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Empreendedorismo

Fonte de crescimento para carreira: veja o que pensam 4 empresários

Caio Carneiro, Christian Barbosa, Flávio Augusto e Eduardo L'Hotellier tiveram ideias que representaram “pontos de virada” em suas vidas e impulsionaram suas carreiras. Conheça e se inspire nessas histórias

Escrito por Flávia Marques em 27.08.2019 | Atualizado em 18.09.2019

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Afinal, existe uma fórmula para se tornar bem-sucedido? Diariamente, conhecemos histórias de personalidades que tiveram êxito e se destacaram em suas áreas de atuação. Os caminhos que as fizeram chegar lá podem até ser diferentes, mas, em inúmeros casos, essas pessoas têm algo em comum: em algum momento, tiveram contato com uma informação que foi fonte de crescimento para as suas vidas. 

Em meio a tantas descobertas e avanços tecnológicos, vivemos na era da informação. Mas engana-se quem pensa que a capacidade de transformar dados em conhecimento é atual. Sócrates, um dos principais filósofos da Grécia Antiga, já dizia que “o verdadeiro conhecimento vem de dentro” e desenvolvia reflexões sobre essa habilidade humana. 

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Fonte de crescimento: como boas informações podem impulsionar a sua carreira? 

O conhecimento nunca foi tão necessário como hoje. Além de propiciar evolução pessoal, o acesso a boas informações contribui para o desenvolvimento de uma carreira promissora e é capaz de diferenciar profissionais - uma preocupação que faz todo o sentido em um período de altos índices de desemprego, como o que o Brasil atravessa. 

Em Recursos Humanos, por exemplo, a sigla CHA, utilizada para designar conhecimento, habilidade e atitude, indica três requisitos importantes para um “profissional completo”. O conceito chama a atenção para uma questão: além de ter acesso a conhecimento, ter habilidade para aplicá-lo e atitude para colocá-lo em prática também são responsabilidades importantes. 

Em algum momento, você já deve ter lido um livro, assistido a um filme ou tido uma conversa que trouxe novos rumos para você e te fez crescer. O Exponencial, o novo portal de conteúdo da Creditas, foi atrás de quatro empresários de sucesso para perguntar qual informação mudou as suas vidas. As histórias vão te surpreender. Confira e se inspire: 

Caio Carneiro: fugir do óbvio te faz crescer

Aos 12 anos de idade, quando começou a ganhar dos pais uma mesada de 100 reais, Caio Carneiro só tinha uma certeza: queria fazer alguma coisa para multiplicar o dinheiro que receberia. O que ele provavelmente não imaginou é que ainda jovem, aos 25 anos, conquistaria o seu primeiro milhão de dólares e se tornaria uma referência no mundo dos negócios. 

Caio se autointitula um “eterno insatisfeito”, e se orgulha disso. Ele conta que não é do tipo que vive chateado ou fazendo reclamações, mas faz questão de alimentar um sentimento que o move a não se contentar com as possibilidades e buscar ser alguém melhor criando oportunidades.

Na escola, ele percebeu que os alunos perdiam muito tempo do recreio na fila, comprando fichas para o lanche. Passou, então, a usar o dinheiro da mesada para comprar fichas e revendê-las no intervalo. Graças à ideia, Caio ganhou uma suspensão e uma palavra de incentivo do pai. “Ele chamou a minha atenção para algo importante: naquela situação, eu recusei o óbvio e encontrei uma solução para conseguir o que eu queria, que era ganhar mais dinheiro”, ele conta. 

Aos 17, foi trabalhar na empresa do avô, onde ficava na fábrica manuseando chapas de ferro. Depois de seis anos, ao presenciar um infarto do avô, resolveu sair da zona de conforto, deixar a empresa e se lançar em um mercado totalmente novo: o de marketing de relacionamento. Ali, sua carreira despontou e a tão almejada prosperidade se tornou realidade.  

Para ele, esse foi o seu “ponto de virada”. “Aquele momento aguçou o espírito curioso e questionador que eu sempre tive. Observar a experiência do meu avô com o trabalho me encorajou a recusar o comum, o que estava me paralisando, e abandonar o óbvio para a minha carreira”, ele conta.

Em 2017, Caio lançou o livro “Seja F.O.D.A!”. Referência à expressão popular, o termo é, na verdade, um acróstico das palavras: Feliz, Otimista, Determinado e Abundante - características que, para ele, são fundamentais para realizar grandes conquistas. 

Na obra, que já soma mais de 500 000 exemplares vendidos, ele conta seus passos para atingir os seus objetivos e lições aprendidas ao longo de sua experiência empreendedora. 

Christian Barbosa: você não precisa ser escravo do tempo

Quantas vezes você teve a impressão de que o seu dia foi improdutivo ou que 24 horas não são suficientes para cumprir tudo o que gostaria? A rotina moderna torna essa sensação cada vez mais frequente. 

Em tempos de correria, não deixar o relógio controlar a sua vida parece um sonho inalcançável. Para Christian Barbosa, o maior especialista em gestão do tempo e produtividade do país, não é. 

Hoje, com mais de 20 anos de experiência no assunto, ele realiza treinamentos de produtividade pessoal e empresarial para mais de milhões de pessoas em diversos países. Além disso, é autor de seis livros sobre administração de tempo, empresas, carreiras e negócios. 

Mas a rotina leve nem sempre foi uma realidade. Christian se apaixonou por administração do tempo por necessidade. Aos 14 anos, abriu a sua primeira empresa de tecnologia e, pouco tempo depois, teve sérios problemas de saúde por, pasme, estresse e falta de tempo. 

A partir de então, passou a se interessar por tudo o que fosse relacionado ao assunto e se especializou nessa questão. Criou a teoria da Tríade do Tempo, por meio da qual ele classifica as atividades do cotidiano em três categorias: importantes, urgentes e circunstanciais; e ensina como lidar com cada uma delas para conseguir uma rotina mais tranquila. 

“A informação que mudou tudo, sem dúvida, foi aprender que o tempo não pode controlar a minha vida, mas eu posso controlar o meu tempo para aproveitá-lo da melhor forma, com as coisas que realmente importam para mim”, afirma o especialista. 

Flávio Augusto: é possível transformar crises em oportunidades 

Flávio Augusto tornou-se referência para os jovens que sonham em se tornar empreendedores. E não foi à toa. Sua história, marcada por dificuldades e muita determinação, inspira até os mais pessimistas a persistirem. 

O atual dono da WiseUp, uma das maiores redes de idiomas do país, nasceu e foi criado na periferia do Rio de Janeiro. Filho de pai militar e mãe professora da rede pública, ele começou a trabalhar em uma escola de inglês aos 19 anos. A missão era aproveitar as fichas telefônicas e um orelhão disponíveis da melhor forma possível para vender cursos, mesmo desconhecendo o segundo idioma. 

Quatro anos depois, ele se tornou o diretor regional comercial da empresa. Aos 23, enxergou uma oportunidade no mercado, tomou um empréstimo e decidiu abrir a própria escola de inglês. Em um ano, o negócio rendeu o seu primeiro milhão. 

Em 2011, conhecido e respeitado no mundo dos negócios, Flávio Augusto criou uma página sobre empreendedorismo no Facebook. Hoje, a fanpage “Geração de Valor” tem mais de 3,2 milhões de seguidores e traz dicas preciosas e mensagens inspiradoras para a juventude. A iniciativa transformou-se em podcast, canal no Youtube e dois best-sellers: Geração de Valor 1 e Geração de Valor 2, da editora Buzz. 

Para ele, a ideia de que os momentos de crise são grandes oportunidades é o que o impulsiona. “Se tudo permanece como está, isso só é bom para quem está no topo. Quem está embaixo precisa de instabilidade para ter alguma chance de subir. Quando passei a perceber a crise como uma chance de evoluir, tudo mudou”, afirma o empresário. 

Eduardo L’Hotellier: necessidade de aprimoramento pode servir de motivação

A internet se tornou um campo fértil para o crescimento de ideias geniais. No meio digital, as oportunidades de transformar necessidades de mercado em soluções práticas são inúmeras, e empreendedores visionários têm aproveitado esse cenário para alcançar o sucesso. 

Eduardo L’Hotellier é um exemplo dessa geração de empresários. O CEO e co-fundador do GetNinjas, plataforma onde os usuários podem contratar ou oferecer qualquer tipo de serviço, aproveitou uma oportunidade para colocar o sonho de empreender em prática. 

A ansiedade para ter a sua própria plataforma era tanta que Eduardo não sabia falar de outro assunto com os amigos. Até que, certo dia, um deles, ao telefone, deu uma boa notícia: “achei na Índia um site pré-pronto que parece com o que você quer fazer. Eles vendem esse site pré-pronto por 1 000 dólares”, disse. 

Com pouco dinheiro, L’Hotellier negociou o valor do site e o comprou, na época, por 700 dólares. Os códigos prontos permitiram que ele ganhasse tempo e a plataforma fosse ao ar alguns meses antes. “Isso mudou tudo. Talvez, se eu tivesse que fazer do zero, eu poderia ter desistido em uma noite que eu tive que virar por conta do trabalho”, conta Eduardo. “Ter lançado mais rápido ajudou a fazer o projeto andar”, relembra o CEO do GetNinjas. 

Mas ter encontrado uma boa oportunidade não tornou a concretização do sonho de Eduardo mais fácil. Ele conta que, no começo, a plataforma “dava vergonha”. Para ganhar o respeito e notoriedade que o site tem atualmente, o empresário precisou trabalhar em melhorias importantes. 

“Quando o projeto está na prancheta, você sempre posterga para começar, porque a responsabilidade é só sua. Mas quando o negócio está no ar, as pessoas estão usando, estão vendo e está horrível, você precisa corrigir isso logo”, defende o CEO. “Existe uma frase bacana de um dos fundadores do Linkedin, Reid Hoffman, que diz: ‘Se você não tem vergonha da sua primeira versão, você demorou para publicá-la’. Essa foi a informação que mudou a minha vida”, conta o empresário.

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Flávia Marques

Escrito por Flávia MarquesRepórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.

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