Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Finanças

Crise e inadimplência abrem espaço para influenciadores de finanças

Diante do aumento de consumidores superendividados, iniciativas de educação financeira ganham notoriedade na internet. William Ribeiro, do canal Dinheiro com Você, é exemplo disso

Escrito por Flávia Marques em 24.09.2019 | Atualizado em 26.09.2019

  • 0 Likes

Estar com o nome sujo traz uma série de implicações desagradáveis. Mais do que restrições financeiras e dificuldade de acesso ao crédito, a desorganização das contas gera uma sensação de mal-estar conhecida por milhões de brasileiros inadimplentes. 

Foi justamente esse cenário que fez o economista William Ribeiro ingressar no mundo de educação financeira. Em meados de 2017, ele se deparou com um recorde: em maio daquele ano, o número de inadimplentes chegou a 61 milhões de pessoas. À época, esse foi um dos maiores índices de pessoas inadimplentes em cinco anos. 

A falta de conhecimento financeiro e crescente nível de mau endividamento entre as famílias fez com que o economista acendesse uma espécie de luz vermelha sobre o assunto. “Depois de perceber quantas pessoas estavam perdidas em dívidas, vi a necessidade de trabalhar com informações de educação financeira”, diz o economista. “Então, entre tantos assuntos, eu decidi falar de finanças pessoais porque é uma causa urgente no país", disse.  

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"] 

Como reflexo desse cenário, William Ribeiro estreou, em 2017, o canal Dinheiro com Você. Em dois anos, ele conquistou mais de 200 000 seguidores no YouTube e produziu quase 200 vídeos. Para a plataforma, seu objetivo é trazer dicas de finanças pessoais que vão desde orientações sobre como investir até a aprender a organizar o orçamento. Além disso, ele mostra, de forma simples, como os acontecimentos na economia refletem na vida da população.

Brasileiros inadimplentes e a importância da educação financeira

Se em 2017 William sentiu o alerta da importância da educação financeira, hoje, o cenário é ainda mais intenso diante do alto índice de inadimplência. Isso porque, conforme a economia não dá sinais robustos de recuperação, o número de brasileiros inadimplentes segue alto - e crescendo de maneira gradual. 

Em 2019, por exemplo, o Brasil registrou a marca recorde de 63 milhões de pessoas com nome sujo. Ou seja: em dois anos, o número de brasileiros inadimplentes passou a impactar 40% da população adulta do país. Entre os principais motivos desse recorde estão o alto índice de desempregados, o repique da inflação e, claro, a falta de educação financeira. 

E esse alto número de brasileiros inadimplentes reforçou o valor da educação financeira.  Enquanto em 2015, auge da crise econômica, a jornalista e fundadora do canal Me Poupe!, Nathalia Arcuri, nascia como uma das precursoras do assunto, hoje, as redes sociais estão tomadas por especialistas dispostos a falar de finanças pessoais - assim como William Ribeiro. 

Seja por meio de conteúdos básicos sobre finanças pessoais, ajudando as pessoas a saírem do vermelho, ou com dicas de investimento, as redes sociais passaram a ser tomadas por vídeos e dicas para alertarem as pessoas sobre o poder da educação financeira. 

E o alcance e força dessa estratégia tem um porquê: impactada diretamente pela recessão, a geração Z, composta por jovens nascidos entre os anos de 1995-2010, encontrou nas redes sociais o caminho para o nome limpo - e educação financeira. 

Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 40% dos jovens dessa faixa etária que controlam as finanças aprenderam a fazê-lo na internet - por meio de canais e sites de conteúdos de educação financeira. 

Não à toa, a variedade de influenciadores desse segmento não para de crescer. Se Nathalia Arcuri é vista como uma das pioneiras - atualmente, o canal da especialista conta com quatro milhões de seguidores -, nomes relevantes como o próprio William Ribeiro; Thiago Nigro - do O Primo Rico; Mirna Borges, do Economirna; Carol Sandler, do Finanças Femininas; Julia Mendonça; Gustavo Cerbasi; André Bona e etc, passaram a balançar as redes sociais.

Educação financeira: ainda há muito a ser feito

Mas, apesar do crescimento desse mercado, ainda há muito a se fazer.  Outro estudo do SPC em conjunto com a CNDL mostra que 57% da população adulta não se planeja financeiramente. 

“Costumo dizer que, no Brasil, a educação financeira é um filho sem pai nem mãe. Ela não é tratada nas escolas e nem entre as famílias”, afirmou William Ribeiro. 

Confira, a seguir, o quarto vídeo da série “Informação que transforma”

No quarto episódio da série “Informação que transforma”, conversamos com William Ribeiro, novo colunista do portal Exponencial. No bate-papo, ele falou sobre como a educação financeira pode ajudar os brasileiros a deixarem o superendividamento e a inadimplência. 

https://www.youtube.com/watch?v=LD0Nsj5dasw&feature=youtu.be

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Flávia Marques

Escrito por Flávia Marques

Repórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010