Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Carros

Descubra o valor dos seguros dos 10 carros mais vendidos em maio

Após sete meses de ausência, Corolla, da Toyota, volta a figurar a lista. Confira análise feita pela corretora Minuto Seguros e saiba qual o melhor custo-benefício em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Goiânia

Escrito por Paula Bezerra em 11.06.2019 | Atualizado em 11.06.2019

  • 0 Likes

O mercado automotivo segue a tendência dos meses anteriores e se destoa de tantos outros setores da economia. Isso porque em maio, a venda de novos veículos foi a melhor apresentada nos últimos cinco anos. Segundo dados da Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Febraban), no total, foram comercializados 245 466 emplacamentos, volume 21,6% superior a maio de 2018 e quase 6% superior que o mês passado. E, mantendo o padrão de análise mensal dos seguros dos carros mais vendidos, a corretora Minutos Seguros avaliou os principais pontos dos veículos que são queridinhos dos consumidores brasileiros.

Identificar o aquecimento e vendas do setor é um importante recurso para avaliar o segmento de seguros. Até mesmo, para entender o contexto dos veículos mais comercializados, como, por exemplo, se além de estarem no topo das vendas eles também têm sido visados para roubo - entre outros aspectos analisados no momento de considerar o valor da apólice.

No estudo do mês de maio, a corretora online Minuto Seguros considerou perfis de condutores homens e mulheres, de 35 anos, ambos casados. Foram avaliados os preços dos seguros em cinco capitais, sendo elas São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Goiânia.

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Raio-x das vendas

Antes de partir para o custo benefício dos automóveis, é importante entender o panorama das vendas.

Um dos pontos identificados no setor é de que, no acumulado do ano, a Fenabrave registrou um aumento de 12,5% nas vendas dos veículos entre janeiro e maio, quando considerado o mesmo período de 2018. E o primeiro colocado disparado na lista dos mais vendidos, o Onix, da Chevrolet, também viu no seu melhor mês de vendas: 22 279 unidades.

Na segunda posição, o HB20, da Hyundai, teve uma queda de 2% quando comparado com abril, comercializando 10 111 unidades. Essa foi a primeira queda do hatch, que figurava crescimento desde janeiro.

Já a terceira colocação ficou mantida com o KA, da Ford. Além de se fincar no top 3 da lista, o automóvel demonstrou crescimento nas vendas: passou de 8 772 unidades no mês anterior para 9 484 em maio, um acréscimo de 8% em sua comercialização.

Em comparação com janeiro, por exemplo, o número dos dez modelos mais comercializados do Brasil cresceu 25%. E, mais uma vez, as vendas de HB20 e KA não superaram o montante total de vendas do Onix. Enquanto o hacth da Chevrolet registrou 22 279 vendas, o HB20 e o Ka juntos somaram 19 595.

Cenário: preço dos seguros mais comercializados

O mais vendido de janeiro a maio, Onix, da Chevrolet, apresentou queda nos valores de apólice de seguros. Em maio, por exemplo, o valor médio entre as cinco capitais cotadas foi de 1 734 reais para o público masculino. Quando comparado com o mês de março, a queda representa quase 10% - quando os preços dos seguros chegou a bater quase 2 000 reais.

Segundo estudos da Minuto Seguros, a queda no valor se deu pela diminuição nos índices de roubos e furtos pelo Brasil, impactando diretamente na queda de preço médio dos seguros. Ainda de acordo com a avaliação, O valor mais alto para o Onix, para o perfil masculino, é no Rio de Janeiro, onde a apólice chega a custar 2 158 reais.

E, se por um lado o valor da apólice do Onix apresentou queda, o preço médio dos seguros dos 10 veículos mais vendidos apresentou acréscimo. Isso porque o Corolla, da Toyota, voltou a figurar a lista após sete meses de ausência. Por ser um automóvel que historicamente tem um valor de apólice mais caro, os preços médios subiram.

Por essa razão, a média dos seguros para os homens foi de 2 209 reais, enquanto para as mulheres o custo foi fixado em 1 984 reais - um aumento de 2,5% para os homens e quase 15% para as mulheres.

Capitais x custo-benefício

Seguindo a tendência de queda quando comparado com meses anteriores, o automóvel que apresentou o valor de apólice mais baixo foi o Onix, com 1 527,36 reais em São Paulo para o público masculino e 1 293,42 para as mulheres - também na capital paulista.

Considerando os perfis e os veículos avaliados no estudo, o seguro que demonstrou menor diferença nas capitais cotadas foi o Kwid, da Renault, que está na quarta posição dos mais vendidos. Segundo a Minuto Seguros, o valor mais alto está no Rio de Janeiro, com 2 177 reais e o menor em Florianópolis, com 1 520 reais - uma distância de 657 reais.

Já considerando a maior diferença nos valores, o Renegade, da Jeep, teve o maior número. Na oitava colocação entre os mais vendidos, o valor do seguro da SUV em Goiânia é 4 161 reais, enquanto em Florianópolis custa 2 105 reais, uma variação de 2 056 reais.

Mais uma vez, a cidade do Rio de Janeiro despontou como o local com os preços dos seguros mais caros. De acordo com a análise, o preço médio na cidade maravilhosa é 2 775 reais. Em contrapartida, Florianópolis é a capital com os valores mais baixos, com média de 1 658 reais.

Confira, a seguir, a lista dos 10 carros mais vendidos e os valores dos seguros

1- Onix

seguro de carros

Marca: Chevrolet

[table id=48 /]

2- HB20

seguro de carros

Marca: Hyundai

[table id=49 /]

3- Novo KA

seguro de carros

Marca: Ford

[table id=50 /]

4- Kwid

seguro de carros

Marca: Renault

[table id=51 /]

5- Novo GOL

Marca: Volkswagen

[table id=52 /]

6- Prisma

seguro de carros

Marca: Chevrolet

[table id=53 /]

7- Polo

seguro de carros

Marca: Volkswagen

[table id=54 /]

8- Renegade

[caption id="attachment_4057" align="alignnone" width="800"]seguro dos carros Crédito: Divulgação[/caption]

Marca: Jeep

[table id=55 /]

9- Argo

[caption id="attachment_4061" align="alignnone" width="800"]seguro dos carros Crédito: Divulgação[/caption]

Marca: Fiat

[table id=56 /]

10 - Corolla

seguros

Marca: Toyota

[table id=57 /]

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Paula Bezerra

Escrito por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010