Revolucionando o empréstimo no Brasil
Crédito e empréstimo

Entenda os juros do empréstimo com garantia de veículo

Escrito por Revista Creditas em 12.03.2018 | Atualizado em 04.07.2019

  • 0 Likes

O Brasil é conhecido por ter taxas e impostos muito elevados. Para romper com essa fama, os juros do empréstimo com garantia de veículo se destacam como os menores.

É um produto que já tem ganhado muito espaço no país por permitir o acesso a quantias elevadas, como mais de R$ 30 mil. Com esse crédito, você consegue se tornar empreendedor, finalmente fazer um intercâmbio, reformar sua casa e até realizar o casamento dos sonhos. E o melhor: sem precisar vender seu carro ou qualquer outro bem.

Para ter acesso às condições vantajosas, você assegura o pagamento com seu veículo e pode usá-lo normalmente mesmo antes de quitar.

 

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo

Para conseguir essas condições diferenciadas você coloca o automóvel em alienação fiduciária. Ou seja, assina um contrato em que o veículo fica atrelado à instituição financeira como garantia.

Mas pode usá-lo normalmente até quitar a dívida, inclusive vendê-lo. Para isso, pode pagar as parcelas restantes de uma vez ou transferir esse compromisso para o novo comprador. O bem só é tomado em caso de inadimplência, isto é, se não honrar o pagamento.

Essa linha de crédito trabalha com critérios bem diferentes das demais, embora variem de acordo com a instituição. Para contratar, você deve ter um veículo em seu nome, ter no mínimo 18 anos e, na maioria dos casos, quitado.

Geralmente, os documentos pedidos são os mesmos em todas as instituições, mas isso pode variar:

  • CNH (Nome completo e dentro da validade);
  • CRV ou DUT (Documento em nome do proprietário, modelo do carro, ano de fabricação);
  • Comprovante de Residência – contas de água, luz, gás, telefone fixo, celular e internet (Nome do cliente, endereço de acordo com o informado na ficha cadastral e histórico de consumo).
  • Comprovante de Renda

 

Contrate em 4 passos

Até ter o dinheiro liberado na sua conta, é preciso seguir alguns passos. Em algumas instituições essas etapas podem se dividir de forma diferente, mas, no geral é assim:

  1. Solicitação: hoje em dia é possível fazer uma simulação do empréstimo no site da instituição. Feito isso, você pode também solicitar pela internet, preenchendo alguns dados, ou pelo telefone, de acordo com cada empresa.
  2. Análise de crédito: nessa etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, para ver se tem condições de arcar com as parcelas. Além de avaliar a quantia requerida. Se não estiverem adequados aos critérios da empresa, o pedido é barrado.
  3. Análise jurídica e do veículo: os documentos de quem solicita passam por uma verificação e triagem. Paralelamente o bem passa por uma vistoria para então se tornar garantia do pagamento.
  4. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, é liberado o contrato para ser assinado e em seguida o dinheiro cai na sua conta corrente.

Por quê as taxas são baixas?

A taxa de juros é uma forma da instituição repassar o risco de inadimplência para o contratante, ou seja, de tomar calote. No caso do empréstimo com garantia, o pagamento é assegurado por um bem. Portanto, a chance da empresa não receber o valor de volta é mínima e, por isso, consegue proporcionar condições melhores. Não só os juros do empréstimo com garantia de veículo são reduzidos, como os prazos são extensos.

Para ilustrar melhor essa consideração, compare as taxas de diferentes empréstimos na tabela a seguir:

[infogram id="0431ab14-6f36-4625-a712-851a5bcddee8" prefix="C3q" format="interactive" title="Taxas de Juros"]

Por quê fazer empréstimo com juros baixos?

Fazer um empréstimo com taxas justas pode garantir parcelas muito mais baratas. É uma oportunidade de economizar bastante, em especial se o prazo de pagamento é longo. Mas, só é realmente vantajoso se o Custo Efetivo Total (CET), somatória de todos os custos e encargos, for de fato menor do que em outras modalidades e instituições.

Hoje em dia, você tem acesso a essas condições diferenciadas principalmente em fintechs, companhias focadas em finanças a partir da inovação e da tecnologia. Diferente de bancos e financeiras, o objetivo dessas instituições é facilitar o acesso e reduzir os gastos com o empréstimo no Brasil.

A Creditas é um exemplo de fintech que concede empréstimo com garantia. Você pode alienar seu veículo e conseguir uma taxa mínima mensal de 1,49%. Além disso, é possível solicitar até 70% ou 80% do valor total e tem no máximo 48 meses para quitar. Para imóvel, é a partir de 1,15% ao mês e pode receber até 60% do que vale. Tem até 180 meses para pagar.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes

Tags

  • Taxa de Juros
Revista Creditas

Escrito por Revista CreditasPortal de conteúdo especializado em educação financeira.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010