Revolucionando o empréstimo no Brasil
Crédito e empréstimo

Taxas de Juros de Empréstimo Pessoal

Escrito por Revista Creditas em 30.05.2018 | Atualizado em 16.05.2019

  • 0 Likes

Quando alguém precisa de dinheiro rápido, geralmente pensa em contratar um empréstimo pessoal. Nessas horas, é bom ficar atento porque essa agilidade tem um preço alto. As taxas de juros de empréstimo pessoal estão entre uma das mais caras, só perdem para o cheque especial e o rotativo do cartão.

Para ter uma ideia, a taxa média do mercado é de 125,7% ao ano. Isso significa que uma dívida de R$ 1.000 pode se tornar R$ 2.252 em apenas 12 meses.

Além disso, antes de contratar, é muito importante comparar as taxas em diversas instituições, pois os juros podem variar mais de 740%. Isso mesmo! Você vai conferir isso na tabela abaixo.

Agora, quem procura um empréstimo com juros realmente baixos, pode recorrer a um empréstimo com garantia. Saiba mais sobre isso aqui.

Qual banco tem as menores taxas de juros de empréstimo pessoal?

Na tabela abaixo, você verá as taxas cobradas por cada banco, financeira e fintech. Compare e fuja das parcelas caras!

[table id=17 /]

Agora que você já comparou as taxas de juros de empréstimo pessoal, é importante também solicitar o Custo Efetivo Total da operação. Ou seja, uma proposta com o valor final que você de fato pagaria, incluindo todas as tarifas e encargos. Apenas os juros podem não ser suficientes para baratear o crédito. E a empresa credora tem por obrigação que apresentar a planilha com todos os cálculos discriminados.

Como funciona a linha de crédito

Nessa modalidade, as instituições não pedem muitos documentos e costumam conceder facilmente os recursos. Costumam fazer uma rápida análise de crédito, sem critérios tão exigentes, para saber se você tem condições de quitar. Por isso, em poucos dias a quantia é depositada na sua conta. Porém acabam cobrando caro por isso.

Por que as taxas são altas?

Como a instituição não tem nenhuma garantia de que terá o dinheiro de volta, precisa se proteger da inadimplência. Para isso, repassa o risco de tomar calote por meio dos juros. Portanto, quanto maior essa probabilidade, mais altas serão as taxas.

Por isso, o ideal é usar o empréstimo pessoal apenas em situações emergenciais e pagar o mais rápido possível para evitar as parcelas caras.

Além disso, a baixa concorrência e a concentração entre poucas instituições colaboram para esse quadro. Isso porque acabam controlando boa parte das transações e serviços financeiros do país, o que os permite cobrar taxas exorbitantes sem precisar melhorar seus recursos.

Com a portabilidade de crédito e com o cresimento das fintechs, empresas de tecnologia especializada em finanças, os bancos são obrigados a tornar as taxas de juros de empréstimo pessoal mais baratas. Sem contar outras ações do Banco Central para o consumidor ter acesso a condições mais justas. 

>> Veja aqui como fazer uma simulação para empréstimo pessoal

Ficou com alguma dúvida? Quer contar alguma experiência com o empréstimo pessoal? Escreve para a gente nos comentários abaixo!

Não deixe também de acompanhar outros conteúdos da Revista Creditas e compartilhar com seus amigos!

 

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes

Tags

  • Taxa de Juros
Revista Creditas

Escrito por Revista CreditasPortal de conteúdo especializado em educação financeira.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010