de solicitar um empréstimo, por exemplo, a empresa analisa se você está com o nome sujo, e mesmo se não tiver, os bancos costumam analisar seu histórico de pagamento de dívidas dos últimos cinco anos. Se você foi um mau pagador, a chance da instituição te negar o empréstimo torna-se muito maior.

Postado por Time Creditas

A Creditas nasceu da missão de diminuir os juros no Brasil. Conheça mais sobre a gente em: https://www.creditas.com.br

  1. Eu quero entrar para esse propósito

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *