Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Empréstimos com juros baixos: onde e como conseguir?

Escolher empréstimos com juros baixos pode gerar uma economia no valor da parcela, mas é fundamental levar em conta outros custos da operação

Escrito por Vanessa Ferreira em 06.11.2019 | Atualizado em 06.11.2019

  • 0 Likes

No desafio de equilibrar as contas mensalmente ou tirar os planos do papel, recorrer ao crédito pode ser uma boa alternativa. Uma forma de economizar na operação é escolher uma modalidade de empréstimo com juros baixos. Assim, você garante uma parcela mais barata, justa e que caiba na sua renda mensal.

Afinal, o recurso deve ajudar o seu controle financeiro e não ser a causa dele. Para isso, é muito importante comparar as taxas praticadas por cada agente financeiro, a fim de encontrar a modalidade de crédito correspondente às suas expectativas e necessidades. 

A seguir, entenda o que garante que um empréstimo tenha juros menores e como escolher a melhor opção entre tantas alternativas.

Como conseguir empréstimo com juros baixos?

Toda instituição financeira ao emprestar dinheiro corre risco de inadimplência, ou seja, o não pagamento do valor devido. Se o consumidor não oferece nenhuma garantia de que vai quitar a dívida o risco é ainda maior. 

O juros mais altos, nesse caso, são praticados para compensar esse risco, como ocorre no cheque especial, rotativo do cartão de crédito e empréstimo pessoal, que possuem umas das maiores taxas de juros do mercado.

Por outro lado, quando o agente financeiro tem o pagamento assegurado pelo contratante, consegue oferecer condições melhores, como taxas baixas e prazos longos. É o caso do empréstimo com bens em garantia ou o empréstimo consignado, que possui o salário ou benefício do INSS como garantia de pagamento.

Portanto, você pode ter acesso a um empréstimo com juros baixos e condições de pagamento diferenciadas. Abaixo vamos falar mais sobre cada uma dessas modalidades de crédito. Mas, antes, veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor empréstimo:

  • Pesquise e compare: consulte o máximo de agentes financeiros e compare diferentes modalidades de crédito para identificar a opção que cabe no seu bolso. É possível fazer simulações de crédito online em diferentes instituições financeiras. Assim, você pode avaliar qual proposta corresponde aos seus objetivos.
  • Conheça a reputação da empresa: sempre duvide de propostas com condições muito destoantes das praticadas pelo mercado. Embora existam empresas idôneas que oferecem opções de crédito saudáveis, procure recomendações e opiniões de clientes na mídia, nas redes sociais e em sites defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Isso garante uma operação mais segura e livre de fraudes.
  • Avalie a viabilidade do pagamento: agora que você comparou e escolheu a opção com melhores condições, certifique-se de que poderá arcar com mais essa despesa todos os meses. Dessa forma, você garante a sua saúde financeira e evita cair em um mau endividamento.

Como saber se os juros são realmente baixos?

Escolher empréstimos com juros baixos pode gerar uma economia no valor da parcela, mas a taxa de juros não é o único fator importante. É fundamental levar em conta todos os custos envolvidos na operação.

A proposta só será vantajosa se o CET (Custo Efetivo Total), somatória de todos os encargos e despesas, for de fato menor que nas demais instituições. O valor final inclui outras taxas, impostos e seguros, que encarecem a operação. A instituição deve por lei fornecer o CET mínimo e máximo antes mesmo de você contratar o crédito.

Leia também | “Garantia no empréstimo reduz a taxa de juros”, diz especialista

Empréstimo pessoal com juros baixos

Muita pessoas recorrem ao empréstimo pessoal devido a facilidade na contratação, já que essa modalidade não exige análises de crédito complexas. No entanto, é justamente essa facilidade que faz com que as taxas de juros sejam altas, visto que a instituição financeira não possui garantias de que a dívida será quitada.

Veja a média dos juros praticados nas principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal sem garantia:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
BANCO DO BRASIL   2,84   39,91
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   3,29   47,46
ITAÚ UNIBANCO   3,98   59,65
BANCO SANTANDER   4,13   62,43
NUBANK   4,23   64,48
BANCO ORIGINAL   5,10   81,56
BANCO BRADESCO   5,23   84,29
BV FINANCEIRA   6,32   108,54
BANCO AGIBANK     17,15   568,09
CREFISA     21,72   957,89

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em novembro de 2019.

Empréstimo online com juros baixo

O mercado de empréstimo online está em expansão no Brasil, principalmente com o crescente avanço das fintechs especializadas em crédito. Essas empresas de tecnologia especializadas em finanças buscam facilitar o acesso ao crédito, oferecendo condições mais saudáveis ao consumidor.

Com essa inovação é possível contar com serviços e atendimento personalizados, além de taxas de juros reduzidas. Isso porque essas empresas não possuem os custos operacionais envolvidos em manter uma agência física. 

Além disso, a automatização dos processos também possibilita a desburocratização e consequente agilidade nas operações. Hoje é possível consultar, simular e contratar empréstimos de forma parcial ou totalmente online, em poucos minutos.

Linhas de empréstimos com juros baixos

Para fazer uma boa escolha, é preciso conhecer cada modalidade de crédito disponível no mercado e entender qual acolhe melhor seus objetivos.

O melhor caminho é comparar a taxa de juros praticadas por cada modalidade de crédito. Além de levar em conta empréstimos com juros baixos, não deixe de considerar os valores e prazos oferecidos.

Conheça algumas opções que oferecem as menores taxas de juros do mercado:

Empréstimo Consignado

empréstimo consignado  é uma das linhas mais atrativas para quem busca economizar nas parcelas. A modalidade de crédito exclusiva para beneficiários do INSS, funcionários públicos e de empresas privadas é conhecida por oferecer taxas de juros reduzidas.

A taxa de juros do consignado está entre as menores do mercado, chega a ser até dez vezes mais barata que outras convencionais, como o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito. 

Por outro lado, esse crédito é restrito para um grupo específico de pessoas. Apenas servidor público, beneficiário do INSS e funcionário de empresa privada podem contratar. Essa restrição tem uma justificativa: as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício. Uma vez que a instituição financeira tem o seu holerite ou benefício do INSS como garantia do pagamento, tem menor risco de inadimplência e consegue oferecer melhores condições.

Para se ter uma ideia, no consignado a taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano. Enquanto isso, modalidades de empréstimos mais populares entre os consumidores chegam a bater a exorbitante marca de três dígitos. 

Veja, a seguir, um comparativo entre as taxas de juros do empréstimo consignado privado entre as principais instituições financeiras que oferecem o serviço:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
CREDITAS   1,29   16.06
BANCO SAFRA   1,73   22,86
CAIXA ECONOMICA FEDERAL   1,83   24,30
BANCO INTER   1,95   26,06
BANCO DO BRASIL   1,96   26,23
BANCO BRADESCO   2,09   28,23
BANCO AGIBANK   2,43   33,40
BANCO SANTANDER   2,43   33,43
ITAÚ UNIBANCO   2,72   38,00
BV FINANCEIRA   3,48   50,69

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em novembro de 2019.

Leia também | O que é empréstimo consignado? Entenda como esse crédito funciona

Empréstimo com Garantia

Além do empréstimo pessoal convencional, existe a opção de empréstimo com garantia. Nesse caso, é possível conseguir taxas de juros mais baixas e parcelas mais baratas, justamente porque você garante a quitação da dívida oferecendo um bem como garantia, como uma casa ou um veículo.

O empréstimo com garantia costuma ser muito procurado por quem precisa de bastante dinheiro. Normalmente é contratado para realizar planos caros, como reformar a casa, fazer um intercâmbio ou investir no próprio negócio. Você ainda pode trocar dívidas caras, como a de cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo pessoal, por uma com juros menores. No fim das contas, representa uma boa economia.

Essa modalidade tem ganhado espaço e cada vez mais pessoas optam por ela. Isso porque é uma oportunidade de conseguir quantias elevadas com empréstimos com juros baixos e prazos longos.

Para ter acesso às condições diferenciadas, você pode assegurar o pagamento com imóvel ou veículo. A vantagem é que quem contrata continua usando o bem normalmente até quitar a dívida. Mas, a propriedade é atrelada à instituição como garantia e pode ser transferida para o credor se a dívida não for paga. Isso é chamado de alienação fiduciária.

Poucas linhas de crédito oferecem valores elevados com juros tão abaixo da média do mercado. Até porque, muitas não exigem garantia, aumentando o risco de inadimplência e consequentemente os juros.

A  Creditas é uma fintech que concede empréstimo com garantia com juros muito baixos. Você pode deixar o carro alienado e receber até 90% do valor, com taxa mínima de 1,59% ao mês. O prazo máximo para quitar é de 48 meses.

Se precisar de ainda mais dinheiro, o imóvel pode assegurar o pagamento. A taxa mínima nesse caso é de 0,99% ao mês e se destaca por permitir contratar até 60% do que vale sua casa ou apartamento. Tem até 240 meses para saldar totalmente o débito.

Veja um comparativo de juros entre as principais modalidades de empréstimo do mercado:

Antecipação do Imposto de Renda e do Décimo Terceiro

Quando um contribuinte paga um valor a mais no Imposto de Renda em determinado ano, a Receita Federal do Brasil realiza a restituição, ou seja, devolve a quantia extra. Isso é feito por meio de lotes, entre junho e dezembro, corrigidos pela taxa Selic, taxa básica de juros do país.

O que muitos não sabem, é que é possível pedir antecipação do pagamento - e que a medida funciona como uma modalidade de empréstimo. No entanto, antes de fazer a solicitação é preciso verificar se a declaração é passível de restituição.

Leia também | Planeje-se: saiba como otimizar a restituição do imposto de renda

Como a instituição tem a garantia de que você terá como pagar o débito quando receber a restituição, é possível oferecer taxas menores, que variam entre 1,75% e 5,99% ao mês.

O mesmo ocorre com o 13° salário, um direito dos trabalhadores formais regidos pela CLT. Algumas instituições emprestam até 100% do valor que será recebido pelo trabalhador, podendo chegar a R$ 50 mil, dependendo do banco. As taxas mínimas de juros mensais variam entre 1,99% a 3,19%.

Como vimos, é possível conseguir alternativas de crédito saudáveis que podem trazer um verdadeiro alívio no orçamento, mas é preciso cautela e muita pesquisa para fazer a melhor escolha.

Agora que você já sabe como encontrar um empréstimo com juros baixos, compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

 

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Tags
  • Taxa de Juros
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Comentários [3]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

marcos aparecido cordeiro coutinho
marcos aparecido cordeiro coutinho disse:
gostaria de fazer um emprestimo de 5 mil reais
28.06.2017 às 18:00
Time Creditas
Time Creditas disse:
Olá! Nós, da Creditas, trabalhamos com empréstimos com garantia de imóvel ou automóvel. Somos uma plataforma online, tudo é feito pelo nosso site.. acesse www.creditas.com.br e faça sua simulação
28.07.2017 às 11:15
Time Creditas
Time Creditas disse:
Olá Marcos, Nós da Creditas trabalhamos apenas com as modalidades de empréstimo com garantia de imóvel e automóvel. Se te interessar pode entrar em nosso site www.creditas.com.br
29.06.2017 às 17:22
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010