Revolucionando o empréstimo no Brasil
Finanças

Evento de educação financeira ensina - de graça - brasileiro a poupar

Por meio de palestras e cursos online e presenciais, 6ª Semana de Educação Financeira dará dicas de como montar orçamento doméstico, investir na bolsa e a ter uma vida financeira saudável. Confira a programação

Escrito por Paula Bezerra em 16.05.2019 | Atualizado em 12.08.2019

  • 0 Likes

Aos que sempre tiveram vontade de aprender a estruturar planejamento financeiro, montar planilhas de orçamento, investir, ter mais noção sobre como poupar e, até mesmo, entender um pouco mais o universo das finanças, mas nunca tiveram auxílio/suporte: o mês de maio será um prato cheio de oportunidades. Ao longo dos dias 20 a 26 deste mês acontecerá a 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

Idealizado pela Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), o evento conta com uma programação recheada de palestras e workshops online e presenciais em todo o país, a fim de disseminar e contribuir com o avanço financeiro da população.

Entre os temas que serão abordados, estão: despesas familiares; introdução à educação financeira; iniciação ao planejamento do orçamento; dicas para tomar empréstimo de qualidade - e de forma saudável, entre outros.

Apenas em 2018, a Semana de Educação Financeira percorreu 1.134 cidades nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Além disso, mais de 7 000 ações impactaram cerca de quatro milhões de brasileiros. A expectativa é que em 2019 a repercussão seja ainda maior. 

Grandes nomes e entidades do setor, como o Sebrae, B3 - a bolsa brasileira -, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), entre outros, fazem parte do corpo de organização do evento e serão responsáveis por palestras e cursos ao longo da semana. Além disso, instituições do setor privado interessadas em promover a educação financeira também podem participar promovendo palestras e workshops.

Em nota no site oficial, Fábio Coelho, ex-presidente do Conef e diretor-superintendente da Previc, reforça a importância de iniciativas como essa, para o progresso financeiro do brasileiro e do país como um todo.

“A educação financeira é um componente importante para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Coelho. “A Semana ENEF funciona como um marco desse assunto no calendário anual, sendo uma excelente iniciativa para estimular o hábito de poupar e o consumo consciente.”

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

A importância do planejamento financeiro

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF reúne ações educacionais gratuitas, ao longo de uma semana, com o objetivo claro de contribuir para o fortalecimento da cidadania e de conceitos básicos de educação financeira para um país ainda carente nesse aspecto.

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito, em conjunto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), reforçam a importância dos cursos da ENEF. 

De acordo com o último levantamento realizado pelas entidades, em abril, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 62,6 milhões. Embora o crescimento de pessoas com o CPF negativado tenha perdido força - passando de um ritmo de avanço mensal de 6% para 2% - o total de inadimplentes no Brasil ainda corresponde 40% da população adulta.

Além de impactar em um alto índice de negativados, a falta de educação financeira pode ser um entrave do progresso econômico - além de tornar mais difícil a maneira da população lidar com o crédito de um jeito mais saudável.

A própria Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda a educação financeira como boa prática no ensino básico (fundamental). A medida é incentivada pelo órgão desde meados de 2005 e pode ser adequada em inúmeros formatos para atender diferentes faixas-etárias.

Outro ponto a ser destacado é a de que a educação financeira traz consequências diretas ao mercado financeiro como um todo. Isso porque, conforme as pessoas aprendam a ter uma boa organização financeira pessoal, a poupar da maneira correta e se planejar para o futuro, elas consequentemente passam a investir de uma maneira mais assertiva.

Semana de Educação Financeira

A Revista Digital Creditas separou algumas das palestras e workshops que acontecerão ao longo da semana em São Paulo. Confira, a seguir:

[table id=47 /]

 

Para ter acesso a programação completa, acesse o site oficial do evento

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Paula Bezerra

Escrito por Paula BezerraEditora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010