Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Como fazer uma simulação de empréstimo pessoal

Com a simulação de empréstimo pessoal é possível fazer a comparação de taxas em diferentes agentes financeiros, de forma totalmente online

Escrito por Vanessa Ferreira em 29.10.2019 | Atualizado em 06.11.2019

  • 0 Likes

Ir até uma agência bancária, enfrentar longas filas e precisar falar com um atendente para fazer uma simulação de empréstimo pessoal deixou de ser uma necessidade há um bom tempo.

Com o investimento em tecnologia pelo setor bancário e o surgimento de empresas financeiras focadas em tecnologia, como as fintechs, é possível comparar taxas e condições de empréstimo em diferentes agentes financeiros, em tempo real e em poucos cliques.

Neste artigo, você vai entender como funciona uma simulação de empréstimo pessoal online e o que levar em consideração antes de contratar esse tipo de crédito, além de conhecer modalidades de empréstimo mais vantajosas.

Como funciona o empréstimo pessoal?

Como o próprio nome sugere, o empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito exclusiva para Pessoa Física, sendo uma das opções mais procuradas por pessoas que precisam de dinheiro de forma rápida, já que os bancos e instituições financeiras não costumam oferecer muitas restrições para a aprovação do crédito.

Após uma simulação online e solicitação do crédito, a instituição contratada realiza uma análise de crédito para avaliar a quantia desejada e se certificar de que o cliente conseguirá arcar com as parcelas. Quando aprovado, o dinheiro é liberado na conta-corrente do solicitante em até 48 horas.

Além disso, quando a pessoa opta por tomar o empréstimo pessoal no banco onde já possui conta, muito provavelmente já existe um crédito pré-aprovado que pode ser liberado a qualquer momento, por telefone ou Internet/aplicativo. Esse valor costuma ser estipulado de acordo com o histórico de movimentação no banco.

Nesse tipo de crédito, as taxas de juros costumam ser altas, visto que a instituição financeira não possui garantias de que a dívida será quitada.

Além do empréstimo pessoal convencional, existe a opção de empréstimo com garantia. Nesse caso, é possível conseguir taxas de juros mais baixas e parcelas mais baratas, justamente porque você garante a quitação da dívida oferecendo um bem como garantia, como uma casa ou um veículo.

Os dois tipos de empréstimo pessoal têm diferenças consideráveis - principalmente quanto às taxas, prazos e valores concedidos. Por isso, é importante conhecer bem cada um e saber como simular a contratação.

Empréstimo sem garantia

Nesse caso, o processo até conseguir o dinheiro é rápido por não envolver muitos trâmites e exigências. Quem contrata é apenas avaliado financeiramente pela empresa para ver se pode quitar as parcelas.

Essa opção é oferecida com bastante frequência por bancos porque as taxas são maiores do que em outras modalidades. Isso porque, como a instituição não tem nenhuma garantia de que você pagará, oferece condições menos vantajosas. Dessa forma, os juros dessa modalidade costumam ser elevados e os prazos mais curtos.

Muitas pessoas usam esse crédito para conseguir pequenos valores, como menos de R$ 5 mil. Até porque, quanto maior o prazo e valor solicitado, mais juros você terá de enfrentar.

Empréstimo com garantia

Por outro lado, o empréstimo com garantia é mais contratado para projetos como quitar dívidas, abrir um negócio, casar, reformar a casa e até fazer um intercâmbio. É conhecida como uma das linhas mais baratas e com os maiores prazos.

O empréstimo com garantia é uma operação de crédito na qual o cliente aliena um bem e consegue melhores condições. As taxas de juros desse modelo estão entre as mais baixas do mercado, principalmente, devido ao baixo risco de inadimplência.

Além disso, é possível conseguir quantias muito maiores, diretamente relacionadas ao valor dos bens em garantia, como imóvel, veículo ou salário. Isso tudo é aliado a períodos mais longos de pagamento. O prazo máximo do empréstimo com garantia de imóvel na Creditas é de 240 meses.

Nessa situação, a empresa tem mais segurança de que será paga e, portanto, consegue oferecer condições melhores. O período entre a solicitação e a liberação pode ser um pouco mais demorado, em comparação com o empréstimo pessoal convencional, devido à análise de crédito e do bem em garantia. Mas a espera vale a pena uma vez que você economiza muito no valor final.

Veja a média de juros praticada nas principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal sem garantia:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
ITAÚ UNIBANCO   4,4 60,75
NUBANK   4,27   65,15
BANCO SANTANDER   4,35   66,61
BANCO BRADESCO   5,47   89,38 
BV FINANCEIRA   6,26   107,22
CREFISA   21,79   964,61

 

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em outubro de 2019.

O Banco Central disponibiliza as taxas médias de juros dessa modalidade em todos os bancos que a oferecem. Mas vale lembrar que as taxas podem variar de acordo com o perfil, bem como a relação do cliente com a instituição.

Agora, veja o comparativo de juros entre as principais modalidades de crédito disponíveis, incluindo o empréstimo com garantia:

Simulador de empréstimo pessoal online: calcule agora

Atualmente, os bancos e financeiras oferecem as mais diversas opções de crédito, para os mais variados fins. Com tantas opções fica difícil saber qual oferece as melhores condições, certo?

Errado. Existem diversos sites comparadores na internet, que possuem dados e informações atualizadas de condições e taxas das inúmeras operadoras do mercado, poupando tempo do consumidor e facilitando o acesso ao crédito saudável.

Quando você decide  procurar um empréstimo, nem sempre consegue ter um parâmetro e analisar qual a melhor opção para o seu bolso. Os sites comparadores te ajudam, então, a não se deixar levar apenas pelas informações fornecidas pela instituição financeira. 

Para fazer a simulação, basta colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar, tais como:

  • Valor pretendido;
  • Tempo de quitação;
  • Valor das parcelas;
  • Informações adicionais, como se possui algum bem que pode ser concedido como garantia.

Faça a sua simulação de empréstimo pessoal, agora mesmo!

Como contratar?

Depois de fazer a simulação de empréstimo pessoal e decidir em qual instituição contratar, basta fazer a contratação do crédito, que pode ser feita parcialmente ou totalmente online. 

Além disso, é necessário apresentar alguns documentos pessoais para conseguir o empréstimo pessoal:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço dos últimos três meses;
  • CLTs devem apresentar os dois últimos holerites;
  • Autônomos e empresários devem apresentar os dois últimos meses do extrato movimentado.

Veja o passo a passo para contratação:

Solicitação: é possível fazer a solicitação diretamente no site da instituição financeira escolhida após a simulação. Basta preencher alguns dados e fornecer os documentos exigidos..

Análise de crédito: nesta etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, a fim de garantir de que ele tem condições de arcar com as parcelas. Se o perfil não estiver adequado aos critérios da empresa, o pedido pode ser negado.

Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é emitido e assinado o contrato.

Liberação do dinheiro: em seguida o dinheiro solicitado é disponibilizado em sua conta corrente, seguindo prazo estipulado pela instituição financeira.

Condições de pagamento

Ao fazer a simulação de empréstimo pessoal, você perceberá que a modalidade sem garantia varia entre 4% e 10% ao mês. Na soma de todos os custos da operação é incluído principalmente o IOF (Imposto sobre Operação Financeira). Em alguns casos, há exigência do Seguro Prestamista, caso o solicitante faleça antes de saldar o débito, entre outros encargos financeiros.

Os critérios para contratar o empréstimo pessoal variam de uma empresa para outra. Porém, no geral, são:

  • Ter no mínimo um ano de conta bancária;
  • Não ter nome sujo;
  • Não ter sido inadimplente nos últimos meses.

Vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal

O acesso ao crédito imediato pode fazer com que o empréstimo pessoal se torne uma opção tentadora para solucionar problemas financeiros, não é mesmo? No entanto, é preciso entender a sua necessidade financeira para identificar se o empréstimo pessoal valerá a pena ao seu bolso.

Veja alguns prós e contras que vão te ajudar a tomar a melhor decisão:

Vantagens

  1.  Liberação rápida do dinheiro: depois da aprovação, o crédito cai na sua conta em entre 24 e 48 horas
  2. É melhor do que entrar no limite do cheque especial: principalmente se você possui um bom relacionamento com o banco. 
  3. Disponível para negativados: existem instituições que oferecem o crédito mesmo para quem está com o nome negativado. 

Desvantagens

  1. Juros altos: o empréstimo pessoal tem uma das taxas de juros mais altas do mercado, podendo chegar a mais de 200% ao ano.
  2. CET  elevado: além dos juros, existem outros encargos financeiros que encarecem essa modalidade de crédito, como taxas, seguros e impostos que compõem o Custo Efetivo Total (CET);
  3. Parcelas pequenas, dívida alta: as pequenas prestações podem causar a falsa impressão de um bom negócio. Porém, se for analisar o valor e número das parcelas verá que o valor final será muito acima do contratado.

Empréstimo pessoal com garantia: simulação

Como você pôde perceber, no comparativo entre o empréstimo pessoal com garantia e o sem garantia, o primeiro é a opção que oferece as menores taxas de juros e melhores condições de pagamento. Se quiser fazer uma simulação personalizada e de acordo com o seu perfil financeiro, acesse o site da Creditas.

No site, você pode fazer a simulação de empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo e empréstimo consignado com garantia do salário. Ao colocar a casa na operação, é possível conseguir taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. Já com o automóvel, as taxas se encontram a partir de 1,59% ao mês. No consignado, as taxas praticadas são a partir de 1,29% ao mês.

Com o resultado em mãos, você pode comparar com proposta de outras empresas e escolher a melhor opção para a sua saúde financeira.

Agora que você já sabe como fazer uma simulação de empréstimo pessoal, compartilhe com a gente nos comentários se conseguiu encontrar boas propostas e o que achou de mais essa facilidade.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Comentários [2]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

LUCIANE COUTINHO LEMOS DA SILVA
LUCIANE COUTINHO LEMOS DA SILVA disse:
BOA NOITE ESTOU NEGATIVADA MAS TENHO CARRO COMO GARANTIA E POSSIVEL FAZER ESSA EMPRESTIMO? TAMBEM TRABALHO DE TECNICA EM ENFERMAGEM. DESDE JA AGRADEÇO.AGUARDO RESPOSTA.
19.08.2018 às 01:32
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Luciane! Nem todas as instituições atendem negativados. Mas, se quiser verificar se a Creditas atende seu caso, pode ligar aqui pra gente no número (11)3522-8009. Abraços!
22.08.2018 às 15:41
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010