Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Empréstimo para comprar carro: conheça as opções

Entre tantas alternativas de crédito disponíveis, é preciso avaliar as melhores condições, a fim de fechar um bom negócio

Escrito por Vanessa Ferreira em 19.11.2019 | Atualizado em 21.11.2019

  • 0 Likes

Opções de empréstimo para comprar carro não faltam, como consórcios, financiamento e leasing de veículos. Mas, o sonho de trocar ou adquirir o primeiro veículo pode ficar caro, dependendo da opção escolhida.

Mais do que isso: um levantamento recente da Serasa Experian mostrou que o financiamento de carro é a terceira maior causa de dívida dos brasileiros, perdendo apenas para o cartão de crédito e carnês. A falta de planejamento e de organização financeira são as principais causas desse mau endividamento.

A seguir, saiba quando é uma boa opção recorrer a um empréstimo para comprar veículos, conheça as opções disponíveis e confira algumas dicas que vão te ajudar a fazer um bom negócio.

Vale a pena pegar um empréstimo para comprar carro?

O empréstimo para comprar carro é uma excelente opção para quem não possui o valor disponível para comprar o bem à vista. Isso porque, apesar de ter que arcar com os juros do empréstimo, o consumidor terá um maior poder de negociação, já que terá o valor total ou um bom valor de entrada em mãos.

No entanto, a contração de um  empréstimo, independente de sua modalidade,  significa comprometer parte da renda mensal para o pagamento da dívida. Tendo em vista que esse tipo de modalidade resulta em uma dívida de longo prazo, é preciso muito planejamento e cautela para evitar cair em armadilhas e honrar o compromisso.

O segredo, nestes casos, é ter um bom planejamento financeiro para garantir que você consiga arcar com esse valor todo mês até o fim do contrato. Dessa forma, é possível quitar as parcelas do empréstimo com muito mais tranquilidade.

Existem diversas instituições financeiras que oferecem financiamento de veículos, mas o que muitos não sabem é que existem outras opções de crédito mais vantajosas para adquirir um automóvel. Veja algumas dicas que vão te ajudar a fazer um bom negócio:

1. Compare as taxas de juros

Antes de decidir o tipo de empréstimo que irá utilizar, faça simulações em diferentes agentes financeiros, calcule e compare as taxas de juros praticadas. Entenda quanto vai pagar em cada uma das possibilidades para então escolher a melhor.

Para se ter uma ideia, as taxas do empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão de crédito chegam a ultrapassar três dígitos ao ano, enquanto modalidades como o empréstimo com garantia e o empréstimo consignado possuem taxas muito mais atrativas. A consulta pode ser feita online, diretamente no site do agente financeiro de sua preferência. 

Entenda como os juros podem variar de acordo com cada modalidade de crédito:

2. Consulte o CET

Por outro lado, não basta olhar apenas para as taxas de juros. Embora eles sejam um fator relevante, é preciso considerar todos os custos envolvidos na operação.  Por isso, é preciso avaliar o Custo Efetivo Total do crédito ou CET, que é o valor que corresponde a soma de todos os encargos, taxas, juros e despesas do empréstimo. 

De acordo com o Banco Central é obrigação da instituição financeira fornecer essa informação ao consumidor antes mesmo dele contratar o empréstimo. Isso garante mais transparência para as operações de crédito e permite que o solicitante se planeje de maneira adequada para honrar com o compromisso assumido.

3. Desconfie de ofertas boas demais

Ao pesquisar por empréstimo não é difícil encontrar sites com propostas sedutoras, como ofertas de juros muito abaixo do mercado, longos parcelamentos e até a dispensa de análises de crédito. 

Nesse casos, é sempre válido desconfiar e buscar mais informações, pois pode se tratar de uma fraude. O setor financeiro é regulado por leis bastante rígidas e órgãos controladores que não permitem uma grande alteração entre as taxas e condições ofertadas.

Portanto, fique atento. Muitos sites fraudulentos têm como objetivo coletar dados dos consumidores ou ganhar dinheiro com pedidos de valores adiantados para liberação de crédito.

Leia também | Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você

Opções de empréstimo para comprar carro

Como vimos, existem muitas opções de empréstimo para comprar veículos e é essencial conhecer cada uma delas para entender a que melhor se adapta ao seu orçamento e perfil financeiro.  Conheça as principais:

Financiamento

O financiamento de veículos é a modalidade mais buscada para a compra ou troca de um carro. Esse tipo de crédito funciona de forma semelhante a um crediário, em que é necessário informar a finalidade do valor emprestado, seja a compra de um veículo ou imóvel.

Como o financiamento tem finalidade definida o risco de inadimplência diminui, já que o agente financeiro terá o bem que você comprou como garantia do crédito, em caso do não pagamento das parcelas.

Leasing de veículos

Também conhecido como arrendamento mercantil, o leasing funciona como um aluguel de carros, em que o consumidor paga uma parcela mensal.

Durante o período de contrato, o veículo ficará sob posse do agente financeiro,  o que impossibilita a sua compra ou venda antes desse prazo. Ao fim do contrato, é possível realizar a compra do bem à vista ou por meio de um financiamento.

Consórcio

O sistema de consórcio funciona como uma espécie de economia colaborativa, em que um grupo de pessoas se reúne para alcançar um objetivo em comum, seja a compra de um bem, uma viagem ou a contratação de um serviço. 

No caso de um consórcio de carros o grupo deve estar interessado em comprar um veículo do mesmo valor e número de parcelas. Para realizar esse objetivo, cada pessoa do grupo assina um contrato em que se compromete a contribuir com um valor mensal. A contemplação do benefício ocorre por meio de sorteios ou lances. 

O consórcio de veículos é uma excelente opção para quem não quer adquirir o bem por meio de um financiamento bancário - mas, também, não tem o dinheiro em mãos para realizar a compra à vista. 

Se você deseja ter acesso ao veículo de imediato, talvez o consórcio não seja a melhor opção. Nesse caso, além do financiamento ou leasing, existem outras alternativas de crédito com qualidade e que não comprometam a sua saúde financeira. Veja a seguir:

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia, como o próprio nome sugere, exige um bem como garantia, como um imóvel ou veículo. Justamente por isso, os juros são mais baixos e os prazos para pagamento são maiores.

As instituições podem aceitar diversos bens como garantia: o imóvel, o veículo, jóias e até mesmo o seu próprio salário. Mas, para isso, é preciso que o bem esteja registrado em nome da pessoa que deseja tomar o crédito.

Leia também | Empréstimo com garantia: conheça 5 modalidades e entenda como funcionam

Crédito consignado

Outra opção de crédito saudável para comprar um veículo é o empréstimo consignado. A modalidade de crédito exclusiva para beneficiários do INSS, funcionários públicos e de empresas privadas é conhecida por oferecer taxas de juros reduzidas.

Para se ter uma ideia, no consignado a taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano. Enquanto isso, modalidades de empréstimos mais populares entre os consumidores chegam a bater a exorbitante marca de três dígitos. 

Além de ser uma linha de crédito mais barata, este tipo de empréstimo oferece facilidades ao contratante, que não precisa preocupar-se com o pagamento das parcelas, ir ao banco ou lembrar-se da data de vencimento, já que será descontada diretamente em folha de pagamento todos os meses.

Outra vantagem é que o crédito consignado não agrega despesas extras, como ocorre com o financiamento de veículos, que inclui diversas tarifas que aumentam consideravelmente o CET. 

Leia também | O que é empréstimo consignado? Entenda como esse crédito funciona

Agora que você já conhece as opções de empréstimo para comprar carro, já sabe qual irá escolher para realizar esse sonho? Compartilhe com a gente nos comentários!

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Comentários [1]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Ademir
Ademir disse:
Caramba! Que site legal. Adorei, conteúdo de qualidade
02.03.2018 às 12:16
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010