Revolucionando o empréstimo no Brasil
Crédito e empréstimo

Fraude na solicitação de empréstimo: cuidado

Escrito por Revista Creditas em 01.02.2017 | Atualizado em 03.04.2018

  • 0 Likes

Saiba como identificar fraudes quando solicitar um empréstimo. Aprenda a reconhecer sites clonados; não forneça dinheiro adiantado e adquira o empréstimo com segurança

Solicitar um empréstimo pode ser a solução de diversos problemas financeiros. No entanto, se não feito da maneira correta, ao invés de solucionar, o consumidor pode acabar com ainda mais problemas. É o que acontece com as vítimas de fraudes na internet. Muitas pessoas sofrem crimes online no Brasil.

Segundo os dados levantados em 2013 pela CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), no ano de 2012 foram notificados 466.029 incidentes de segurança, 17% maior que o ano anterior. Quanto às tentativas de fraudes, no mesmo ano foram 69.591, 72% maior que 2011. Em 2014, foi divulgado, em evento promovido pela Serasa Experian, que os prejuízos com fraudes no Brasil chegaram a somar R$ 2,3 bilhões em 2013.

Mas isso significa que solicitar um empréstimo pela internet não é seguro? Não. Hoje em dia a internet é uma poderosa ferramenta e não usá-la seria um grande prejuízo ao consumidor. Contudo, devemos saber usá-la com inteligência. Existem diversas maneiras de driblar os fraudadores e solicitar um empréstimo com segurança pela web.

Nesse artigo veremos algumas dicas para usar a internet e não cair em fraudes.

Como identificar uma fraude

O primeiro passo para solicitar um empréstimo é escolher um banco ou instituição. Normalmente, clientes que estão com o nome sujo ou não conseguem comprovar renda, portanto, não podem solicitar aos grandes bancos, recorrem às instituições de menor porte. É aí que mora o perigo. Existem diversas instituições de pequeno e médio porte que são confiáveis, contudo, também existem diversas que não são.

Sempre consulte sobre a reputação da empresa em órgãos públicos como o Procon e em sites de reclamação como o Reclame Aqui, por exemplo.
Algumas empresas clonam a marca de outras instituições para agirem criminosamente. Por isso, desconfie se a empresa na qual você está adquirindo o empréstimo solicitar algum depósito em conta corrente.

Outro ponto importante: os bancos e instituições não solicitam nenhum depósito antecipado (sinal) para liberar o crédito. Por exemplo, a Creditas jamais pediria ao seu cliente um depósito em conta corrente, nem mesmo a antecipação de dinheiro para pagar o empréstimo.

“Alguns fraudadores enviam e-mails aos consumidores oferecendo empréstimo facilitado. Quando o cliente aceita a proposta, eles costumam pedir um sinal, um adiantamento em conta corrente, além de algumas documentações”, explica Isabella Fracasso da Silveira, gerente de contas e administradora de empresas, que acrescenta “depois disso, eles cortam contato com o cliente e não respondem mais os e-mais”.

Portanto, a marca ser confiável não é o suficiente. Além de não antecipar dinheiro em conta corrente, o consumidor deve ser capaz de identificar se o site da empresa não está sendo clonado por algum fraudador. Para isso, veja algumas dicas:

  • O site é mais seguro quando sua URL começa com HTTPS ao invés de HTTP.
  • A extensão da URL também é importante. O site deve apresentar o nome correto da página na qual você navega ao invés de letras e números aleatórios (correto: www.creditas.com.br/emprestimo-garantia-imovel... incorreto: www.creditas.com.br/hdahhKDJmsdk69554841).
  • Use sites de análise de URL (https://registro.br/cgi-bin/whois/) para encontrar o autor da página. Quando descobrir o nome do autor do site, pesquise sua reputação na internet. Se ele não pode ser contatado, não é popular na internet ou não há informações disponíveis, possivelmente o site não é seguro.
  • Analise se o site é profissional (sua estrutura, layout, design etc.).

Cuidado com recebimento de e-mails (A Creditas só te enviará um e-mail se você fizer cadastro em nosso site em busca de algum produto financeiro).

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Revista Creditas

Escrito por Revista CreditasPortal de conteúdo especializado em educação financeira.

Comentários [15]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ELAINE ARGOLLO DE ASSIS
ELAINE ARGOLLO DE ASSIS disse:
Boa tarde! estou negativada, mas trabalho de carteira assinada a mais de 3 anos, só que como adquirir essas dividas antes, agora não consigo um empréstimo, preciso de uma confiança para pagar minhas dividas.
18.04.2017 às 15:04
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Elaine, O ideal é que você faça a portabilidade da sua dívida ou um refinanciamento. Isto é, você deve transferir para outro empréstimo com juros menores. Assim você limpa o seu nome, assume uma parcela menor e organiza as suas finanças. Não esqueça de pesquisar em vários bancos e instituições financeiras. Temos muitos textos que podem te ajudar a entender melhor como fazer isso. Sugiro que leia pelo menos estes: - Como fazer um empréstimo online rápido e seguro - Como negociar dívidas e sair da inadimplência Se ficar com alguma dúvida, não deixe de escrever! Boa sorte :)
29.11.2017 às 18:13
Adailtom Borges
Adailtom Borges disse:
FIS um empréstimo pela internet ea financeiras esta pedindo um valor antecipado de 371 Reais para liberar o emplestimo ela tem matriz nu esterior e nu brazil.o que fazer? .o nome dela e Bank of south
11.06.2017 às 16:22
Time Creditas
Time Creditas disse:
Tudo bem, Adailtom? Nós sempre falamos para os nossos clientes não fazerem depósitos antecipados. Essa prática é considerada fraude pelo Banco Central, na maioria dos casos. Tome muito cuidado e, caso já tenha feito algum depósito, sugerimos que investigue isso com as autoridades competentes! Abra um B.O. em uma delegacia, levando comprovantes de depósito e suas conversas com as pessoas dessa empresa de fachada.
13.06.2017 às 17:53
kleiton cardoso
kleiton cardoso disse:
boa noite fiz a solicitação do emprestimo e fui aprovado porem me pediram dois fiadores como não tenho me pediram que pagasse o valor da parcela para ser contratado um fiador o email que recebo tem o final creditopessoalbr.com.br e possou no final do email o nome do Creditas e o CNPJ de voces? essa modalidade de fiador procede?
25.07.2017 às 19:51
Time Creditas
Time Creditas disse:
Olá Kleiton Cardoso, tudo bem? A Creditas é uma plataforma online de crédito, que tem a missão de reduzir os juros no Brasil. Nós somos regulamentados pelo Banco Central e seguimos as regras de sigilo bancário, além disso, no nosso site você encontra o "Certificado de Comodo" que garante a segurança de todas as informações preenchidas na nossa plataforma :) Não cobramos nenhum valor dos nossos clientes, toda a proposta é sem compromisso! Inclusive sempre instruímos aos nossos clientes que nunca façam nenhum tipo de depósito antecipado ou pague taxa de avalista para nenhuma instituição. Também fique ligado com e-mails de domínio público, como @gmail,@yahoo, @hotmail etc todo o contato com a Creditas é feito por e-mails de domínio @creditas.com.br. Para você se sentir mais a vontade, dê uma olhada no depoimento do nosso cliente Ricardo contando sobre seu empréstimo: https://www.youtube.com/watch?v=DSoFZrVUC3E&t=16s
28.07.2017 às 10:44
Janaina Fernandes
Janaina Fernandes disse:
Pedi um empréstimo na Anglo Crédito, e aparentemente estava tudo certo. Fiz o depósito para seguro fiança ( ou fiador) e demorou dois dias para ter a resposta. Depois fui informada pelo analista de crédito que a Receita Federal bloqueou o valor que pedi devido a ter que pagar primeiro o IOF para que fosse desbloqueado o dinheiro e houvesse a transferência na minha conta. Não tenho o valor que eles pedem e pedem 50% do valor solicitado para cancelar o contrato. Se eu tivesse essa quantia, não pediria empréstimo. E estou insistindo para ter o valor que fiz do depósito de volta na minha conta. Segunda eles, está retido. Vou no PROCON.
26.07.2017 às 09:14
Time Creditas
Time Creditas disse:
Olá Janaina, tudo bem? Nós somos da Creditas, não temos nenhum tipo de parceria na Anglo Crédito.. você está confundindo as empresas A Creditas é uma plataforma online de crédito, que tem a missão de reduzir os juros no Brasil. Nós somos regulamentados pelo Banco Central e seguimos as regras de sigilo bancário, além disso, no nosso site você encontra o "Certificado de Comodo" que garante a segurança de todas as informações preenchidas na nossa plataforma :) Não cobramos nenhum valor dos nossos clientes, toda a proposta é sem compromisso! Inclusive sempre instruímos aos nossos clientes que nunca façam nenhum tipo de depósito antecipado ou pague taxa de avalista para nenhuma instituição. Também fique ligado com e-mails de domínio público, como @gmail,@yahoo, @hotmail etc todo o contato com a Creditas é feito por e-mails de domínio @creditas.com.br. Para você se sentir mais a vontade, dê uma olhada no depoimento do nosso cliente Ricardo contando sobre seu empréstimo: https://www.youtube.com/watch?v=DSoFZrVUC3E&t=16s
28.07.2017 às 10:43
Vitor
Vitor disse:
Boa noite Solicitei um empréstimo e dentre as minhas condições a empresa indica que eu contrate um fiador da própria empresa e pague o valor referente a primeira parcela antes de liberar o crédito. Gostaria de saber se essa informação procede?
27.07.2017 às 20:14
Time Creditas
Time Creditas disse:
A Creditas é uma plataforma online de crédito, que tem a missão de reduzir os juros no Brasil. Nós somos regulamentados pelo Banco Central e seguimos as regras de sigilo bancário, além disso, no nosso site você encontra o "Certificado de Comodo" que garante a segurança de todas as informações preenchidas na nossa plataforma :) Não cobramos nenhum valor dos nossos clientes, toda a proposta é sem compromisso! Inclusive sempre instruímos aos nossos clientes que nunca façam nenhum tipo de depósito antecipado ou pague taxa de avalista para nenhuma instituição. Também fique ligado com e-mails de domínio público, como @gmail,@yahoo, @hotmail etc todo o contato com a Creditas é feito por e-mails de domínio @creditas.com.br. Para você se sentir mais a vontade, dê uma olhada no depoimento do nosso cliente Ricardo contando sobre seu empréstimo: https://www.youtube.com/watch?v=DSoFZrVUC3E&t=16s
28.07.2017 às 09:44
Gerlaine
Gerlaine disse:
Oi meu nome é Gerlaine cai no golpe do empréstimos para negativados com a empresa anglo crédito pessoal de início foi tudo bem 3, 000 as parcelas 12vezes 279, 00 o juros sairia por 300 , 00 tudo ta bom juros ts baixinho foi ai que me veio varios problemaeu nao tinha fiador me disseram que tinha que pagar 480, 00paguei me fizeram assinar um contrato asinei e mandei por zap imprido tirado foto pensei que estava tudo bem anciosa pra receber o emprestimo da aqui a pouco a história do iof 934, 00 paguei so com caixa depositado conta poupança com nomes pessoas diferentes depois foi 521, 60 oaguei essas 3 tarifa pronto agora consigo esse empréstimo a i agora tao me dizendo wue pra transferir precisa de 600, 00 Não quero mais imprestimo nwnhum eles não me devolverem meu dinheiro que investi na financeira
10.02.2018 às 11:35
Claudia regina g guimaraes
Claudia regina g guimaraes disse:
Gerlaine, cai no mesmo golpe.
13.03.2018 às 14:26
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Sentimos muito, Gerlaine. Infelizmente existem pessoas de má fé... Mas também existem empresas sérias e fidedignas. Vejas 9 dicas para fazer um empréstimo online e seguro
02.03.2018 às 16:03
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010