Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Finanças

Planilha de gastos: Calcular despesas da casa

Escrito por Revista Creditas em 01.02.2017 | Atualizado em 12.04.2019

  • 0 Likes

Coloque tudo na ponta do lápis e veja onde é possível economizar

É possível, sim, prever e organizar as despesas da casa. A categoria inclui despesas fixas e variáveis.

Se você prentende comprar ou alugar uma nova casa, fique atento: alguns gastos podem oscilar de acordo com o tipo de moradia. Conheça cada um deles e certifique-se das despesas que irá assumir.

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

1. Despesas fixas mensais

São aquelas contas que já sabemos o valor. Entra mês, sai mês e elas estão lá. Embora não possibilitem economia, também não causam surpresas:

Aluguel/prestação: o valor do aluguel é fixado em contrato e permanece fixo durante a vigência do documento, sendo reajustado após esse período. No caso de um financiamento, em geral os juros são calculados e embutidos em parcelas fixas. Algumas instituições trabalham com financiamentos em parcelas decrescentes. Ao alugar uma casa ou apartamento, peça uns dias de carência alegando os gastos com a mudança e quando for comprar um imóvel, busque as melhores taxas de juros e condições de pagamento.

Condomínio: em geral a taxa de condomínio inclui diversos serviços de manutenção da área comum aos moradores como segurança, faxineiro, jardineiro... Avalie se o valor cobrado pelo condomínio é justo pelos serviços que oferece e pondere se as despesas seriam desnecessárias caso morasse em outro local.

Faxineira/Jardineiro: o valor gasto com esse serviço depende de diversos fatores como a frequência e o tamanho do local a ser limpo. Avalie a periodicidade necessária e pesquise o valor cobrado por profissionais em condições semelhantes as que você propõe. Embora o valor dos serviços prestados por faxineiras e jardineiros possa variar, é possível acertar um valor fixo mensal.

Seguro de casa: valor gasto mensalmente com um seguro que cubra eventualidades como incêndio, furto, colisões de veículos, etc. O seguro do imóvel é muito importante para a preservação do seu patrimônio, não esqueça de incluí-lo no seu orçamento mensal. Veja como fazer um seguro de casa.

2. Despesas variáveis mensais

Estas são despesas que variam mensalmente e nos permitem economizar!

  • Luz/Água - Uma boa dica para fazer o dinheiro render mais na hora de pagar essas contas é substituir as lâmpadas pelas de baixo consumo, procurar utilizar aparelhos eletrônicos em horários mais econômicos e claro, cortar desperdícios como vazamentos e luzes acesas sem necessidade.
  • Telefone/Internet/ TV a cabo - Atualmente a maioria das pessoas possui telefone celular com planos bastante econômicos e nem sempre é necessário manter um telefone fixo em casa. Faça as contas, compare preços e avalie os benefícios que seu plano atual está lhe oferecendo. Além disso pode ser mais vantajoso contratar uma empresa que agregue os três serviços ao invés de pagá-los separadamente.
  • Gás - Tem sua durabilidade de acordo com a forma de utilização. Em geral, alimentos preparados no forno consomem mais.
  • Supermercado - Uma boa dica para economizar com alimentação é elaborar um cardápio semanal e fazer as compras de acordo com o planejado. Você também pode adquirir alimentos em estabelecimentos específicos, como açougues e feiras-livres, deixando o supermercado para as compras de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Compare preços, experimente novas marcas e aproveite as promoções.

3. Despesas anuais

São despesas que não permitem economia. Devem ser pagas e as taxas de referência podem variar conforme a localidade. As prefeituras em geral oferecem benefícios para pagamentos a vista como grandes descontos e até sorteios.

  • IPTU - O Imposto Predial e Territorial Urbano possui lançamento anual e o reajuste ocorre da mesma forma variando de acordo com o imóvel.

Laudêmio - Morar próximo às praias com vista para o oceano tem um custo a mais: O laudêmio é uma taxa cobrada sobre o valor do imóvel para terrenos de marinha, em uma profundidade de trinta e três metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Revista Creditas

Escrito por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.
Comentários [3]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

diego
diego disse:
muito boa a matéria
14.02.2018 às 09:33
Jose Marcos de Almeida
Jose Marcos de Almeida disse:
A taxa de captação da creditas? por exemplo tenho aplicação CDB esta pagando algo em torno de 0,40%
13.06.2018 às 21:12
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, José A nossa taxa mínima é de 1,15% ao mês para o empréstimo com garantia de imóvel. Para veículo é de 1,49% a.m. Nos dois casos utilizamos o IPCA como indexador.
18.06.2018 às 14:38
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010