Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Empreendedorismo

Empréstimo online para empresas: o que você precisa saber

Escrito por Nexoos em 10.08.2018 | Atualizado em 12.06.2019

  • 0 Likes

O empréstimo online para empresas é uma forma de o empreendedor conseguir fundos de maneira menos burocrática e mais prática do que as convencionais. Já disponível em várias modalidades, esse meio de adquirir crédito permite mais flexibilização nos investimentos: seja para suprir a necessidade de reformar seja para construir o seu negócio. Além disso, funciona como uma alternativa em situações de emergência.

Quer conhecer os tipos de empréstimos para empresas que podem ser feitos online? Então, continue a leitura deste conteúdo! Ele vai tirar suas dúvidas sobre as principais modalidades.

O primeiro passo para conseguir um empréstimo

Instituições financeiras costumam ser exigentes e estudam bem uma empresa antes de aceitar fornecer crédito a ela. Levando isso em consideração, antes mesmo de começar a busca por um empréstimo, o empreendedor precisa se adequar a alguns critérios.

É necessário que o empresário prepare um plano de negócios bem estruturado, que prove para a instituição, com dados claros e exatos, que seu negócio é viável. Além disso, é importante que ele organize bem a contabilidade e esteja certo de que ela está em dia com suas obrigações fiscais.

A instituição financeira estudará cada um desses detalhes com atenção. Portanto, o empreendedor deve administrar sua empresa de forma eficiente para que o empréstimo seja liberado com mais facilidade.

Cuidados ao contratar um empréstimo online

Assim que o empreendedor tem certeza que sua empresa está preparada, pode se dirigir a instituição financeira com confiança. Mas, quando o contato é feito através da internet, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.

Um banco jamais misturaria pessoa física e jurídica em seus negócios. Por isso, uma situação em que a instituição financeira exija que algum depósito seja feito em uma conta registrada como pessoa física, certamente é um golpe.

Instituições financeiras não pedem nenhum pagamento antecipado e não cobram taxas para liberar o crédito. O empresário deve desconfiar se algo do tipo acontecer.

O empreendedor também precisa ficar atento ao site da instituição financeira. Não é incomum que criminosos tentem reproduzir sites de instituições sérias com o objetivo de ter acesso aos dados de seus clientes. Por esse motivo, antes de fornecer qualquer informação importante, ele deve ter certeza de que está lidando com o site oficial da empresa.

Agora que você entende a importância de ter a gestão de sua empresa bem organizada e conhece os cuidados que precisa tomar ao entrar em contato com uma instituição financeira, está pronto para procurar seu empréstimo.

Continue lendo e conheça as principais opções de empréstimo online para empresas disponíveis no mercado.

Empréstimo com garantia

Esse empréstimo já pode ser feito online. Funciona assim: ao solicitar a quantia, o empresário indica um bem como garantia de pagamento. Pode ser um imóvel ou veículo.

Uma vez que o risco de inadimplência é um dos fatores que tornam o empréstimo mais caro, a garantia oferecida, no momento em que o empréstimo é contratado, assegura uma compensação para o credor. E isso abre caminho para que a taxa de juros cobrada seja menor.

É importante para a empresa se manter sempre em dia com seus débitos, mas, nessa modalidade de crédito, esse fato se torna ainda mais relevante, pois, caso a dívida não seja paga, a instituição financeira pode entrar na justiça e tomar o bem oferecido como garantia.

Portanto, é necessário que o empresário analise bem a situação em que se encontra antes de recorrer a um empréstimo com garantia. Ele precisa ter certeza que, mesmo com as parcelas mais baixas, é capaz de arcar com os débitos.

Antecipação de recebíveis

Essa modalidade de empréstimo online para empresas permite que o negócio receba, de forma antecipada, créditos futuros.

Na prática, a antecipação de recebíveis permite ao empreendedor adiantar o recebimento por vendas a prazo, ou serviços prestados. Em especial, aqueles que deveriam ser parcelados ou pagos em uma data futura.

O processo costuma ser menos burocrático e é utilizado por empresários que ainda não têm capital de giro.

Como esse crédito antecipa pagamentos que a empresa já vai receber, os pagamentos em questão funcionam como uma garantia, o que se reflete em juros mais baixos e em um crédito mais barato e acessível.

Empréstimos sem garantia

Quando a empresa é nova no mercado, e ainda não tem uma forma de garantia, esse é o meio de conseguir um empréstimo. Como não existe uma compensação para a instituição financeira em caso de calote, os juros em empréstimos sem garantia tendem a ser mais altos.

Existem, porém, novas modalidades de crédito no mercado. Um exemplo disso é o peer to peer. Apesar da ausência de uma garantia, essa linha oferece crédito ao empreendedor com uma taxa de juros convidativa.

Por não oferecer uma compensação aos credores, é necessário que empresas que busquem essa forma de crédito. Devem se esforçar ainda mais para produzir um plano de negócios preciso e detalhado; tenham suas contas bem organizadas e estejam com situação fiscal em ordem.

Esses fatores serão ainda mais vitais para receber o empréstimo nessa situação.

Peer to peer

Esse modelo de empréstimo online para empresas é uma opção de investimento de pessoas para pessoas. Isso significa que, por meio de plataformas como a americana Lending ou a nacional Nexoos, é possível que o investidor empreste dinheiro diretamente para a pessoa jurídica. Não depende da intervenção de um banco.

Essa modalidade desburocratizou as relações entre investidores e empresas. Bem dinâmico, o processo para conseguir um empréstimo peer to peer se resume em:

• cadastrar-se na plataforma;
• informar os dados necessários da empresa;
• aguardar a verificação de risco de crédito; e
• receber o empréstimo dos investidores.

A verificação do risco consiste em checar o crédito de quem tomará o empréstimo. Os investidores podem fazer a disponibilização total ou parcial do valor a ser emprestado. Isso permite o compartilhamento do risco da operação.

O melhor tipo de empréstimo online para empresas

"Então, qual é o melhor tipo de empréstimo online para empresas?", você deve estar se perguntando. Primeiro, é necessário avaliar se o seu negócio tem garantias ou se pode arcar com os juros das instituições financeiras, por exemplo.

Empresas têm identificado a modalidade peer to peer como a mais adequada por ser mais flexível e personalizada. No entanto, cabe a cada empreendedor identificar qual delas mais se enquadra em seu perfil financeiro.

Podemos concluir que o empréstimo online transformou a forma como o crédito é disponibilizado. Ele representa praticidade, agilidade, mobilidade, suporte online, entre outras vantagens. É também menos burocrático e apresenta diversas opções.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Nexoos

Escrito por Nexoos

Este texto foi escrito pela equipe da Nexoos, startup de serviços financeiros que conecta empresas que necessitam de empréstimos com Investidores.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010