Revolucionando o empréstimo no Brasil
Finanças

Saiba como tirar o planejamento financeiro do papel

Metade dos brasileiros não controla as próprias finanças. Em entrevista, especialista de crédito da Creditas explica os principais métodos para organizar o orçamento e não se enrolar com as contas diárias

Escrito por Paula Bezerra em 04.07.2019 | Atualizado em 24.10.2019

  • 0 Likes

Em terra de baixa educação financeira, quem tem o tão famoso planejamento financeiro é rei/rainha. Parece clichê, mas o trocadilho faz sentido em um país onde a organização financeira ainda não é um hábito. Uma pesquisa realizada neste ano pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que 45% dos brasileiros admitem não controlar o orçamento. Quando analisada a população da classe C, o efetivo sobe para 48%. 

A falta de planejamento financeiro, no entanto, reflete em outras áreas: uma outra análise feita pelas mesmas instituições demonstra que maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento. Realizada no primeiro trimestre de 2019, a pesquisa aponta que 64% dos consumidores raramente - ou nunca - têm dinheiro sobrando. 

Esse padrão impacta no alto índice de inadimplentes e consumidores com nome sujo no mercado. Isso porque parte dessa população não tem uma poupança para imprevistos - como batidas de carro, doenças, perda de emprego - um dos grandes motivadores de solicitação de empréstimo

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Planejamento financeiro: quanto mais simples, melhor

Uma das principais recomendações para tirar o tão importante planejamento financeiro do papel é: simplicidade. Segundo Otávio Machado, especialista de crédito da fintech Creditas, não é preciso ter uma planilha ou algo muito elaborado. O mais importante, de acordo com ele, é criar o hábito de entender os próprios gastos para, assim, iniciar o planejamento.

“Aos que têm dificuldade, minha sugestão é separar uma quantia assim que receber o salário”, diz Machado. “Assim, você gastará apenas o que restou na conta.”

Em entrevista para o nosso IGTV, o especialista deu dicas de planejamento financeiro e explicou a importância de mantermos sempre a consciência dos nossos gastos. Confira, a seguir:

https://www.instagram.com/tv/Bzf924mBvC_/?utm_source=ig_web_options_share_sheet

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Paula Bezerra

Escrito por Paula BezerraEditora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010