Revolucionando o empréstimo no Brasil
Finanças

Menos é mais: como o minimalismo pode ajudar suas finanças

Em entrevista com Marina Maia, criadora de conteúdos sobre minimalismo e consumo consciente, explicamos como ter um estilo de vida minimalista e com menos gastos

Escrito por Paula Bezerra em 01.08.2019 | Atualizado em 07.08.2019

  • 0 Likes

A palavra do momento é minimalismo. Viver com menos, ser um consumidor consciente, focado em suas finanças pessoais, que sabe medir o equilíbrio entre o consumo, lazer e desejos. É. Em meio a tantas novidades do mercado, essa parece não ser uma tarefa fácil. Mas quem adere esse estilo de vida afirma que é um caminho sem volta.

Exemplo disso é Marina Maia, especialista em consumo consciente e minimalismo. Adepta ao movimento há seis anos, ela conta que o padrão de vida dela, interesses pessoais e hábitos de consumo mudaram totalmente quando incorporou o conceito minimalista em sua vida. Passou de um apartamento de três quartos para um menor. Trocou de carro, se desfez de roupas que não usava mais e sentiu as diferenças em suas finanças. 

“Quando você adota esse estilo de vida, você pensa melhor antes de comprar algo e de gastar dinheiro”, conta Marina. “Isso acaba refletindo diretamente nas suas contas, planejamento e finanças.” 

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Minimalismo e o impacto nas finanças

Não é novidade que o brasileiro tem dificuldade de organizar as finanças. Em pesquisa elaborada pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), foi revelado que 45% dos brasileiros admitem não controlar o orçamento

Essa falta de hábito em avaliar as contas e montar um planejamento financeiro - assim como o estilo de consumo desenfreado - reflete em outras áreas: outra avaliação feita pelas mesmas instituições demonstra que maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento. A pesquisa aponta que 64% dos consumidores raramente – ou nunca – têm dinheiro sobrando.

Leia também - Minimalismo: como essa tendência te ajuda a economizar dinheiro

Aos que querem ter um controle maior das finanças e ser adepto a um estilo de vida mais simples, vale conhecer os preceitos do minimalismo. Segundo Marina, o primeiro passo para deixar o consumismo exacerbado de lado é começar desapegando.

“Comece por um cômodo, por partes”, explica. “Conforme você for se desfazendo das coisas, a ação será natural e levará a outra. Quando você notar, estará vivendo com menos.” 

Para entender como o minimalismo ajuda a impactar as finanças, fizemos uma entrevista em vídeo com a especialista. Confira, a seguir, e anote as dicas:

 

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Paula Bezerra

Escrito por Paula BezerraEditora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010