Revolucionando o empréstimo no Brasil
Crédito e empréstimo

O que muda com as novas regras do cheque especial?

Escrito por Revista Creditas em 10.07.2018 | Atualizado em 12.04.2019

  • 0 Likes

Se você já entrou no vermelho no banco por falta de saldo e mesmo assim a instituição liberou um limite de crédito, é sinal de que entrou no cheque especial. Essa modalidade está entre as mais caras e ainda pesa muito no bolso dos brasileiros. Para melhorar a situação, em julho de 2018 passam a valer novas regras do cheque especial definidas pelo Banco Central.

Essa não é a primeira mudança. Em maio de 2017, foi a vez do cartão de crédito e em junho de 2018, do crédito rotativo. O objetivo dessas alterações é diminuir o endividamento do brasileiro com essas linhas e garantir que tenha acesso a condições mais justas.

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Por que é caro?

O cheque especial lidera as modalidades, apresentando as maiores taxas de juros. Isso acontece porque é um limite pré-aprovado, disponível automaticamente na sua conta corrente e muito usado em situações emergenciais.

Então, você tem acesso facilmente e não é exigida nenhuma garantia de pagamento. Com isso, os bancos não têm certeza de que serão pagos de volta. Para compensar, cobram juros exorbitantes.

Novas regras do cheque especial

A decisão de alterar as condições do cheque especial é para evitar que o consumidor entre de forma automática e, muitas vezes, sem perceber. O objetivo é fazer uso consciente dessa linha de crédito, sabendo quando e como usar sem cair numa cilada.

Então, basicamente, são exigidas quatro mudanças para os bancos:

  • Aviso: o banco te envia alertas assim que você entrar no cheque especial. Além de enviar mensagens orientando sobre o uso. E, principalmente, para lembrar que essa deve ser uma opção apenas emergências e por pouco tempo. Assim, evita-se o pagamento excessivo de juros.

 

  • Extrato: agora, no extrato, o limite do cheque especial aparece separado do valor do saldo, para não ter confusão.

 

  • Negociação: você poderá entrar em contato com o banco para negociar a dívida e conseguir melhores condições de pagamento.

 

  • Modalidade mais barata: se você estiver com uma dívida superior a 15% do seu limite de crédito por mais de 30 dias, a instituição financeira deve oferecer outra linha com juros menores.

 

Alternativas mais baratas

Existem linhas de crédito com taxas de juros muito menores que o cheque especial. Hoje em dia, você pode conseguir condições diferenciadas em outras instituições além dos bancos.

As fintechs, por exemplo, são empresas especialistas em finanças e em tecnologia. Essas companhias têm crescido muito no mundo do crédito, principalmente por facilitar o acesso a taxas mais justas e prazos maiores.

O crédito consignado e o empréstimo com garantia se destacam como os mais baratos. Compare:

[infogram id="0431ab14-6f36-4625-a712-851a5bcddee8" prefix="auv" format="interactive" title="Taxas de Juros"]

Empréstimo Consignado

Se você é funcionário de empresa privada, servidor público ou beneficiário do INSS pode solicitar essa linha. Basicamente, no empréstimo consignado, o pagamento é descontado direto do holerite, de forma automática. Os juros são reduzidos justamente porque a empresa tem seu salário ou benefício como garantia de que será paga.

Isso é uma vantagem para quem não quer se preocupar com a data de vencimento. Porém, todo mês você ficará sem uma parte da renda para quitar outras despesas. Então, é preciso se organizar e fazer um planejamento financeiro para evitar problemas.

Empréstimo com garantia

Você precisa de quantias bem elevadas? Está pensando em realizar sonhos caros? O diferencial do empréstimo com garantia é justamente conceder muito dinheiro, com juros reduzidos e prazos longos.

Para ter acesso a essas condições, você pode assegurar o pagamento, atrelando um bem à empresa como garantia. Mas, você continua usando normalmente seu carro ou imóvel. Esse procedimento é chamado de alienação fiduciária.

Ou seja, essa é uma maneira de você conseguir quitar dívidas e alavancar projetos pessoais pagando muito mais barato.

Ainda tem dúvidas sobre as novas regras do cheque especial? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo e continue acompanhando outros conteúdos da Revista Creditas, para ficar craque em finanças!

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Revista Creditas

Escrito por Revista CreditasPortal de conteúdo especializado em educação financeira.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010