Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Empréstimo com cartão de crédito: entenda como funciona

Modalidade não interfere no limite de crédito do cartão mas deve ser avaliada com cautela

Escrito por Vanessa Ferreira em 11.11.2019 | Atualizado em 11.11.2019

  • 0 Likes

O cartão de crédito está presente na vida dos consumidores e é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. O que muitos não sabem é que é possível contratar empréstimo com o cartão de crédito.

Esse crédito funciona como um empréstimo pessoal convencional, sendo uma linha de crédito adicional associada ao seu cartão, sem comprometer o limite de crédito. No entanto, apesar da facilidade de contratação é preciso estar atento às taxas de juros praticadas nessa modalidade.

Como fazer empréstimo no cartão de crédito?

A solicitação do empréstimo com cartão de crédito é semelhante a solicitação do empréstimo pessoal convencional.  Algumas operadoras disponibilizam a simulação e contratação de forma totalmente online. Nesse caso, basta consultar a disponibilidade do serviço com a sua operadora de cartão de crédito. 

Veja o passo a passo para contratação:

  1. Solicitação: é possível fazer a solicitação diretamente no site da operadora de cartão de crédito. Basta preencher alguns dados e fornecer os documentos exigidos.
  2. Análise de crédito: nesta etapa ocorre análise da situação financeira do cliente, a fim de garantir de que ele tem condições de arcar com as parcelas. Se o perfil não estiver adequado aos critérios da empresa, o pedido pode ser negado.
  3. Assinatura do contrato: depois de tudo aprovado, o contrato é emitido e assinado.
  4. Liberação do dinheiro: em seguida o dinheiro solicitado é disponibilizado em sua conta corrente, seguindo prazo estipulado pela operadora de cartão.

Se o seu cartão de crédito estiver vinculado com uma uma conta corrente, muito provavelmente já existe um crédito pré-aprovado que pode ser liberado a qualquer momento, por telefone ou Internet/aplicativo. Esse valor costuma ser estipulado de acordo com o histórico de movimentação no banco.

No entanto, apesar da facilidade de contratação, as taxas de juros costumam ser altas nesse tipo de operação. Isso porque, como a instituição não tem nenhuma garantia do pagamento da dívida, oferece condições menos vantajosas.

Leia também | Cartão de Crédito: guia completo para usar a seu favor

Empréstimo com cartão de crédito: simulação

A simulação de crédito é uma etapa muito importante na hora de escolher o melhor empréstimo. 

Existem diversos sites comparadores na internet, que possuem dados e informações atualizadas de condições e taxas das inúmeras operadoras do mercado, poupando tempo do consumidor e facilitando o acesso ao crédito saudável.

Para fazer a simulação, basta colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar, tais como:

  • Valor pretendido;
  • Tempo de quitação;
  • Valor das parcelas;
  • Renda mensal;
  • Informações adicionais, como bens que podem ser oferecidos como garantia.

Para te ajudar na escolha, veja a média de juros praticada nas principais instituições financeiras na modalidade de empréstimo pessoal:

  Taxas de juros
Instituição % a.m. % a.a.
ITAÚ UNIBANCO   4,4 60,75
NUBANK   4,27   65,15
BANCO SANTANDER   4,35   66,61
BANCO BRADESCO   5,47   89,38 
BV FINANCEIRA   6,26   107,22
CREFISA   21,79   964,61

 

*Dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, obtidos em outubro de 2019.

O Banco Central disponibiliza as taxas médias de juros dessa modalidade em todos os bancos que a oferecem. Mas vale lembrar que as taxas podem variar de acordo com o perfil, bem como a relação do cliente com a instituição.

Agora, veja o comparativo de juros entre as principais modalidades de crédito disponíveis, incluindo o empréstimo com garantia, que oferece condições mais vantajosas:

Leia também | Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você

Vale a pena pegar um empréstimo para quitar a dívida do cartão de crédito?

A dívida do cartão de crédito está entre as mais caras do mundo, ultrapassado os três dígitos em juros, sendo uma das principais causas do mau endividamento entre os brasileiros.

É o que mostrou uma pesquisa recente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com o levantamento, 83 milhões de pessoas estão com o orçamento prejudicado devido ao parcelamento de produtos e, dentre elas, 69% parcelam as compras no cartão de crédito.

Para sair dessa situação, muitas pessoas recorrem ao empréstimo pessoal. O agente financeiro tem tanto interesse quanto você na quitação do débito e costuma facilitar o pagamento, seja com parcelas mais flexíveis ou com a redução da taxa de juros. 

Mas, antes, é importante entender quanto do seu orçamento mensal pode ser comprometido com o pagamento da dívida, além de entender se as condições oferecidas são as melhores para o seu perfil financeiro.

Para isso, é sempre válido fazer simulações de crédito em diferentes agentes financeiros para identificar se existem propostas mais adequadas à sua realidade financeira. Muitas vezes, é possível encontrar ofertas com juros menores e melhores condições de pagamento.

Se a proposta de negociação da operadora do cartão de crédito não for vantajosa, negocie mais, ou vá atrás de alternativas mais baratas, caso perceba que o acordo será difícil. Dessa forma, no lugar da parcela com juros abusivos, é possível pagar parcelas saudáveis, que caibam no seu orçamento. 

Existem opções no mercado com taxas de juros reduzidas. É o caso do empréstimo consignado e o empréstimo com garantia, que são excelentes alternativas para trocar uma dívida cara, como a do cartão de crédito por uma mais barata.

Na Creditas, por exemplo, você pode fazer a simulação de empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo e empréstimo consignado com garantia do salário. Ao colocar a sua casa como garantia, é possível conseguir taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. Já com o automóvel, as taxas ficam a partir de 1,59% ao mês. No consignado, as taxas praticadas são a partir de 1,29% ao mês.

E então, o que achou dessas alternativas? Já precisou recorrer ao empréstimo com cartão de crédito ou ao empréstimo pessoal? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010