Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Empréstimo online, rápido e seguro: saiba como e onde contratar

Existem alternativas de crédito com contratação online que oferecem agilidade e segurança na operação. No entanto, é necessário cautela para não cair em armadilhas

Escrito por Creditas em 03.10.2019 | Atualizado em 12.12.2019

  • 0 Likes

O mercado de empréstimos online está em expansão no Brasil, principalmente com o crescente avanço das fintechs especializadas em crédito. No entanto, na dúvida de como fazer um empréstimo online, rápido e seguro, muitas pessoas acabam caindo em golpes.

Por isso, é fundamental se informar e conhecer bem a empresa antes de contratar o crédito. Tomando alguns cuidados e pesquisando bastante, é possível contratar uma opção segura e retomar o controle das suas finanças.

A seguir, confira algumas dicas que preparamos para evitar fraudes e fazer o melhor negócio. Além disso, você vai conhecer instituições seguras e entender como o empréstimo online pode ser vantajoso.

Leia também | Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao enviar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Preencha esse campo obrigatório.
Preencha esse campo obrigatório.
Selecione uma opção no menu suspenso.

Veja alguns cuidados para evitar fraudes

Quando nos referimos ao ambiente digital, é normal ter dúvidas sobre como fazer um empréstimo online, rápido e seguro. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia e da atuação de instituições financeiras com plataformas digitais bem estruturadas, as chamadas fintechs, o processo se tornou muito mais fácil e barato.

Essa inovação de mercado é muito interessante, especialmente porque em alguns casos, é possível contar com um serviço de atendimento personalizado e taxa de juros reduzidas.

Veja alguns cuidados que você deve tomar antes de contratar um empréstimo online:

Leia também | Empréstimo online: 8 mitos e verdades

1. Certifique-se de que o site é seguro

Sempre observe se o site trabalha com selos e certificados de segurança para proteção dos usuários e de seus dados. 

O certificado de segurança pode ser consultado logo no início da url da página, por meio da figura de um “cadeado”. Ao clicar nele, é possível verificar se a conexão é segura. Além disso, é importante verificar o selo de blindagem com auditoria SSL, um padrão global em tecnologia de segurança, que geralmente fica no rodapé da página.

A Creditas, por exemplo, conta com auditorias de segurança frequentes, possui um selo de site blindado e o tráfego dos servidores são criptografados. Ou seja: além das rotinas recorrentes de segurança, com a criptografia, nenhum interceptor consegue acessar as informações trafegadas.

2. Fuja de qualquer pagamento antecipado

Nenhuma empresa pode cobrar valores antecipados para liberar o crédito. Mesmo que existam tarifas que entrem no custo da operação além das taxas de juros, como de abertura de cadastro, elas sempre estarão descritas no contrato e devem ser pagas junto às parcelas, sempre depois de creditado o empréstimo na conta do solicitante.

Além disso, nunca faça depósitos em contas particulares ou pagamentos de boletos com a alegação de assegurar a liberação do dinheiro. Essas práticas são ilegais e caracterizam fraude.

3. Verifique a reputação da empresa

Atualmente, há muitas formas de consultar a reputação de empresas ou a opinião de clientes. Sites como o Reclame Aqui, concentram reclamações sobre empresas de diversos segmentos, inclusive as de crédito.

Em portais como esse é possível saber tanto se a reputação é positiva quanto se um negócio é legítimo. Um site de empréstimos online falso, por exemplo, provavelmente apresentará reclamações e denúncias nas avaliações, o que é um indicativo para você se afastar e procurar outra empresa.

Não deixe de pesquisar, também, as  redes sociais da empresa, pois além de perceber a credibilidade, também é possível verificar opiniões de quem já contratou o crédito.

4. Verifique se a empresa é autorizada a oferecer empréstimo

É muito comum que algumas empresas ofereçam empréstimo por meio do intermédio de bancos e financeiras, os chamados correspondentes bancários. Mas também há golpistas que forjam parcerias em seus sites para se passarem por correspondentes de bancos conhecidos.

Portanto, verifique se a empresa é realmente correspondente bancária da instituição financeira que alega ser. Além disso, é importante conferir se a empresa em questão é autorizada a prestar serviços financeiros. Você pode consultar no site do Banco Central ou pelo telefone 145.

5. Duvide de ofertas boas demais

Ao pesquisar por empréstimo online não é difícil encontrar sites que mostram quadros de simulação com operações que apresentam as seguintes características:

  • juros muito abaixo dos valores de mercado para a categoria;
  • prazos extremamente longos para pagamento;
  • valores exorbitantes para empréstimo pessoal, como R$ 500 mil;
  • dispensa de análise de crédito ou apresentação de garantias.

Esses pontos devem ser analisados com bastante cautela, pois ofertas muito distantes das praticadas pelo mercado são grandes indicativos de fraude.

6. Leia o contrato antes de assinar

Outro ponto importante é ler o contrato com atenção antes de assinar. Isso vale para qualquer serviço que você contratar. O contrato é a garantia de que as condições acordadas na negociação serão cumpridas.  Se possível, avalie o documento com a ajuda de um profissional da área.

Além disso, é direito do cliente ter acesso, junto com o contrato, ao valor do CET (Custo Efetivo Total), que diz respeito a todos os custos envolvidos na operação, incluindo a taxa de juros.

Compartilhamos um vídeo no nosso canal do Youtube com dicas práticas de como fugir dos golpes e contratar o seu empréstimo online, rápido e seguro. Assista agora!

Existe empréstimo online e seguro?

Sim, sem dúvidas. Existem muitas empresas idôneas especializadas em crédito, que oferecem suas soluções de empréstimo online, rápido e seguro. É o caso da Creditas, principal plataforma de empréstimo com garantia do Brasil.

A fintech oferece empréstimo com garantia de imóvel, veículo ou salário, que são opções com as menores taxas de juros do mercado. Para garantir a segurança de seus clientes, a Creditas segue padrões globais de segurança da informação, além de possuir uma equipe especializada para orientar seus clientes durante a contratação.

Leia também | Empréstimo com Garantia: o jeito mais barato de conseguir crédito no Brasil

Como fazer um empréstimo online confiável?

Para fazer um empréstimo de maneira rápida, é importante preencher todas as informações solicitadas e agilizar o processo. Agora, se a preocupação é com segurança, siga as orientações que recomendamos anteriormente para ficar bem protegido contra possíveis golpes.

Nos sites das instituições, é necessário fazer uma simulação do empréstimo. Depois, você fica sabendo as condições de pagamento de acordo com o valor e prazo estipulados.

Ao dar continuidade, você deverá completar os seus dados pessoais na ficha cadastral. Enviando o formulário, você descobre o seu perfil se enquadra na qualificação da empresa e se pode ser atendido. Assim, fica ainda mais fácil acessar um empréstimo online rápido e seguro.

Em caso positivo, um consultor deve entrar em contato com o número de telefone registrado. Esse profissional será o responsável por dar andamento ao seu processo e explicar os procedimentos, como a documentação necessária.

Vantagens do empréstimo online

1. Melhores taxas de juros: as instituições que realizam empréstimo online não possuem grandes agências, resultando em menores custos operacionais. Ou seja, as transações são mais baratas e as taxas de juros, mais baixas. 

2. Redução de burocracia e mais agilidade:  a automatização dos processos também possibilita a desburocratização e consequente agilidade nas operações. Hoje é possível solicitar empréstimos de forma totalmente online, em poucos minutos e a aprovação de crédito também acaba sendo ágil.

3. Melhor experiência e conforto para o  consumidor: as fintechs estão cada vez mais preparadas para melhorar a experiência do consumidor, incluindo os que não são nativos digitais. Além disso, não é mais necessário se deslocar até uma agência bancária, aguardar horas em uma fila ou no atendimento telefônico.  Isso tudo garante mais praticidade e comodidade ao solicitante.

4. Favorece a comparação de taxas: a tecnologia também ajuda na hora de comparar taxas e preços. Não é preciso ir de agência em agência perguntando e muito menos ficar ligando em todos os lugares. Ainda por cima, é muito simples de compilar todas as informações para fazer a comparação e escolher a melhor opção.

5. Transparência: os processos de empréstimo online tendem a ser mais transparentes. Ao fazer a simulação, é possível saber exatamente quando e o quanto vai pagar. Dessa forma, você sabe o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, as taxas reais de juros e o valor exato das parcelas.

Onde fazer um empréstimo online?

Solicitar um empréstimo em um banco tradicional implicará em trabalhar com uma instituição que possui altos custos operacionais. Uma fintech ou empresa especializada em crédito online possui gastos menores e o empréstimo fica mais barato.

A seguir, conheça algumas opções confiáveis que podem te ajudar a conseguir um empréstimo online rápido e seguro.

Creditas

A Creditas realiza empréstimos com garantias de imóvel. Automóvel ou salário. Essas modalidades oferecem as menores taxas de juros do mercado, prazos extensos e valores altos para a contratação.

A fintech consegue fornecer condições de pagamento diferenciadas porque tem o pagamento assegurado pelo bem ou salário em garantia.

Para empréstimo com garantia de imóvel, as taxas são a partir de 0,99% ao mês e até 20 anos para pagar. Nesse caso, você pode solicitar até 60% do valor do bem. No empréstimo com garantia de veículo, as taxas são de 1,59% ao mês, com até cinco anos para quitar. No empréstimo consignado as taxas ficam a partir de 1,29% ao mês.

Geru

Se você não tem um bem para oferecer como garantia ou não é funcionário de empresa privada, existem fintechs que oferecem empréstimo pessoal, com taxas de juros menores. A Geru é uma delas. Segundo a fintech, o dinheiro cai na conta do cliente em 10 dias, com até 36 meses para pagar. As taxas de juros podem variar entre 1,9% e 5,1% ao mês. É possível realizar empréstimos entre R$ 2 mil e R$ 50 mil.

Rebel

A Rebel também oferece empréstimo pessoal e as taxas ficam entre 2,2% e 8,90 ao mês. De acordo com a empresa, o pagamento da primeira parcela pode ser feito em 45 dias após a contratação e a aprovação de crédito pode durar apenas 15 minutos.O valor pode estar disponível em até 1 dia útil após a aprovação de crédito.

Nexoos

A Nexoos realiza empréstimos para pequenas e médias empresas se impulsionarem. Com taxas de juros de 1,4% a 2,6% ao mês, é possível solicitar entre R$ 25 mil e R$ 500 mil para pagamento em até 24 meses.

O modelo utilizado pela fintech é o peer-to-peer lending, conectando pessoas que precisam de empréstimos com investidores. Essa ponte é feita e proporciona menores juros para as empresas e maiores rentabilidades aos investidores.

Leia também | Empréstimo online: conheça 5 fintechs que oferecem crédito pela internet

E então, o que achou das dicas? Está preparado para contratar o seu empréstimo online, rápido e seguro? Compartilhe suas dúvidas e experiências com a gente nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Creditas

Escrito por Creditas

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010