Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Refinanciamento de veículos Itaú

O seu bem pode trabalhar a seu favor e proporcionar acesso ao crédito com taxas reduzidas. Mas é preciso cautela na escolha da instituição financeira

Escrito por Vanessa Ferreira em 31.10.2019 | Atualizado em 06.11.2019

  • 0 Likes

Muitas pessoas buscam por modalidades de crédito, como o refinanciamento de veículos Itaú, como uma forma de organizar a vida financeira ou concretizar um plano sem precisar se desfazer do seu bem.

O refinanciamento de veículos é uma modalidade de crédito com condições de pagamento diferenciadas e taxas de juros reduzidas, em comparação com a média praticada pelo mercado. Existem muitos agentes financeiros que oferecem esse tipo de serviço.

Essa é, sem dúvidas, uma alternativa de crédito vantajosa, já que as instituições financeiras costumam praticar taxas competitivas e viáveis ao bolso do cliente. Porém, para saber se está fazendo uma boa escolha, é importante saber as condições oferecidas e comparar com as disponíveis do mercado.

A seguir, saiba como funciona essa modalidade de crédito, as condições para contratação e descubra se é uma boa opção.

Como funciona o refinanciamento de veículos Itaú

O Itaú oferece o financiamento do automóvel, que é diferente do refinanciamento. Enquanto no primeiro caso a utilização do crédito é exclusiva para a compra de um veículo, no segundo é necessário ter um veículo próprio como garantia para a obtenção do crédito, que pode ser utilizado para qualquer fim.

A dinâmica do refinanciamento de veículos é bastante simples. Diferente do empréstimo pessoal comum, no empréstimo com garantia o solicitante oferece um bem como garantia do pagamento, o que possibilita a redução dos juros e melhores condições de pagamento.

Dessa forma, para liberar o crédito, a instituição financeira avalia o perfil financeiro do solicitante, bem como as características do veículo, incluindo o seu estado de conservação.

Geralmente, é levado em consideração o montante já quitado das parcelas do automóvel e o seu valor de mercado para estipular o valor emprestado, que pode chegar a 80% do valor do bem.

No Brasil, o padrão na avaliação de carros quanto ao valor de revenda é a tabela Fipe, que se baseia no valor médio dos modelos de acordo com o ano de fabricação. Mas a avaliaçao do carro também considera as condições de conservação do veículo, o que pode reduzir ou elevar o valor considerado para o refinanciamento.

Condições de contratação do refinanciamento de veículos

As condições de contratação do refinanciamento de automóveis variam de acordo com a instituição financeira. Mas a exigência principal é que o veículo esteja em nome do solicitante e que tenha até 10 anos de fabricação. Além disso, não pode ser objeto de algum outro tipo de financiamento como leasing ou consórcio.

É possível contratar o crédito com um veículo parcialmente quitado, mas alguns agentes financeiros liberam o crédito somente com veículos quitados como garantia. Portanto, é preciso avaliar essa questão antes de solicitar o crédito.

Além disso, é importante que o bem esteja em situação regular, sem qualquer restrição no Detran. Isso tudo é avaliado durante a análise de crédito.

Leia também | Empréstimo online, rápido e seguro: saiba como e onde contratar

Faça uma simulação

A simulação de crédito é uma etapa importante para contratar as melhores condições de empréstimo. A Creditas, referência no mercado de empréstimos com garantia, disponibiliza um simulador de refinanciamento de veículos gratuitamente. No site,  é possível consultar as condições de pagamento do empréstimo.

A empresa oferece refinanciamento de veículos com taxas a partir de 1,49% ao mês. Além disso, os prazos para quitar a dívida vão de 12 a 48 meses, com a possibilidade de liquidar o saldo devedor a qualquer momento. Como os automóveis possuem alta liquidez, os valores liberados podem chegar a 90% da avaliação do carro.

Além da simulação do empréstimo com garantia de veículo, você consegue simular o empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo consignado, com garantia do salário. Com o resultado em mãos, você pode comparar com proposta de outras empresas e escolher a melhor opção para a sua saúde financeira.

Vantagens e desvantagens do refinanciamento de veículos 

Assim como qualquer outra modalidade de crédito, existem prós e contras na contratação do refinanciamento de veículos. Por isso, é importante analisar bem os dois lados para decidir se essa é a opção ideal para você.

Vantagens

  • Taxa de juros reduzida: uma das principais vantagens do refinanciamento de veículos é a taxa de juros mais baixa. Já que o veículo é dado como garantia em caso de não pagamento das parcelas, os credores podem oferecer crédito com menos incidência de juros, visto que poderão ficar com o automóvel para recuperar a quantia não paga.
  • Mais flexibilidade no parcelamento: outro ponto vantajoso desse tipo de empréstimo é a possibilidade de parcelar a dívida em um maior número de vezes. O Banco Central autoriza o parcelamento em até 60 vezes para o refinanciamento. No entanto, como as condições podem variar de acordo com cada instituição financeira, o parcelamento oferecido varia entre 48 e 60 vezes.
  • Liberdade para usar o valor como quiser: mais uma vantagem que merece destaque é a possibilidade de usar o dinheiro emprestado pelo agente financeiro para qualquer finalidade. Isso é algo que agrada a quem precisa de dinheiro para pagar dívidas, por exemplo, pois essa modalidade de empréstimo não está ligada à aquisição de um bem específico, como acontece em outras modalidades.

Desvantagens

  • Nem todos os veículos podem ser usados como garantia: geralmente, não são aceitos veículos com tempo de fabricação superior a 10 anos. Além disso, o valor a ser liberado pelo credor depende, dentre outros critérios, do estado de conservação do veículo.
  • É necessário possuir um veículo em seu nome: não é possível utilizar veículos em nome de familiares para solicitar o crédito em seu nome. O bem deve estar em nome do solicitante do empréstimo.

O que é um refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito na qual o cliente coloca o próprio automóvel como garantia da operação. Ao colocar um bem alienado ao contrato, é possível conseguir melhores condições de pagamento, como taxas mais baixas e prazos mais longos para saldar os débitos.

O cliente precisa ter um carro em seu nome, de preferência quitado, e estar com a documentação regularizada. Caso haja um financiamento aberto, ou até pendências como IPVA atrasado, parte do valor solicitado será destinado ao pagamento das dívidas e o restante é encaminhado para a conta do solicitante.

É importante ressaltar que, apesar de estar alienado, o veículo refinanciado não deixa de ser posse de quem solicita o empréstimo. No entanto, enquanto as parcelas estiverem em aberto, o banco tem autorização para vender o veículo caso o pagamento não seja realizado, de modo a quitar o valor não pago.

Essa linha também é muito utilizada para outros fins, além do refinanciamento de dívidas. Como a utilização do dinheiro é livre, muitos usam para investir no próprio negócio. Outras áreas de interesse são os estudos, gastos com saúde e aquisição de outros bens.

Leia também | O que é alienação fiduciária e por que vale a pena?

Como contratar essa modalidade?

Para contratar o serviço é importante estar com a documentação em dia e seguir algumas etapas até ter o dinheiro na conta:

  • Simulação e solicitação: para fazer o refinanciamento é necessário que você escolha um banco ou financeira que ofereça os serviços e que avalie as condições oferecidas. Quando se decide realizar um refinanciamento de carro, como nos demais tipos de empréstimo, as taxas para este serviço variam de banco para banco. Então, para conseguir um bom empréstimo, é fundamental fazer simulações para, enfim, escolher a menor taxa de juros.
  • Regularize a documentação do carro e, obviamente, a sua documentação. Caso o carro não esteja em seu nome, é preciso fazê-lo.
  • Análise de crédito: nessa etapa ocorre avaliação da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  • Análise jurídica e vistoria do veículo: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem é avaliado para então se tornar garantia do pagamento.
  • Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, o documento de formalização do empréstimo é liberado  para assinatura.
  • Liberação do recurso: o dinheiro pode entrar na sua conta entre 5 e 15 dias depois de iniciar a contratação. E o melhor: você tem até 30 dias para quitar a primeira parcela.

Quais outras instituições oferecem refinanciamento de veículo?

Tradicionalmente, você consegue fazer empréstimo em bancos e financeiras. Mas, hoje em dia é possível recorrer a empresas ainda mais tecnológicas e desfrutar dos benefícios do empréstimo com garantia de veículo. As fintechs são empresas totalmente baseadas em tecnologia e especializadas em finanças. Você pode solicitar pela internet, sem precisar encarar filas em agências bancárias e perder tempo.

O foco dessas companhias é facilitar o acesso ao crédito. A Creditas é uma fintech especialista nessa modalidade e com destaque nos juros baixos e prazos longos.

A quantia máxima concedida é 90% do valor total do automóvel e a taxa mínima é de 1,49% ao mês. O prazo para pagar chega a 48 meses. Porém, todos esses fatores vão depender da análise de crédito, do seu perfil financeiro e da situação do veículo em garantia. Lembre-se que a empresa leva em conta inúmeros fatores antes de te entregar a proposta final.

Agora que você já sabe as exigências para refinanciamento de veículo, veja também: posso vender ou comprar carro alienado?

Tem mais dúvidas sobre o refinanciamento de veículos? Escreva para nós nos comentários abaixo. Continue acompanhando os conteúdos para ficar por dentro desse e de outros assuntos.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Comentários [2]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Patrícia
Patrícia disse:
Sou correntista Itaú Uniclass e não funciona assim. Fui na agência, consultei a gerente pelo aplicativo e eles não fazem refinanciamento de veiculo. Mandam você procurar uma agência dentro de concessionária para tentar e nem te informam quais concessionárias possuem tal agência. Tipo: Se vira.
28.04.2017 às 00:26
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi Patrícia, tudo bem? Você chegou a fazer um cadastro aqui na creditas? Nós fazemos empréstimo com garantia de imóvel ou de automóvel, e o bem fica alienado com a gente durante a operação :) Qualquer dúvida liga aqui pra gente 11 35228009
21.08.2017 às 11:58
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010