Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Peguei crédito consignado e fui demitido, e agora?

Escrito por Revista Creditas em 01.02.2017 | Atualizado em 26.03.2018

  • 0 Likes

Mesmo que você tenha pedido demissão ou tenha sido dispensado as parcelas do consignado são cobradas normalmente, devendo ser pagas com a rescisão ou através de carnê

É normal o trabalhador solicitar empréstimo consignado com desconto em salário e antes de concluir o pagamento sair do atual emprego. Independente se você pediu demissão ou foi demitido, o empréstimo deverá continuar sendo pago. Contudo, as condições podem alterar, como as taxas de juros, dependendo da instituição financeira.

Saí ou mudei de emprego

Tanto no caso em que você é demitido (seja por justa causa ou não) ou quando você pede demissão, a empresa poderá usar 30% dos valores da rescisão para pagar o consignado, desde que isso esteja no contrato. Se esse valor não for o suficiente para cobrir todo o empréstimo, ele continuará sendo cobrado e, dependendo do banco, os juros podem ficar maiores, já que sua folha de pagamento não estará mais como garantia. Você pode, no entanto, negociar com o banco e verificar a possibilidade de manter o valor da taxa de juros.

Se você trocou de empresa, deverá verificar diretamente no RH do novo trabalho se existe um vínculo entre o banco e a empresa, para que a dívida seja transferida. Desta forma, as parcelas do consignado continuarão saindo do seu novo salário normalmente.

Até mesmo nos casos mais extremos como a falência da empresa, as parcelas do empréstimo continuam sendo cobradas. Isso porque nesses casos a empresa é obrigada por lei a fazer uma série de pagamentos ao funcionário, entre eles férias e aviso prévio, por exemplo. Assim, esses valores são destinados ao pagamento do consignado.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Revista Creditas

Escrito por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010