Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Empreendedorismo

Cresce número de vagas temporárias em 2019. Saiba como ser efetivado

Festas de final de ano geram mais oportunidades de trabalho em novembro e dezembro. Especialista ensina como aproveitar vagas temporárias e transformá-las em empregos efetivos

Escrito por Flávia Marques em 07.11.2019 | Atualizado em 11.11.2019

  • 0 Likes

Todos os anos, os meses de novembro e dezembro representam o melhor período para aqueles que buscam recolocação profissional. É que o aumento sazonal das vendas, motivado pelas festividades, estimula o comércio a abrir vagas temporárias para aumentar o quadro de funcionários e atender a demanda do público consumidor. 

Em 2019 não vai ser diferente: apesar do alto índice de desemprego - hoje, 12,5 milhões dos brasileiros não têm ocupação - e do consequente achatamento da renda das famílias, fatores como os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a inflação sob controle devem impulsionar o comércio varejista e aquecer o mercado de trabalho. 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), neste final de ano o setor deve contratar o maior número de funcionários temporários desde 2013. Ao todo, serão abertas cerca de 91 mil vagas - um avanço de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Vagas temporárias e as possibilidades de efetivação

Em nota oficial, a CNC declarou que “a lenta recuperação da economia deverá impedir que o varejo promova taxas de efetivação superiores a 30%, como costumava ocorrer até 2014”. Mesmo assim, um em cada quatro temporários devem permanecer no cargo e ganhar um emprego fixo ao final do contrato, segundo a entidade. 

Na avaliação do recrutador de talentos e especialista em gestão de pessoas Robson Santos, esse momento é interessante para o profissional aprimorar o currículo e se dedicar ao novo desafio profissional. “Além da situação da economia e da própria empresa, o desempenho do profissional conta muito. Por meio da prestação de serviço com dedicação e foco nos resultados, é possível transformar o trabalho temporário em efetivo”, afirma. 

“Os que procuram uma oportunidade de efetivação precisam ter em mente que os gestores estão sempre atentos à postura e atuação do profissional e também avaliam se as suas competências estão em conformidade com o que a empresa precisa a longo prazo”, orienta o especialista. 

Dicas para transformar o emprego temporário em efetivo 

Para os trabalhadores que buscam tornar as vagas temporárias em empregos fixos, algumas iniciativas podem ajudar. Robson Santos listou cinco dicas valiosas para os profissionais que desejam obter êxito nesse sentido e conquistar a sonhada recolocação. Confira, a seguir: 

1 - Entenda e busque estar envolvido na cultura organizacional da empresa 

Toda empresa tem uma maneira de construir e conduzir processos, seus próprios valores e objetivos. Fique atento à forma como as coisas funcionam no local de trabalho para adaptar-se mais rapidamente. Troque experiências e tire dúvidas com os seus colegas de trabalho e líderes, proponha soluções sempre que houver oportunidade - e necessidade -, peça direcionamentos e feedbacks ao seu gestor e busque se integrar ao time. “Procure se diferenciar e, certamente, você será notado”, aconselha Robson.  

2 - Mostre-se interessado 

Fazer mais do que esperam de você também é uma forma de se destacar. Se possível, reserve um tempo para conhecer outras áreas da empresa e, em todos os momentos, coloque-se à disposição para ajudar a sua equipe. Buscar uma visão mais abrangente sobre a empresa é interessante, pois também permite que você avalie se uma possível efetivação seria interessante para você. 

3 - Aposte na construção de relacionamentos 

Aproveite os intervalos entre as atividades do dia a dia - como o período de almoço, por exemplo -, para se relacionar com as pessoas do trabalho. Seja gentil, faça perguntas e dialogue. 

“Além de ser enriquecedor, conhecer novas pessoas também é uma ótima oportunidade para ser visto como um profissional comunicativo, característica bastante valorizada pelos gestores”, diz Robson.

4 - Mostre resultados positivos 

Tenha de forma clara e concisa qual é a sua função no novo trabalho. Com objetivos bem definidos, fica muito mais fácil focar nos resultados esperados pela empresa. Desta forma, estabeleça metas pessoais e profissionais e trabalhe com foco para conquistá-las. 

5 - Deixe claro o desejo de ser efetivado

Ainda que a empresa não tenha pretensão de contratar efetivamente um novo funcionário, se você realmente gostou da experiência e tem vontade fazer parte do time fixo da empresa, busque uma oportunidade para dizer isso. Chame o seu gestor em particular, explique suas expectativas, pergunte sobre a possibilidade de uma efetivação. No mais, aguarde o fim do contrato e assim, quem sabe, as coisas mudem.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Flávia Marques

Escrito por Flávia Marques

Repórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010