Exponencial Exponencial
Exponencial Exponencial
  • Educação financeira

    4 lições de Thiago Nigro para quem busca independência financeira

    No último sábado (10), o analista de vendas José Denisson, de 22 anos, saiu de Sergipe e desembarcou em São Paulo, capital. Na bagagem, trouxe o desejo de aprender mais sobre finanças e conhecer novos hábitos que o ajudaria ...
| Atualizado em: 16/08/2019

Em evento realizado neste fim de semana, fundador do canal O Primo Rico reuniu grandes empresários e investidores para orientar 20 mil participantes a cuidarem das finanças

No último sábado (10), o analista de vendas José Denisson, de 22 anos, saiu de Sergipe e desembarcou em São Paulo, capital. Na bagagem, trouxe o desejo de aprender mais sobre finanças e conhecer novos hábitos que o ajudariam a alcançar o seu objetivo: atingir a independência financeira.  

Esse foi o tema do treinamento “Do mil ao milhão”, organizado pelo educador financeiro e fundador do canal do Youtube “O Primo Rico”. O evento, realizado no Ginásio do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, reuniu 20 000 participantes que, como José Denisson, buscavam aprimorar a vida financeira.  

No treinamento, o influenciador e especialista de finanças deu orientações valiosas para o público aprender a organizar o dinheiro, empreender e, enfim, alcançar a independência financeira.  

O treinamento contou com alguns dos principais empresários e investidores do país – como Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF; e Guilherme Benchimol, CEO e fundador da XP Investimentos, que compartilharam suas histórias, estratégias bem-sucedidas e frustrações que inspiraram o público. 

Assine a Newsletter Creditas!

Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças

A Exponencial agradece o seu contato \o/

Favor preencher todos os campos

 

Independência financeira: como chegar lá?

Ter dinheiro suficiente para conseguir se manter e realizar sonhos de consumo sem precisar de um emprego parece, para muitos, uma utopia. Por outro lado, especialistas defendem que, ao fazer escolhas inteligentes, é possível atingir a independência financeira sem fazer grandes sacrifícios. 

Ao longo do treinamento, Thiago Nigro deu algumas dicas para aqueles que desejam alcançar esse objetivo. Confira, a seguir: 

1- Independência financeira: aprender a poupar é o primeiro passo 

Para conquistar a tão sonhada independência financeira, economizar é uma prática fundamental. E, para conseguir sucesso nesse sentido, Thiago ensina aos “primos” – como chama os seus seguidores – que gastar bem é o segredo. 

Isso significa, basicamente, comprar de maneira responsável e ficar atento para não confundir desejos e necessidades.

Depois de buscar conhecimento sobre finanças e acompanhar o conteúdo do Primo Rico, José Denisson decidiu que precisava organizar as contas para conseguir poupar.

Em uma conversa com a mãe e a irmã – com quem mora – Denisson propôs uma divisão de despesas e passou a mudar os hábitos de consumo. “Eu considero as mudanças que aconteceram na minha vida como uma virada de chave importante”, avalia. “Antes, eu fechava todos os meses no negativo, com dívidas acumuladas”, comenta.  

Com o Primo, ele aprendeu a primeira lição importante para atingir a independência financeira: poupar parte do salário antes de começar a consumir. Depois de seis meses, o jovem saiu da situação de superendividado e, hoje, já consegue investir mais de 50% do que ganha. 

2- Mudança de hábitos sem radicalismo

Embora controlar o consumismo e economizar seja indispensável para o sucesso financeiro, Thiago Nigro ressaltou que estabelecer metas que envolvam mudanças radicais de hábitos para economizar não é uma atitude interessante, pois não se sustenta a longo prazo. 

“A maioria das pessoas que começa seus estudos em busca da riqueza pensa que só serão necessários alguns poucos dias de dedicação máxima para sair da estaca zero e chegar ao primeiro milhão”, disse o youtuber. “Elas começam muito animadas, preenchendo planilhas, anotando cada centavo gasto e acessando a conta bancária a todo momento para ver o que está acontecendo”, completou. 

Mas, com o passar do tempo, diante de medidas radicais, é natural que a determinação vá se dissipando. “É um gasto inesperado que entra, uma conta que parece impossível de ser cortada e o desânimo logo bate à porta” comentou Thiago. 

3- Investimentos são grandes aliados

No Brasil, menos de 15% da população reserva algum dinheiro. E, se pouca gente poupa, é ainda menor a quantidade de pessoas que conhece o caminho para começar a aplicar as próprias economias. De acordo com levantamento realizado recentemente pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com o apoio do Datafolha, pouco mais de um terço da população (38%)  conhece algum tipo de produto oferecido por instituições financeiras. 

Essa falta de familiaridade fica ainda mais evidente quando os participantes da pesquisa responderam o que eles consideram como investimento. Durante as entrevistas, itens de consumo pessoal, como roupas e cosméticos, chegaram a ser mencionados. Durante o evento, Nigro e os palestrantes enfatizaram que economizar não é o suficiente para alcançar a independência financeira. É preciso, também,  investir bem o dinheiro para que ele trabalhe por você. 

No treinamento, Nigro compartilhou com o público a composição de sua carteira de investimentos para explicar a importância da diversificação. Hoje, sua carteira de investimentos é composta da seguinte maneira: 25% em ações no Brasil, 25% em ações nos Estados Unidos, 25% em fundos imobiliários e outros 25% em renda fixa – para compor a sua reserva de emergência. 

“Costumo dizer que a reserva de emergência é o que dá sanidade mental”, afirmou Nigro. “Se você não tem uma renda separada para isso, quando um imprevisto acontece você precisa virar um torcedor, porque não tem dinheiro para reverter a situação”, explicou ao público. 

Além de enfatizar a importância da reserva para emergência, Thiago explicou como investidores iniciantes podem comparar diferentes aplicações no mercado financeiro. “Para fazer qualquer investimento, é preciso observar atentamente três coisas: o risco, a liquidez – que é a facilidade de saque da receita – e o rendimento”, disse.

4- Ganhar mais dinheiro 

Além de consumir de forma consciente e investir melhor, o evento abordou outra ação de suma importância para a conquista da liberdade financeira: ganhar mais dinheiro. “Pessoas ricas nunca possuem apenas uma fonte de renda”, defendeu Nigro. 

“Elas entendem que o fluxo de receita não pode vir apenas de um canal e estão atentas a todas as oportunidades de fazer o dinheiro trabalhar por elas, seja por meio de investimentos ou da criação de negócios”, afirmou. 

Ao público, ele orientou que, para ganhar mais dinheiro, a saída é que cada um crie os seus próprios multicanais de receita. Embora os investimentos sejam um bom caminho para isso, empreender, segundo Nigro, deve estar no radar de todos que almejam ganhos realmente maiores. “E mesmo para os que dizem não possuir uma ‘veia empreendedora’ ou que é quase impossível ampliar suas entradas de capital, avaliar essa possibilidade é sempre interessante”.  

Por isso, durante os dois dias de treinamento – sábado e domingo -, o público teve contato com dicas de empreendedorismo. O casal Rodrigo de Oliveira e Fabiane Freitas foi ao evento com o objetivo de aprender a ganhar mais dinheiro e ampliar a empresa. 

Juntos, eles administram há 10 anos uma clínica de segurança e medicina do trabalho, a Berta Consultoria, com unidades no Guarujá, Santos e Bertioga. “Gostei de conhecer a história do João Adibe, presidente da CIMED, e entender sobre o crescimento da companhia. Foi inspirador”, comentou Rodrigo. 

“E, para mim, entender como o Primo investe o dinheiro foi literalmente enriquecedor. A experiência dele ampliou a minha visão sobre investimentos para aplicar no dia a dia”, disse  Fabiane. 

Foto: divulgação – Thiago Nigro

Postado por Flávia Marques

Repórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes

Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Veja mais