Exponencial Exponencial
Exponencial Exponencial
  • Mais Crédito

    Empréstimo para autônomo: tudo o que você precisa saber

    Manicures, pedreiros, pequenos lojistas, vendedores de cosméticos, eletricistas. Hoje, mais de 24 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ...
| Atualizado em: 23/08/2019

Acesso ao crédito pode ser um facilitador para a rotina do empresário autônomo. Tire suas dúvidas sobre o assunto e saiba como conseguir 

Manicures, pedreiros, pequenos lojistas, vendedores de cosméticos, eletricistas. Hoje, mais de 24 milhões de brasileiros trabalham por conta própria, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para essa parcela da população, o acesso a linhas de crédito, como empréstimo para autônomos, ainda é uma questão que gera dúvidas. 

Conhecer o assunto a fundo é interessante para que o empreendedor tenha acesso a modalidades mais saudáveis para investir no desenvolvimento do seu negócio e, em alguns casos, até manter as contas em dia. 

Uma das grandes barreiras do empréstimo para autônomo está no fato de a maioria das instituições financeiras exigirem comprovação de renda como forma de garantir que quem está solicitando crédito terá condições de quitá-lo. Esse processo faz com que parte desses profissionais, por não terem uma renda fixa mensal, vejam a tomada de crédito como inviável. 

A boa notícia é que com o surgimento de novas instituições financeiras, como fintechs e bancos digitais, as possibilidades de autônomos solicitarem empréstimo estão aumentando. Como consequência, encontrar condições melhores está cada vez mais fácil. 

Ao longo desse texto, você vai aprender como um trabalhador autônomo deve se preparar para que o seu pedido de crédito seja processado de forma rápida e fácil. 

Assine a Newsletter Creditas!

Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças

A Exponencial agradece o seu contato \o/

Favor preencher todos os campos

 

Como funciona o empréstimo para autônomo?

O empréstimo para autônomo é uma linha de crédito que pode ser utilizada para impulsionar o desenvolvimento de um negócio. Com o dinheiro, o empresário pode levantar capital de giro, investir em equipamentos e até pagar contas em atraso. Em muitos casos, essa opção pode garantir a sobrevivência da empresa no mercado. 

Para aqueles que têm interesse em solicitar esse tipo de empréstimo, é importante dizer que a temida necessidade de comprovação de renda não é uma questão tão difícil de ser resolvida. 

Devido ao crescimento expressivo de trabalhadores autônomos e microempreendedores no Brasil, as instituições financeiras têm buscado novas possibilidades para conceder crédito. Muitas delas já aceitam comprovantes de movimentação financeira no banco nos últimos meses e um bom histórico de pagador de crédito, por exemplo. 

Onde contratar crédito?

Esqueça a ideia de que somente bancos tradicionais podem conceder crédito para trabalhadores autônomos. O mercado financeiro brasileiro passou uma por uma transformação nos últimos cinco anos e a oferta de crédito foi um dos setores que mais se destacou. 

Além dos bancos, hoje as fintechs podem oferecer empréstimo para autônomo. O foco dessas empresas é desburocratizar o acesso ao crédito online, já que todo o processo é realizado pela internet de forma mais simples e rápida. 

Mas, em banco ou fintech, é preciso estar preparado para atender aos requisitos solicitados para a liberação do empréstimo. 

Como contratar?

Antes de contratar um empréstimo, é importante avaliar diferentes modalidades e entender qual oferece as taxas de juros e prazos de pagamento mais interessantes, além de parcelas que cabem no seu bolso – sempre considerando que a sua renda mensal não é fixa. 

Depois de escolher a instituição financeira, é preciso organizar as informações sobre os seus rendimentos para comprovar a sua renda mensal. 

Nas plataformas de contratação de empréstimo para autônomo online, por exemplo,  todo o processo será feito pela internet. Nesses casos, o contato entre empresa e consumidor costuma ser feito via aplicativos de mensagens pessoais e telefone. 

Mas, quando a opção for um banco tradicional, será necessário reunir toda a documentação e se dirigir a uma agência para solicitar a concessão do crédito. 

  • Análise de crédito

 

Colocar as contas em dia ou investir em um projeto pessoal pode ser muito mais fácil se você se planejar financeiramente antes de tomar um empréstimo. Para isso, o processo de análise de crédito entra como uma ferramenta importante para a validação de crédito ao consumidor. 

Nesse procedimento, a instituição financeira realiza um processo de avaliação e mensura a capacidade de pagamento do valor tomado, pendências jurídicas antigas e outros empecilhos que podem ser determinantes no acesso do consumidor ao crédito.

A análise para autônomos recorre a critérios diferentes em relação àqueles que possuem renda fixa. As instituições financeiras aprovam ou negam a abertura de crédito de acordo com o histórico de movimentação bancária do profissional nos últimos seis meses, pelo menos. O processo inclui levantamento de extratos, análise de notas fiscais de serviços prestados e declaração de imposto de renda, caso o usuário possua.

  • Comprovação de renda 

 

Para trabalhadores autônomos, é necessário separar os extratos bancários com o histórico de rendimentos de pelo menos seis meses. Outras documentações que podem ser úteis no momento de registrar seu interesse são comprovantes de Imposto de Renda e notas fiscais de serviços que foram prestados pelo profissional recentemente. 

Empréstimo online para autônomos: algumas dicas

A comodidade de contratar crédito sem precisar ir à agência faz com que cada vez mais consumidores optem pela modalidade de empréstimo online. Nesse sentido, as fintechs, que contam com o apoio da tecnologia para oferecer serviços de forma mais simples e prática, podem representar a opção ideal. 

Mas, para que a contratação do serviço seja bem-sucedida, o consumidor precisa tomar algumas precauções. 

Primeiro, é preciso saber que em hipótese nenhuma é necessário realizar depósitos ou transferências bancárias para que um pedido de empréstimo seja aprovado. Desconfie, também, de sites que não disponibilizam telefones ou e-mails para contato. 

Empréstimo para autônomo negativado: é possível fazer?

Profissionais autônomos que estão negativados podem, sim, contratar modalidades de empréstimo. No entanto, para não cair no mau endividamento, é preciso montar um planejamento financeiro bem estruturado e se organizar.

O empréstimo pessoal para negativados, por exemplo, é uma modalidade que exige cuidado, uma vez que os juros praticados nessa modalidade estão entre os maiores do mercado. Algumas financeiras operam com juros que podem ser de até 20% ao mês. Por isso, ele nem sempre pode representar uma saída interessante para sair do endividamento.

Pedir empréstimo como negativado pode ser um processo difícil, já que a inadimplência diminui drasticamente a pontuação de crédito, o score, do consumidor. Por esse motivo, possuir um bom histórico de pagamentos é interessante para obter benefícios na contratação de crédito.

  • A importância do Cadastro Positivo

 

Visto como uma alternativa para facilitar o acesso de consumidores que são bons pagadores ao crédito, o Cadastro Positivo é uma alternativa que pode facilitar a jornada do trabalhador autônomo no processo de conseguir crédito.

Ele funciona como uma base central de dados do consumidor e reúne todas as contas que são pagas por ele dentro do prazo. Assim, é possível provar que ele é um bom pagador. Melhor posicionamento na pontuação de crédito e possibilidade de obter taxas de juros reduzidas são outras vantagens para quem tem os seus dados no Cadastro Positivo.

Modalidades de empréstimo para autônomo

Hoje, o mercado oferece diferentes linhas de crédito para autônomo. As opções vão desde modalidades mais específicas, voltadas para investimento em negócios, até alternativas mais tradicionais, que não exigem justificativa sobre o uso do crédito tomado – como o empréstimo pessoal. 

Confira, a seguir, algumas opções:

  • Microcrédito

Como o próprio nome sugere, trata-se de um crédito com juros menores, destinado a pequenos negócios. Empreendedores formais e informais estão no foco dessa modalidade que tem taxa de juros de, em média, 4% ao mês. 

Vale destacar que esse crédito é concedido para investimento no próprio negócio. Pode ser usado para reformar um ambiente, comprar materiais de trabalho ou até alugar um novo espaço, por exemplo, mas não pode ser utilizado para finalidades que não envolvam o empreendimento ou atividade profissional.

  • Empréstimo pessoal

Essa modalidade é menos burocrática no que se refere à contratação, e o crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade. Entretanto, a taxa de juros é maior que a de outras linhas de crédito. 

Para contratar esse empréstimo, o profissional deverá comprovar seus rendimentos para a instituição financeira por meio de extratos bancários dos últimos meses.

  • Penhor

Essa tipo de empréstimo para autônomo não exige comprovação de renda e análise de crédito. O contratante apenas coloca um bem como garantia de pagamento do empréstimo, como joias, por exemplo. 

O crédito liberado pode chegar a 85% do valor do bem, e a taxa de juros dificilmente é superior a 2%, podendo variar de acordo com o prazo escolhido para pagar o montante. 

Empréstimo com garantia: por que a opção é interessante?

Outra linha de crédito que apresenta juros abaixo dos praticados pela indústria financeira como um todo é o empréstimo com garantia. Com essa linha de crédito, o consumidor oferece um bem como garantia de pagamento da dívida à instituição credora. 

Como o risco de inadimplência da operação é baixo – já que o consumidor cedeu um bem como garantia -, as taxas de juros dessa modalidade estão entre as menores do mercado. Além disso, o pagamento pode ser feito em parcelas com juros menores e em prazos que podem chegar a 20 anos dependendo da instituição financeira. 

Conheça o empréstimo com garantia da Creditas

Principal plataforma de empréstimo online do Brasil, a Creditas oferece uma experiência personalizada e transparente ao usuário. A empresa oferece empréstimos com garantia em imóvel e veículos e ataca um dos principais problemas quando o assunto é empréstimo: as taxas de juros. 

Para contratar, o usuário deve realizar uma simulação online que passará por uma pré-qualificação. Caso seja pré-aprovado, um consultor da empresa entrará em contato para realizar o levantamento dos dados e dar início ao processo de análise de crédito. 

Se o pedido for aprovado, o consumidor realiza o envio de documentos para laudos e vistorias. Após esse procedimento, o contrato é formalizado e o dinheiro pode ser liberado na conta do cliente em até três dias na modalidade de empréstimo com garantia em automóvel. Para a linha de imóveis, o prazo é de quatro a oito semanas. 

Conheça mais sobre as duas linhas de crédito:

Nessa modalidade, o consumidor oferece o seu automóvel como garantia para obter crédito. Como se trata de uma modalidade com baixo risco, a Creditas oferece juros muito baixos, a partir de 1,59% ao mês. Todo o processo de contratação pode ser feito em até 48 horas.

Assim como o empréstimo com garantia em carros, o empréstimo com garantia em imóveis oferece uma das menores taxas do país. Por envolver mais documentações que os outros formatos de empréstimos com garantia, o processo de concentração pode levar mais tempo, de quatro a oito semanas. Na Creditas, essa modalidade de empréstimo possui juros a partir de 0,99% ao mês, uma das menores taxas do mercado. 

Para conhecer as taxas, valores e parcelas ideais para você, simule seu empréstimo online com garantia agora!

Postado por Creditas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes

Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Veja mais