Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Economia

Planeje-se: saiba como otimizar a restituição do imposto de renda

Carol Sandler, especialista em finanças pessoais, dá dicas de como estruturar o planejamento para usar a restituição do IR. Confira e comece a se organizar

Escrito por Paula Bezerra em 19.07.2019 | Atualizado em 26.07.2019

  • 0 Likes

A receita federal liberou, no dia 15 de julho, o segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2019. O benefício foi pago a quem enviou primeiro as declarações, não fizeram retificações e não apresentaram pendências ao órgão responsável. O lote também inclui residuais de 2008 a 2018.

E, juntamente com a restituição, milhares de brasileiros são contemplados com a tão esperada renda extra

Segundo a Receita Federal, cerca de três milhões de contribuintes foram beneficiados com a liberação do segundo lote da restituição do Imposto de Renda, totalizando cinco bilhões de reais.

A quantia é esperada será muito importante para movimentar a economia brasileira, tanto em investimento, quanto em consumo e, até mesmo, para diminuir o número de inadimplência no país. 

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"] 

Próximas datas da restituição do Imposto de Renda

Aos que não foram contemplados com o benefício ao longo do segundo lote, não se preocupem. Até o final do ano a Receita Federal irá liberar os próximos lotes. No total, são sete lotes de restituição.  

Eles estão distribuídos em: 

3º lote: 15 de agosto 

4º lote: 16 de setembro 

5º lote: 15 de outubro 

6º lote: 18 de novembro 

7º lote: 16 de dezembro 

Para saber quando a previsão da restituição do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal

Como planejar o uso da restituição do Imposto de Renda?

Com a chegada da tão esperada “renda extra”, a dúvida sobre como otimizar o uso e estruturar o destino mais inteligente passa a ser recorrente. 

Para a especialista em finanças pessoais, Carol Sandler, fundadora do canal Finanças Femininas, a primeira dica é simples, porém, fundamental: planejamento.

Segundo Carol, sem o foco e um planejamento financeiro estruturado, a possibilidade de gastar a quantia e se enrolar no futuro é maior. 

“Deixa para se planejar e dar um futuro para o dinheiro quando ele cair”, diz Carol. “Temos uma tendência de trazer tudo para o presente, gasta e quando você perceber, na hora que o dinheiro de fato cair, você já está devendo”, completa.   

Com o planejamento em mãos, a principal recomendação é se livrar de débitos antigos - ou seja, quitar dívidas e boletos atrasados. Na sequência, é possível avaliar opções como viajar, investir e etc.

“O primeiro passo é o autoconhecimento”, diz Carol. “Mas, sem dúvida, se a pessoa está com dívida, o principal é usar aquele dinheiro [da restituição] para zerar as dívidas.”

Quer saber como otimizar e usar o dinheiro da restituição do imposto de renda da melhor maneira? Confira, a seguir, a entrevista completa:

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Paula Bezerra

Escrito por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010