Exponencial Exponencial
Exponencial Exponencial
  • Finanças

    Saiba como tirar o planejamento financeiro do papel

    Em terra de baixa educação financeira, quem tem o tão famoso planejamento financeiro é rei/rainha. Parece clichê, mas o trocadilho faz sentido em um ...
| Atualizado em: 26/07/2019

Metade dos brasileiros não controlam as as próprias finanças. Em entrevista, especialista de crédito da Creditas explica os principais métodos para organizar o orçamento e não se enrolar com as contas diárias

Em terra de baixa educação financeira, quem tem o tão famoso planejamento financeiro é rei/rainha. Parece clichê, mas o trocadilho faz sentido em um país onde a organização financeira ainda não é um hábito. Uma pesquisa realizada neste ano pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que 45% dos brasileiros admitem não controlar o orçamento. Quando analisada a população da classe C, o efetivo sobe para 48%. 

A falta de planejamento financeiro, no entanto, reflete em outras áreas: uma outra análise feita pelas mesmas instituições demonstra que maioria dos brasileiros vive no limite do orçamento. Realizada no primeiro trimestre de 2019, a pesquisa aponta que 64% dos consumidores raramente – ou nunca – têm dinheiro sobrando. 

Esse padrão impacta no alto índice de inadimplentes e consumidores com nome sujo no mercado. Isso porque parte dessa população não tem uma poupança para imprevistos – como batidas de carro, doenças, perda de emprego – um dos grandes motivadores de solicitação de empréstimo

Assine a Newsletter Creditas!

Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças

A Exponencial agradece o seu contato \o/

Favor preencher todos os campos

Planejamento financeiro: quanto mais simples, melhor

Uma das principais recomendações para tirar o tão importante planejamento financeiro do papel é: simplicidade. Segundo Otávio Machado, especialista de crédito da fintech Creditas, não é preciso ter uma planilha ou algo muito elaborado. O mais importante, de acordo com ele, é criar o hábito de entender os próprios gastos para, assim, iniciar o planejamento.

“Aos que têm dificuldade, minha sugestão é separar uma quantia assim que receber o salário”, diz Machado. “Assim, você gastará apenas o que restou na conta.”

Em entrevista para o nosso IGTV, o especialista deu dicas de planejamento financeiro e explicou a importância de mantermos sempre a consciência dos nossos gastos. Confira, a seguir:

Postado por Paula Bezerra

Editora da Revista Digital Creditas, jornalista de coração e alma. Escreve sobre finanças, inovação, economia, cultura e o que mais der na telha.
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes

Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Veja mais